Da próxima vez que alguém lhe disser que só pode comer tostas integrais porque está de dieta, prepare-se para lançar um olhar de reprovação. Por muito que o rótulo “integral” e “digestivo” esteja associado a alimentos saudáveis, estas nem sempre são as opções mais benéficas para quem está a tentar emagrecer ou mesmo seguir um estilo de vida equilibrado. Culpe o sal, açúcar e gorduras presentes em doses duplicadas seja na granola, manteiga de amendoim ou galetes de arroz.

“Se a fruta desidratada é mais saudável do que um pacote de batatas fritas? Claro. Mas não posso dizer que comer maçã desidratada é o mesmo que comer uma maçã”, começa por explicar Lillian Barros, nutricionista e autora do livro Sopas, Saladas e Chás Detox. “Alimentos como o azeite e óleo de coco não deixam de ser saudáveis porque são uma excelente gordura mas devem ser consumidos com moderação e, em certos casos, podem ser enganadores e substituídos por opções ainda mais saudáveis”, frisa a especialista.

Por exemplo, ao mergulhar uma posta de pescada em azeite pode chegar a consumir mais calorias do que um frito. O mesmo se aplica à granola industrial que, quando carregada de açúcar, contém mais porte calórico do que os cereais integrais. Para que não volte a ser enganado, Lillian Barros ajudou-nos a fazer uma lista com as opções saudáveis que nem sempre fazem jus à sua popularidade. Em fotogaleria, conheça os 10 alimentos que deve evitar e, em último caso, consumir com moderação contra olhares de reprovação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR