Já olhou bem para nós? De certeza que reparou: estamos diferentes. Pouco mais de três anos depois do lançamento, a 19 de Maio de 2014, o Observador decidiu mudar agora o seu site.

A melhor altura para mudar é quando tudo está a correr bem. Por isso, tinha mesmo que ser agora: no último mês, o Observador chegou a 4,6 milhões de visitantes únicos, que fizeram 11,8 milhões de visitas e viram 49 milhões de páginas.

Em três anos, mudou muita coisa: há mais soluções tecnológicas, há formas mais interactivas de contar uma história, há maneiras mais rápidas de chegar aos leitores. Os hábitos também mudaram: em maio de 2014, 33% das visitas ao Observador foram feitas em dispositivos móveis, em Agosto de 2017 foram 75% — mais do dobro em apenas 3 anos.

O Observador tem tentado, desde a sua fundação, ser o jornal português mais inovador e criativo. No conteúdo, com os Explicadores, os FactChecks e os Especiais. Nos formatos, com as newsletters assinadas e os trabalhos interactivos. Na tecnologia, com um dos sites mais fáceis de utilizar e rápidos na área dos media.

É possível fazer mais? Claro que sim. Por isso, a equipa do Observador teve seis meses de um trabalho intensivo que envolveu designers, programadores, jornalistas, videógrafos e comerciais. Não é um site novo — é um site melhor. Mantemos as coisas boas que temos e as referências para os nossos leitores; e atualizámos e continuaremos a atualizar tudo o que podia ser ainda melhor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Fizemos um pequeno ajustamento no logótipo e nas cores, para uma linguagem estética mais contemporânea e elegante.

  • Temos novos formatos de manchete.

  • Damos mais destaque ao conteúdo multimedia, com uma nova área inteiramente dedicada ao vídeo, um formato cada vez mais popular no Observador. Ao mesmo tempo, assinalamos de forma mais visível todos os artigos que têm vídeo e fotografia.

  • Com a “eliminação” da coluna da direita passamos a ter a possibilidade de agrupar e destacar, nomeadamente a toda a largura do site, conteúdos temáticos, seja uma secção (por exemplo, Auto, Lifestyle ou Cultura) ou um acontecimento importante (por exemplo, um sismo ou uma eleição). Assim, reforçamos a clareza e a ordem de leitura.

  • Somos agora 100% “responsive”, com a mesma ordem das notícias em computador, tablet e telemóvel.

  • Finalmente, fizemos uma revisão completa do código para garantir que o Observador continua a ser o site com melhor performance em Portugal e que, mesmo a nível internacional, fica entre os melhores dos melhores. Isso significa que o tempo de abertura das páginas e o carregamento de conteúdos melhora ainda mais.

Fizemos tudo isto para os nossos leitores. Temos a certeza de que vai gostar. Encontramo-nos aqui.