Três bombeiros ficaram feridos este domingo quando combatiam o incêndio que lavra em Pinhel, no distrito da Guarda, um dos dez que estavam ativos às 0.00 de segunda-feira. Segundo disse à Lusa fonte da Proteção Civil, os bombeiros estavam a combater as chamas que deflagraram no concelho de Pinhel, quando sofreram ferimentos ligeiros. O incêndio em Pinhel lavra há mais de 24 horas, estavam no terreno 170 operacionais ào final da noite de domingo.

Dois bombeiros ficaram também ligeiramente feridos num incêndio no concelho de Celorico da Beira, que a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) espera estar dominado durante a noite, informou à Lusa o oficial de operações da ANPC, Paulo Santos. O fogo, que deflagrou no sábado numa zona de mato e floresta em Cardal, na freguesia de Forno Telheiro, distrito da Guarda, “tem uma extensão muito grande” e mantém duas frentes ativas, sem ameaçar casas das localidades mais próximas, indicou o comandante.

O incêndios na freguesia de Gonçalo, distrito da Guarda, que chegou a estar próximo do Parque Natural da Serra da Estrela, foi entretanto considerado em resolução. Tal como os dois fogos que deflagraram sábado no Parque do Douro Internacional depois de um reacendimento no final da tarde provocado pelo vento. O fogo mais complicado apanhou o concelho de Freixo de Espada à Cinta, tendo destruído culturas de amendoeiras e vinha. O outro incêndio veio de Espanha e afetou Miranda do Douro, tendo chegado a aproximar-se da central hidroelétrica do Picote.

A página da Proteção Civil às 0.00 horas de segunda-feira mostrava 10 fogos ativos e 1.860 operacionais no terreno. Os distritos com os incêndios de maiores dimensões eram Guarda e Viseu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR