Um avião da TAAG, a companhia aérea de Angola, aterrou esta manhã de emergência no Aeroporto de Lisboa devido a um funcionário da Portway, uma prestadora de serviços, que tinha sido deixado no porão, avançou a SIC. O Boeing 777 seguia do Porto com destino a Luanda quando foi desviado para a capital depois de a empresa ter comunicado o trabalhador em falta. Este terá sido deixado no interior do porão depois de ter tratado da arrumação das malas.

O avião aterrou em Lisboa às 10h58 depois de ter descolado às 10h14 do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O trabalhador foi assistido no local e depois transportado numa ambulância para o Hospital de Santa Maria em Lisboa, onde permanece em observação. O voo seguiu rumo a Luanda. De acordo com a SIC, terá apresentado sinais de hipotermia. O Jornal de Notícias adianta que o homem terá desmaiado no interior do porão e ficado esquecido no seu interior.

A informação que foi confirmada à SIC Notícias por Fernando Henriques, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA). “O trabalhador que está neste momento no hospital terá desmaiado no porão do avião no momento que estava a fazer a amarração de dois animais vivos, que iam ser levados neste voo”, explicou o sindicalista.

Considerando a situação “inacreditável”, Fernando Henriques frisou que “não há memória” de um caso destes em Portugal. “Mesmo em termos internacionais, há um por década, ou coisa que o valha! Só a conseguimos explicar por esta falta de pessoal gritante”, disse, acrescentando a Portway irá despedir, entre finais de outubro e início de novembro, cerca de 40 trabalhadores, dos mais antigos da empresa, o que só piora a situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O trabalhador tinha entrado há hora e meia ao serviço e já tinha estado em quatro aviões. Nem sequer era sua função a amarrar os animais. Devia estar a coordenar as equipas nos vários aviões e só o estava a fazer porque a falta de pessoal é tanta”, referiu ainda Fernando Henriques.

Já foi aberto um processo para apurar as causas do incidente. Questionado sobre o incidente pelos jornalistas, Peter Hill, presidente do Conselho de Administração da TAAG, admitiu que a transportadora também vai averiguar a situação. “Não sabia disso”, admitiu Peter Hill à margem da cerimónia de receção do Boeing 777-300 ER, em Luanda, citado pela Agência Lusa. “Escusado será dizer que vai haver uma grande investigação. Vamos ter de descobrir porquê. Estou certo que haverá explicações muito em breve.”

Artigo atualizado às 15h20 com as declarações de Peter Hill