Numa altura em que o próprio Grupo Volkswagen assume o reforço da aposta na mobilidade eléctrica, entregando a liderança dessa nova tendência àquela que é a sua marca-mãe, a Volkswagen, também o fabricante premium do grupo, a Audi, promete não ficar atrás e aproveitar as sinergias que daí possam resultar, para lançar novos modelos. Três dos quais têm já lançamento previsto até ao final da década e um deles, que sairá em 2018, poderá ser um rival directo do BMW i3.

“Acreditamos que vamos conseguir surpreender-vos durante o ano de 2017”, afirmou, em declarações à australiana CarsGuide, o chairman da Audi, Rupert Stadler. Acrescentando, sobre o próximo veículo eléctrico (EV) da marca dos quatro anéis, inspirado no concept E-tron, que “o modelo deverá anunciar uma autonomia ligeiramente inferior aos protótipos até aqui apresentados, a rondar os 450-500 quilómetros”.

Os valores anunciados deverão ter por base o New European Driving Cycle (NEDC) e fazem antever um modelo mais pequeno e compacto, rival directo de modelos como o BMW i3. Percepção reforçada pelas declarações do CEO da Audi, nas quais este assume que a marca tem “vindo a trabalhar de forma muito próxima com a Volkswagen” na futura plataforma eléctrica MEB. Solução antecipada pelo protótipo Volkswagen I.D., desvendado no último Salão Automóvel de Paris de 2016, e que foi o tiro de partida, no seio do Grupo Volkswagen, com vista à ofensiva eléctrica que o grupo quer levar a cabo nos próximos anos.

As previsões apontam para que este novo EV da Audi venha a ser apresentado, ainda que na forma de concept, num dos principais salões ainda este ano, muito provavelmente no de Frankfurt, em Setembro. Seguindo-se o desvendar do modelo de produção, muito provavelmente, já em 2018. Com o lançamento no mercado a acontecer alguns meses depois.

Nas declarações agora reproduzidas, Stadler terá referido igualmente que a Audi prevê disponibilizar, com este novo modelo, diferentes tipos de baterias, o que fará com que o preço do carro varie consoante o tipo de bateria (e autonomia) escolhida. Ainda quanto aos restantes modelos eléctricos previstos pela Audi até ao final da década, um deles será um desportivo, capaz de rivalizar com o BMW i8. Naquilo que pode já ser visto como uma marcação cerrada, por parte da marca de Ingolstad, ao rival de Munique, este novo modelo estará previsto, no entanto, apenas para 2020.

Sobre o BMW i8, importa referir que as últimas informações garantem que o desportivo deverá manter-se como uma solução híbrida, e não exclusivamente eléctrica, ao contrário do que parece poder vir a ser o rival da Audi. A acontecer, um i8 100% eléctrico só deverá acontecer com a introdução da nova geração, lá para 2022.

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