Paris estima em aproximadamente 700 o número de franceses ou residentes no país que integram as fileiras do autoproclamado Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque, num universo total de 3.000 europeus.

Numa entrevista ao jornal Le Figaro, publicadaesta quarta-feira, o responsável da Unidade de Coordenação da Luta Antiterrorismo (UCLAT), Loïc Garnier, afirmou ainda que cerca de mil, ainda em França, gostariam de juntar-se ao grupo extremista.

Loïc Garnier reconhece que não sabe até onde estão dispostos a ir esses candidatos a ‘jihadistas’, que agora têm mais dificuldades para entrar na Síria e no Iraque, mas que averiguar isso constitui precisamente uma das tarefas dos serviços secretos.

Em paralelo, foram identificados cerca de 200 combatentes do EI que passaram pela Síria e pelo Iraque e que regressaram à França, e outros que ainda estão no Médio Oriente mas que gostariam de voltar, mas a ‘impermeabilização’ das fronteiras da Turquia e a situação militar tornaram essa viagem mais difícil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Garnier afirmou que os que regressem são sistematicamente interrogados pela justiça, presos ou colocados sob controlo ou em estruturas sociais no caso de menores.

Sobre o perfil dos combatentes que regressaram a França, Garnier descreveu três tipos diferentes: os que fizeram a guerra e não pretendem continuar, uma franja “minoritária” que tem a missão de praticar atentados em França em nome do EI e “uma massa de indivíduos que falta determinar se são perigosos” e “o grau de previsibilidade das suas ações”.

A esse respeito, indicou que alguns aprenderam durante a sua experiência nas fileiras do EI a “disparar sem pestanejar contra homens ou mulheres, a mostrar sangue frio na ação, como se viu no Bataclan”, a sala de espetáculos parisiense que foi um dos alvos dos atentados de 13 de novembro de 2015.

Segundo a UCLAT, nas áreas controladas pelo EI, há cerca de 290 mulheres francesas ou residentes em França e 460 crianças, um terço das quais ali nascidos, ou seja, com menos de 4 anos de idade.