A polícia de Barcelona deteve de manhã quatro pessoas que terão estado ligadas aos atentados no aeroporto e no metro de Bruxelas no ano passado e que vitimaram 35 pessoas. De acordo com o El País, a operação que arrancou esta terça-feira por suspeitas de terrorismo e crime organizado, e que teve um total de nove detenções, foi comunicada às 4h30 da manhã e continua aberta, o que poderá originar mais diligências nos próximos dias.

O que sabemos neste momento sobre os atentados em Bruxelas?

Foram feitas várias buscas em Barcelona, em localidades distintas como L’Hospitalet de Llobregat, Santa Coloma de Gramenet, Ripollet, Cornellà de Llobregat e Masquefa. A operação, que começou há oito meses, está a ser levada a cabo com registos vindos de Marrocos, em casas de familiares dos detidos, num trabalho conjunto das autoridades dos dois países. Segundo o El Mundo, os detidos serão cidadãos de origem marroquina, entre os 31 e os 39 anos, e que residem há algum tempo na Catalunha “apesar de se terem podido mover não só pela Bélgica mas também noutras cidades europeias”, como explicam as autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, e apesar da ligação aos ataques na capital belga, a polícia catalã não explicou que tipo de ligação os detidos têm com a preparação e perpetuação do ataque. Nas buscas, as autoridades apreenderam também armas, droga e muito material informático.

Computador portátil revela muitos detalhes dos ataques de Bruxelas e Paris