Dos simuladores para o mundo real. Este é passo decisivo que urge dar para a implementação da condução autónoma. E a Nissan não perdeu tempo: já em Fevereiro arrancam as primeiras demonstrações desta tecnologia em estradas públicas europeias.

A cidade de Londres e uma versão modificada do Leaf foram os escolhidos para o arranque de um programa que, desde logo, garantirá aos técnicos da marca japonesa a recolha de dados vitais para o desenvolvimento desta solução. E que também permitirá aos passageiros que participarão nestas demonstrações, e em que se incluirão representantes do gGoverno e técnicos de segurança, testarem a nova tecnologia em condições reais de utilização e em diversos contextos citadinos.

A condução autónoma chegará ao mercado por etapas, até por constrangimentos legislativos. No caso da Nissan, esta é uma solução que integra o seu programa de Mobilidade Inteligente, e que, numa primeira fase, permitirá dispensar a intervenção do condutor em circulação por auto-estrada em faixa única. Ainda durante este ano, a versão do sistema ProPilot capaz de o assegurar será lançada em conjunto com a nova geração do Qashqai, e fará parte dos atributos também do futuro Leaf, cuja chegada se anuncia para muito breve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR