António Costa visitou esta semana a Madeira por ocasião do “rebatismo” do Aeroporto da Madeira como Aeroporto Cristiano Ronaldo. O primeiro-ministro (e secretário-geral do PS) aproveitou a ocasião para almoçar com dirigentes do “Junto pelo Povo” e terá discutido uma hipotética coligação entre os socialistas e este partido para uma candidatura à Câmara do Funchal.

O almoço terá caído mal entre os socialistas madeirenses e até já deu origem a uma demissão: a do líder do grupo parlamentar socialista no parlamento regional, Jaime Leandro.

Ao Público, Leandro acusou António Costa de intromissão na autonomia do PS-Madeira. E explicou:

O primeiro-ministro resolveu confundir os papéis, e decidiu reunir-se com forças políticas que concorrem com o PS no espectro regional. Não aceito isso do PSD-Madeira, e não posso aceitar isso do meu próprio partido”.

Na quarta-feira, após a cerimónia no Aeroporto da Madeira, António Costa terá discutido o apoio do “Junto pelo Povo” à reeleição (vai concorrer a um segundo mandato) de Paulo Cafôfo na Câmara do Funchal. Recorde-se que Cafôfo foi eleito na últimas autárquicas depois de ter garantido o apoio de uma coligação formada por PS, BE, MPT (Partido da Terra), PTP (Partido Trabalhista Português), PND (Partido Nova Democracia) e PAN. O PTP de José Manuel Coelho e do PND de Gil Canha não vão apoiar o independente Paulo Cafôfo em outubro.

Quanto ao demissionário Jaime Leandro, este admite ao Público abandonar também o cargo de secretário-geral do PS-Madeira

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR