Lançada no mercado em Novembro de 2013, a submarca para a mobilidade eléctrica da BMW, conhecida como ‘i’, está a comemorar três de anos de existência, com resultados comerciais não menos assinaláveis: mais de 100 mil veículos vendidos, entre os 100% eléctricos e os híbridos plug-in.

O destaque vai para o i3, com mais de 60 mil unidades já comercializadas, sendo mesmo o eléctrico mais bem-sucedido entre os modelos compactos da categoria premium. Com uma outra nota de destaque: mais de 80% dos seus proprietários são clientes novos para a BMW, ou seja, não possuíam qualquer modelo da marca.

Já o híbrido plug-in i8, embora com resultados mais modestos, consequência não só de um lançamento mais tardio no mercado (meados de 2014), como também do facto de estar inserido num subsegmento mais pequeno, é também ele líder entre iguais. Vendeu, até ao momento, mais de 10 mil unidades.

Nas 100 mil vendas “verdes” efectuadas pela BMW, incluem-se ainda as cerca de 30 mil variantes híbridas comercializadas até agora.

Quanto ao futuro e depois de um momento de reavaliação, a marca da hélice assumiu já que o desejo é de expandir o portfólio da submarca ‘i’. Não tanto com modelos exclusivamente eléctricos, mas principalmente com versões eléctricas e híbridas de modelos já conhecidos, com emblema BMW e Mini. Assim, no horizonte estarão uma versão híbrida plug-in do Mini Countryman, cuja chegada ao mercado deverá acontecer já em 2017, e uma variante híbrida plug-in do i8 Roadster, em 2018. A Mini vai introduzir um modelo 100% eléctrico em 2019, enquanto uma versão igualmente 100% eléctrica do SUV BMW X3 deverá surgir em 2020.

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