Com a ordem de Trump que limita a entrada de imigrantes de alguns países, uma conta de Twitter está a recordar a última vez que os Estados Unidos (EUA) “fecharam as portas” aos refugiados.

Tudo aconteceu a 13 de maio de 1939. O navio St. Louis saiu de Hamburgo, na Alemanha, com 900 judeus a bordo, que fugiam das atrocidades do regime nazi. A maioria deles solicitou visas para poder entrar na América, mas antes o navio parou em Havana, Cuba. Aí, os judeus foram informados que o governo norte-americano se recusava a recebê-los.

Depois de um mês atracado em Cuba, período durante o qual um dos refugiados até tentou o suicídio, os judeus viram-se, então, obrigados a voltar para diversos países da Europa (Inglaterra, França, Bélgica e Holanda). 250 acabaram por ser assassinados em campos de concentração nos anos seguintes.

O Twitter que dá “voz” às vítimas de St. Louis — “St. Louis Manifest” — foi criado na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, no Dia Internacional da Memória do Holocausto e coincide com a decisão de Trump em cancelar os programas de apoio e acolhimento aos refugiados e do “Muslim Ban”.

Na conta de Twitter são partilhadas as fotografias das vítimas com um pequeno texto a dar conta do seu cruel destino. Lê-las é um murro no estômago.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR