Logo Observador
Homossexualidade

Gentil Martins reage à polémica causada pelas suas declarações sobre homossexualidade

4.753

Gentil Martins já reagiu à polémia causada por declarações ao semanário Expresso, onde abordou temas sensíveis como a homossexualidade ou as barrigas de aluguer.

Gentil Martins tem 87 anos e tem uma carreira ligada sobretudo à Pediatria e à Oncologia

ANDRÉ MARQUES / OBSERVADOR

A polémica atingiu tais proporções que Gentil Martins, um dos mais reconhecidos cirurgiões do país, foi obrigado a vir esclarecer as suas declarações publicadas no sábado no Expresso. Em entrevista ao semanário, Gentil Martins disse ser “completamente contra os homossexuais”, uma opção sexual que considerou uma “anomalia”, “um desvio de personalidade” comparável ao comportamento sadomasoquista e ao de “pessoas que se mutilam”.

Ordem vai abrir inquérito a Gentil Martins por dizer que homossexualidade “é uma anomalia”

Depois de ter também apelidado Cristiano Ronaldo de “estupor moral” por ter recorrido a barrigas de aluguer para ser pai, levantou-se uma onda de críticas à qual Gentil Martins resolveu responder. Numa nota publicada na página do Expresso, o cirurgião escreve:

Face à minha entrevista ao Jornal Expresso e dada a celeuma, que nunca desejaria que tivesse acontecido, gostaria desde já esclarecer que me limitei a responder a perguntas directas dos entrevistadores do Expresso.

Quanto a Ronaldo não ser exemplo, referia-me exclusivamente à escolha por “Barrigas de Aluguer”, permitidas por lei, mas das quais discordo totalmente, quer como Pediatra quer como Ser Humano. Isso nada tem a ver com os excepcionais méritos desportivos de Ronaldo, nem com a sua generosidade para com Instituições Sociais e crianças com dificuldades.

Por outro lado nunca foi minha intenção ofender a Mãe de Ronaldo, pessoa que não conheço pessoalmente.

Quanto à homossexualidade, lamento quem sofra com essa questão, que continuo a considerar anómala, sem no entanto deixar de respeitar os Seres Humanos que são.

A Ordem dos Médicos já recebeu queixas referentes às declarações de Gentil Martins.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Homossexualidade

Hereges e beatas

Luis Carvalho Rodrigues
2.493

Eu percebo que gente como a deputada Isabel Moreira não faça a mínima ideia do que é uma “verdade científica” sobre a homossexualidade. Mas já custa ver a professora Ana Matos Pires repetir a tolice.

Sociedade

Esquerda e instrumentalização da homossexualidade

João Marques de Almeida
799

Os liberais devem defender os direitos dos homossexuais e lutar, contra os ataques das esquerdas radicais, por uma sociedade assente na família tradicional. A maioria dos portugueses terá esta posição

Isabel Moreira

Basta! Venha lá o louvor a Gentil Martins

José Ribeiro e Castro
16.859

Isabel Moreira tem-se especializado em perseguir e ordenar perseguições a cidadãos e profissionais com base nas suas convicções, opiniões e afirmações, o que era uma das tarefas da Gestapo e da Stasi.

Homossexualidade

Sendo Gentil com Abel

Luís Aguiar-Conraria
808

As pessoas não gostam que lhes chamem homofóbicas, mas, pondo o politicamente correcto de lado, que outro nome chamar a quem inventa resultados científicos para negar direitos aos casais homossexuais?