A França não tem a intenção de “punir” o Reino Unido pela sua decisão de abandonar a União Europeia, respondeu o chefe da diplomacia francesa, Jean-Marc Ayrault ao seu homólogo britânico, Boris Johnson.

“Não haverá ‘cherry picking’ (seleção discriminatória)”, afirmou o ministro francês dos Negócios Estrangeiros em declarações à comunicação social, citadas pela agência France Press, reiterando que não haverá uma Europa “a la carte” para os britânicos.

“Não se trata de punir o Reino Unido, essa não é a posição da França”, respondeu Ayrault a Boris Johnson, que na véspera afirmou que Londres não aceitará que lhe seja “imposto um corretivo”.

Evocar uma punição “é uma cortina de fumo para permitir aos que defenderam o ‘Brexit’ minimizarem o impacto [que a escolha da sair da União Europeia] terá no seu povo, porque eles têm clara consciência das consequências negativas”, afirmou o governante francês.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou na terça-feira passada que o “Brexit” significa a saída do mercado único e defendeu uma rutura “clara” com a UE que permita ao Reino Unido retomar o controlo da imigração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR