O Boom Festival, em Idanha-a-Nova, voltou a ser distinguido com o prémio internacional “Outstanding Greener Festival Award“, que pretende premiar eventos que se destacam pelas suas práticas de sustentabilidade. Esta é a quinta vez consecutiva que o Boom é premiado com o galardão.

Há um esforço crescente e uma preocupação da nossa parte para promover a consciencialização através do festival”, referiu Artur Mendes, membro da organização do Boom, em comunicado. “E este prémio é o resultado de um trabalho árduo desenvolvido por uma equipa constituída por muitas pessoas, de um público fantástico, não esquecendo o apoio logístico que nos tem sido providenciado pelo município de Idanha-a-Nova.”

O “Outstanding Greener Festival Award“ é atribuído por um júri que avalia festivais de todo o mundo, tendo em conta aspetos como as emissões de CO2, tratamento de águas, saneamento, gestão de resíduos e uso de energias renováveis. Este é o único prémio do género em que os avaliadores se deslocam até aos festivais, onde realizam uma avaliação extensa e minuciosa.

Além do prémio, a organização do Boom foi ainda convidada a integrar o painel de discussão do Green Events & Innovation, um evento dedicado à sustentabilidade da indústria musical que decorrerá em Londres em março.

Há muito que a sustentabilidade é uma das grandes preocupações da organização do Boom Festival, que tem vindo a desenvolver vários projetos nessa área. Por esse motivo, já foi várias vezes considerado o festival mais “verde” da Europa. Além do “Outstanding Greener Festival Award“, recebeu também o “European Festival Award”, na categoria “Green’n’Clean Festival of the Year”. Em 2010, foi convidado para fazer parte do projeto da ONU United Nations Environmental and Music Stakeholder Initiative, que visa promover uma maior consciência ambiental junto do público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR