Quando pensamos num smartwatch, por norma, associamos de imediato a uma “extensão” do smartphone. Algo que permita receber notificações, saber quem nos está a ligar ou enviar mensagens e, se conseguir monitorizar o número de passos que damos ao longo do dia e o sono, tanto melhor. O TomTom Spark 3 Cardio não é um desses “relógios inteligentes”, este é feito especificamente para desportistas.

Características técnicas

Foi, de facto, uma surpresa perceber que este smartwatch não iria dar avisos de notificações. Aliás, ele nem sequer está constantemente ligado ao smartphone. Mas também percebemos que esse não é o objetivo, o TomTom Spark 3 Cardio foi criado para ser utilizado sem estar perto de nenhum outro dispositivo.

O design pouco convencional para um smartwatch acaba por se tornar ideal para a prática desportiva

As características que o destacam são:

  • Monitorização 24/7. Está constantemente a monitorizar os passos dados ao longo do dia e, à noite, deteta automaticamente quando estamos a dormir para fazer um controlo do nosso sono;
  • Monitorização por GPS. Com um GPS integrado, o Spark 3 foi pensado para ser utilizado individualmente e monitorizar a corrida completa, com o percurso incluído nos dados finais, sem necessitar de levar o smartphone;
  • Todos os desportos no seu lugar. Corrida, ciclismo, natação, passadeira rolante, ginásio, ciclismo indoor e estilo livre, são todos os modos disponíveis que permitem adequar a monitorização à atividade concreta que está prestes a realizar;
  • 3GB de memória interna e auriculares bluetooth. A versão que o Observador recebeu para testar inclui uns auriculares sem fios, um ponto muito positivo para um gadget que é para ser utilizado de forma independente. A memória interna do relógio é mais que suficiente para levar as músicas essenciais para treinar;
  • Autonomia. Tendo em conta a quantidade de funcionalidades colocadas num gadget pequeno, a bateria aguenta, sem problemas, uma semana com uma utilização constante;
  • Resistência à água até 40 metros de profundidade.

A vida com o Spark

A sensação que se tem quando se coloca o relógio no pulso pela primeira vez é algo estranha. Não tem um design muito comum neste tipo de dispositivos e o facto de não ter um ecrã touch pode não parecer lógico, atualmente, para muitos utilizadores. O ecrã não permite que se escolha uma aparência, o look é apenas um e ainda por cima não tem cores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O controlo de todo o relógio é feito através de quatro teclas físicas localizadas abaixo do ecrã. Este pode ser um método de controlo estranho, mas até faz sentido tendo em conta o tipo de utilização para o qual está destinado. Um ecrã touch pode ter muitas vantagens mas não quando estamos a meio de uma corrida ou a nadar numa piscina.

A contagem de passos é apresentada em dois formatos: diários e semanais. A ideia é o utilizador poder ter dois tipos de objetivos diferentes

O relógio conta com a funcionalidade Quick GPS, que permite obter a localização em menos de um minuto. Pode preparar o início do treino enquanto está a fazer o aquecimento e, assim, o relógio vai procurando o sinal GPS e começa a estabilizar a medição do ritmo cardíaco antes de iniciar o exercício.

Durante qualquer atividade é possível escolher a informação que mais interessa manter debaixo de olho. Ritmo cardíaco, passos, distância, calorias ou o cronómetro, o utilizador decide o que quer ver durante o treino.

O Spark 3 oferece diferentes modalidades desportivas incluindo natação e ciclismo indoor

A precisão do sistema de localização é muito boa, mesmo no meio de prédios, e consegue detetar quando estamos numa subida, indicando a distância total, de quanto andámos a subir, no resumo do treino. O ritmo cardíaco durante o exercício é bastante preciso sem que existam momentos de falha, como costuma acontecer com alguns equipamentos de monitorização mais tradicionais. Convém que o relógio esteja bem fixo no pulso, mas não precisa de estar muito apertado para ser capaz de apresentar uma leitura precisa.

Em ambientes de pouca luz, o smartwatch emite uma luz azulada no ecrã para deixar ver a informação no visor. Para ativar, basta cobrir na totalidade o visor com a mão. O Spark 3 inclui ainda um modo dedicado a atividades realizadas dentro de um ginásio.

Depois de receber sinal GPS e de conseguir estabilizar o ritmo cardíaco, o relógio avisa-o de que pode começar o treino, bastando para isso carregar na tecla da direita

Sempre sincronizado

Algo que gostámos de ver foi a sincronização feita por todo o sistema da TomTom. Com a aplicação para smartphone, o programa de computador e o site MySports, a informação dos treinos realizados está sempre em todo o lado.

A imagem é muito simples e apelativa, mostrando apenas o essencial, no início, permitindo depois obter informação mais detalhada. O número de passos, o perfil do sono, os caminhos percorridos, aparece tudo devidamente organizado e de uma maneira muito user friendly. Através destes software é possível carregar ficheiros .gpx (ficheiros específicos para GPS) para o relógio com trilhos que queira explorar. Desta maneira, o gadget conseguirá indicar o caminho para que nunca se perca, precisamente como acontece com um dispositivo GPS normal.

Um treino sempre com música

Este é um ponto muito positivo que destacamos neste equipamento. A versão que recebemos para teste inclui uns auriculares bluetooth indicados para a prática desportiva. No entanto, chegaram a ser utilizados, várias vezes, como uns auscultadores normais, para o dia a dia, já que são confortáveis e pela qualidade do áudio que produzem. Ficámos com a sensação que puxam um pouco pelos agudos, mas nada que afete o resultado final.

Os auriculares tornam-se uns aliados muito bons para praticar desporto e não é necessário nada mais do que o relógio (é nele que são guardadas as músicas). O único ponto negativo que apontamos neste aparelho são os botões de controlo, que são um pouco pequenos e estão localizados na parte superior do auricular direito, o que não nos pareceu prático para mudar a música em reprodução.

Tirando esse pormenor, são fáceis de emparelhar com o relógio, confortáveis, seguram-se bem na orelha durante uma corrida e não apresentaram problemas com o suor. A borracha de que são feitos confere-lhes alguma maleabilidade e resistência ao suor.

O alvo é só um

Este é, sem dúvida alguma, um equipamento com um único público alvo: desportistas. As funcionalidades como smartwatch são muito básicas, sendo que a ligação com o smartphone serve apenas para a transferência de dados.

O facto de ser limitado a um determinado tipo de pessoas pode ser uma desvantagem, mas ao mesmo tempo é uma vantagem. Foi tudo pensado para oferecer uma das melhores experiências desportivas dentro deste tipo de gadgets. Dificilmente se encontra um concorrente direto, para desporto, que consiga realizar todas as tarefas que o Spark 3 oferece.

Independente do smartphone, com auriculares incluídos que reproduzem um som muito bom mas com os comandos mal colocados. Excelente para monitorizar quase todos os tipos de atividade física, incluindo natação e treinos de ginásio. O GPS integrado é uma mais valia para criar e seguir percursos.

Não tendo nós feito um teste, digamos, como um desportista com todas as letras, o resultado da nossa análise deu-nos referências muito positivas. Se é um utilizador que não procura um dispositivo que funcione como uma extensão do telemóvel mas sim algo que o ajude a obter mais dados sobre os treinos que realiza, então encontra aqui uma excelente opção. Existem quatro variantes à venda: