Esconda-se, há um novo robot que consegue andar a altas velocidades e até consegue saltar! A empresa de engenharia robótica Boston Dynamics, conhecida pela inovação e tecnologia avançada, está a desenvolver um projeto que consiste num robot com pernas e rodas que salta, transporta objetos e corre a grandes velocidades, dá conta a Quartz. Handle ‘segurar’ em português –, assim se chama a mais recente, estranha e terrífica criação da empresa. Muitas são as semelhanças com o ser humano, mas a habilidade e a rapidez com que se desloca nos seus “patins” e executa tarefas são o que o distingue de muitas pessoas.

Este projeto, ainda não anunciado oficialmente, foi apresentado apenas a investidores, na terça-feira, durante a conferência de inovação Abundance 360 em Los Angeles, por Marc Raibert, fundador da Boston Dynamics, que o chegou até a considerar um pesadelo. “Isto é a apresentação do que que eu penso que pode ser considerado o pesadelo dos robots, se pensar como eu”, explica.

[Veja abaixo o vídeo da apresentação do robot Handle durante a Abundance 360].

“Este mecanismo é muito mais eficiente do que os outros robots com pernas”, admitiu o fundador da empresa, acrescentando ainda que a criação se distingue pela capacidade de suportar pesos superiores ao seu tamanho.

Mesmo que as capacidades de Handle se tenham mostrado impressionante para muitos, é provável que os adjetivos que lhe foram atribuídos por Marc Raibert durante a apresentação em Los Angeles não sejam bem vistos pela Alphabet, empresa detentora da Boston Dynamics desde 2013.

Segundo o The Verge, a Alphabet anunciou que estava à procura de compradores para a empresa de engenharia robótica já há alguns meses, alegando não estar disposta nem ter recursos suficientes para esperar os anos que os robots demoram a desenvolver e chegam ao mercado. Existem rumores de que a Toyota tem sido uma das empresas interessadas na aquisição da Boston Dynamics, mas foram ainda revelados poucos detalhes acerca do assunto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR