Xavi, três anos. Morreu ao lado do seu tio-avô e de mais 12 pessoas vítimas do atropelamento nas Ramblas na passada quinta-feira. O seu pai fez questão de agradecer toda a dedicação da polícia catalã – os Mossos d’Esquadra – e decidiu homenageá-los. O pai de Xavi deixou o pequeno carro patrulha com que Xavi brincava na esquadra de Rubí (o município onde Xavi vivia), como tributo a estes agentes e entregou-lhes ainda uma foto do filho acompanhada de um pedido: que essa foto fosse deixada ao lado das outras vítimas quando fossem às Ramblas.

Depois disso, uma patrulha acompanhou o pai da criança a Barcelona. No caminho, as autoridades ouviram palavras de reconforto deste pai:

A partir de agora têm mais um anjo da guarda que vos protegerá quando necessitarem, como vocês têm feito com tanta gente nos últimos dias. Esse anjo é o meu filho. Vocês são a melhor polícia do mundo”.

Aquesta tarda com sabeu, el pare del nen de tres anys que malauradament ens va deixar fa uns dies a la Rambla de…

Posted by Sindicat Autònom de Policia on Tuesday, August 22, 2017

A polícia catalã cumpriu e os “Mossos” prestaram uma pequena homenagem ao pequeno Xavi. Ao lado de uma nota emotiva, os agentes deixaram no local de homenagem às vítimas uma boina que pertence ao uniforme desses agentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ontem o teu pai trouxe-nos o teu carro para que o vigiássemos e cuidássemos dele. Não te preocupes que vamos fazê-lo. Aqui tens a minha boina, para que a uses enquanto olhas por nós. Com todo o amor, da parte de todo o corpo dos Mossos d’Esquadra”, lê-se.

A nota terminou com duas pequenas hashtags, mas que significam muito: “não temos medo”, “temos um anjo”.

Flores, velas, cartazes: as homenagens às vítimas de Las Ramblas não param de crescer