O sindicato de produtores de Hollywood (PGA, na sigla em inglês) iniciou na segunda-feira o processo de expulsão de Harvey Weinstein, após os vários casos de abuso e assédio sexual de que é acusado.

O assédio sexual de qualquer tipo é completamente inaceitável. Este é um problema sistémico e alargado que exige ações por parte de toda a indústria”, indicou a organização em comunicado.

O sindicato realizou uma reunião extraordinária em que o conselho de administração, composto por 20 mulheres e 18 homens, votou unanimemente a favor da expulsão de Weinstein, um dos produtores mais poderosos e influentes da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.

A decisão não será imediata já que, de acordo com as normas do sindicato, Weinstein pode defender-se antes de o PGA tomar uma decisão final, a 6 de novembro. O sindicato também aprovou na segunda-feira a criação de um grupo de trabalho para investigar e propor soluções que possam acabar com o assédio sexual em Hollywood.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A decisão do PGA surge dois dias depois de a Academia norte-americana de Cinema e Ciências Cinematográficas, que atribui os Óscares, também ter decidido expulsá-lo. “Não somente nos distanciamos de alguém que não merece o respeito dos colegas, mas enviamos uma mensagem clara de que acabou o tempo da ignorância deliberada e a cumplicidade vergonhosa relativamente a comportamentos de agressão sexual e assédio no local de trabalho na nossa indústria”, indicou a Academia.

Harvey Weinstein. O que se sabe sobre o produtor todo-poderoso caído em desgraça

As acusações foram feitas por cerca de 30 mulheres que trabalham na indústria do cinema, entre elas Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Mira Sorvino, Léa Seydoux, Judith Godrèche, Ashley Judd e Rosanna Arquette. Harvey Weinstein, que durante muitos anos dominou Hollywood, recebeu uma chuva de críticas e comentários de repúdio depois de a revista The New Yorker e o jornal The New York Times terem revelado inquéritos ao seu comportamento baseados em dezenas de acusações.