É a mais longa ponte suspensa pedonal do mundo, de acordo com o gabinete de turismo de Zermatt, uma comuna suíça. A Europabrücke (“Ponte da Europa”, em português) foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 29 de junho, na Suíça.

Tem cerca de 494 metros de comprimento e 85 metros de altura. Com vista para o Monte Cervino, na fronteira da Suíça com a Itália, a ponte estende-se ao longo do vale de Grabengufer, nos Alpes, ligando as comunas suíças de Zermatt e Grächen, no sul do país.

De acordo com Edith Zweifel, porta-voz do turismo de Zermatt, em declarações à CNN, a ponte vem diminuir o tempo de viagem de uma ponta à outra do vale para 10 minutos. Antes, demorava entre três a quatro horas.

As cordas que prendem a ponte pesam oito toneladas e estão equipadas com um sistema que impede a ponte de balançar. Ainda assim, a porta-voz deixa uma recomendação às pessoas que sofrem de vertigens: “precisam de fechar os olhos ou ter alguém a caminhar atrás delas”.

A Europabrücke foi construída para substituir uma outra ponte que ficou danificada devido à queda de pedras, o que obrigou ao seu encerramento pouco tempo depois de ser inaugurada, em 2010. A nova ponte não corre risco de ser atingida com pedras devido à altura em que está posicionada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR