O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, viajou esta quinta-feira para a Holanda para uma visita de trabalho de uma semana com objetivo de aprofundar as relações bilaterais e reforçar a cooperação, sobretudo na área do mar.

“Queremos a diversificação das nossas parcerias, Holanda é um país que ultimamente tem demonstrado algum interesse em cooperar connosco”, disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, momentos antes de partir.

A Holanda assinou recentemente um acordo de proteção costeira com São Tomé e Príncipe, numa extensão de pouco mais de 10 quilómetros, cujo financiamento poderá ser negociado durante esta visita.

“Temos estado a trabalhar também numa cooperação a nível de proteção costeira e vigilância marítima e todas as questões relacionadas com o mar”, explicou Patrice Trovoada.

Independentemente dos contactos governamentais, o primeiro-ministro pretende encontrar-se igualmente com instituições públicas e privadas, entre elas a administração do porto e aeroporto de Roterdão.

Patrice Trovoada fez-se acompanhar nesta sua deslocação pelos ministros das Finanças, Comércio e Economia, Américo Ramos, e das Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Carlos Vila Nova.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR