A versatilidade do sistema Android oferece uma maior liberdade aos utilizadores do sistema operativo desenvolvido pela Google. Está presente em smartphones, câmaras fotográficas, computadores e até mesmo em televisões. Mas para quem tem modelos de TV mais antigos ou básicos e não quer gastar muito a comprar um novo equipamento considerado smart, as TV Box podem ser uma boa opção.

Esta é a interface presente na Mini M8S II e é, de forma geral, muito semelhante à da H96 Pro+. Simples, intuitiva e otimizada para ser utilizada com o comando da box

Testámos duas TV Box, capazes de reproduzir vídeos em 4K, que nos dão acesso direto a todas as aplicações de streaming (e não só) e que conseguem tornar um equipamento mais antigo ou básico em algo mais moderno – só precisa de uma entrada HDMI. Ambas são de fácil instalação, bastando apenas ligar à televisão e à corrente para ficar tudo operacional.

Mini M8S II

Este é o modelo mais barato e mais modesto. No entanto, consegue ser igualmente capaz quando o que importa é a reprodução multimédia. Tem 2GB de memória RAM e uma memória interna de 8GB que pode ser aumentada através de um cartão de memória ou de qualquer armazenamento externo via USB.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Discreta e muito pequena, a box pode ser colocada em qualquer sítio que vai sempre passar despercebida

Inicialmente vem instalada a aplicação da Netflix, do YouTube, do Kodi e dá acesso à Play Store completa para que possa instalar qualquer outra aplicação que considere necessária numa televisão. O comando é bastante intuitivo para interagir com a box mas, se preferir, tem duas portas USB disponíveis que, além de servirem para ligar qualquer tipo de armazenamento externo, podem ser utilizadas para ligar um rato e/ou um teclado.

A ligação à internet pode ser feita por cabo ou por Wi-Fi e os vídeos, quando reproduzidos nas aplicações correspondentes de cada serviço, não apresentaram qualquer problema de reprodução. Ao utilizar um armazenamento externo para reproduzir um vídeo pode sentir alguma lentidão à abrir (consoante o tamanho do ficheiro). Os vídeos em 4K demoram mais mas, depois de abertos, são reproduzidos sem qualquer problema.

Esta box está disponível na GearBest por cerca de 40 euros* e pode ser encomendada do armazém europeu, evitando assim parar na alfândega e um grande tempo de espera para a entrega.

Alfawise H96 Pro+

Esta outra box é mais cara mas as especificações técnicas também são outras. Com 3GB de RAM e a memória interna de 32GB consegue ser mais rápida a abrir qualquer aplicação ou ficheiro. Ocupa praticamente o mesmo espaço que a Mini M8S II.

A risca vermelha e mesmo a preta brilhante no meio da box tornam o equipamento um pouco menos discreto

Ao ligar pela primeira vez temos o mesmo conjunto de aplicações de streaming instaladas mas uma skin mais agradável e direta, com mais opções disponíveis logo no ecrã inicial. Sendo Android puro também esta box garante acesso à Play Store e a qualquer aplicação que o utilizador queira instalar, seja para ouvir música, jogar, estar nas redes sociais ou, claro, assistir a vídeos ou filmes.

Conta com duas entradas USB, uma entrada para cartões de memória e pode ser ligada à internet através de cabo ou Wi-Fi. A reprodução de conteúdos ocorre sem problemas e os vídeos 4K são mais rápidos a abrir que na primeira box, através da memória interna ou de um armazenamento externo.

Esta box está à disponível na GearBest por cerca de 62 euros*. Recomendamos que utilize o método Priority Line para evitar que a box fique retida na alfândega.

*A GearBest é uma loja online. Os preços podem variar.