É a segunda polémica que atinge a companhia aérea United Airlines em poucos dias. Depois de termos assistido à expulsão de um passageiro por um caso de overbooking – uma situação que se tornou viral pela violência usada -, desta vez foi um casal americano do Utah que ficou sem lugar no voo que os levava ao seu próprio casamento, na Costa Rica.

Passageiro expulso à força de avião da United Airlines por falta de lugares

O casal, que viajava de Salt Lake City para a Costa Rica com os convidados do casamento, tinha escala prevista no Aeroporto George Washington no estado americano do Texas. Foram os últimos a entrar no avião e foram obrigados a procurar dois assentos livres quando um passageiro adormeceu nos lugares que tinham marcado (24 B e C), explica o noivo, Michael Hohl

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pensámos que não fosse problema. Não é que estivéssemos a ocupar dois lugares de primeira classe. Simplesmente estávamos em dois lugares numas filas mais à frente na classe económica, nos lugares 21 B e C.”

A questão é que num Boeing 737-800, como aquele em que se encontrava o casal, a United Airlines classifica a fila 21 como Economy Plus, ou seja, assumiram que o casal estava a ocupar lugares com um nível superior àquele que tinham pago. Apesar das explicações dos oficiais, os noivos acabaram por ser expulsos do voo e foram-lhes garantidos lugares num voo marcado para o domingo passado.

A companhia aérea garante que os noivos tentaram “repetidamente” ocupar lugares de nível superior e que “não seguiram as instruções da tripulação” tendo então sido retirados do avião.