Incêndios

Itália recebe ajuda da Suiça e Croácia para combater incendios no norte do país

154

A Suíça e a Croácia enviaram aviões para ajudar no combate a incêndios no norte de Itália e responder assim ao pedido de ajuda do país. Os fogos já obrigaram à retirada de centenas de pessoas.

Alessandro Di Marco/EPA

A Suíça e a Croácia responderam esta segunda-feira a um pedido de ajuda das autoridades italianas e enviaram aviões para ajudar no combate a incêndios que já obrigaram a retirar centenas de pessoas de localidades no norte de Itália.

Segundo as autoridades italianas, a Suíça enviou três helicópteros para se juntarem à frota de aviões Canadair de Itália e a Croácia enviou dois dos seus próprios Canadair.

As autoridades de Piemonte e Lombardia já pediram ao governo central que seja declarado o estado de emergência naquelas regiões, atingidas por um verão anormalmente seco, início de outono igualmente seco e ventos que ajudaram a espalhar as chamas.

O ministro do Ambiente, Gian Luca Galletti, visitou esta segunda-feira Milão e disse que a situação era crítica, “especialmente no que se refere à qualidade do ar”, acrescentando que espera que as condições meteorológicas melhorem.

Desde domingo que centenas de bombeiros combatem mais de uma dezena de incêndios florestais que obrigaram à retirada de centenas de pessoas nas regiões italianas de Piemonte e Lombardia, segundo os serviços de emergência.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site