790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Coreia do Norte lança míssil balístico. Trump garante que EUA "vão tomar conta do assunto"

Este artigo tem mais de 5 anos

Coreia do Norte lançou um míssil balístico a partir de Pyongsong que garante ser capaz de atingir qualquer ponto nos EUA. Trump garantiu que os Estados Unidos "vão tomar conta do assunto".

i

KCNA/EPA

KCNA/EPA

A Coreia do Norte lançou esta terça-feira um míssil balístico que o Pentágono acredita que poderá ser o mais potente de sempre. A informação do lançamento, inicialmente avançada por meios de comunicação sul-coreanos que citavam fontes militares, foi depois confirmada oficialmente pela televisão norte-coreana. De acordo com a KCTV, o projétil é um novo modelo de um míssil balístico intercontinental (ICBM), batizado de Hwasong-15, capaz de alcançar “todo o território dos Estados Unidos da América”.

Tal como é hábito, coube à veterana pivô Ri Chung-hee fazer o anúncio, em tom solene, do “bem-sucedido” lançamento que foi “autorizado e presenciado pessoalmente pelo líder” Kim Jong-un, o primeiro que o regime de Pyongyang leva a cabo após dois meses e meio.

O míssil foi disparado em direção a leste a partir da província de Pyongan do Sul, a cerca de 25 quilómetros da capital norte-coreana, Pyongyang, por volta das 3h17 (18h17 de terça-feira em Lisboa). O projétil percorreu cerca de 960 quilómetros, atingindo uma altitude de mais de quatro mil quilómetros, antes de se despenhar no Mar do Japão. Esta foi a máxima altitude alcançada até à data por um míssil norte-coreano e sinaliza um novo e perigoso avanço do programa norte-coreano.

O último míssil lançado pela Coreia do Norte foi em setembro. O míssil foi lançado cerca das 6h57 locais desde Sunan (perto da capital Pyongyang) e alcançou uma altitude de 770 quilómetros. Caiu cerca de 19 minutos depois, a dois mil quilómetros do Japão, pelas 7h16 locais, sobrevoando o norte da ilha de Hokkaido, no Japão, percorrendo 3.700 quilómetros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pentágono anunciou que o míssil lançado pela Coreia do Norte é um engenho balístico intercontinental, que realizou um voo de mil quilómetros. O disparo deste míssil, com alcance que permite atingir território norte-americano, foi o primeiro ensaio em dois meses e meio, depois de o último, de médio alcance, ter sobrevoado o norte do Japão antes de cair no mar. “A Coreia do Norte lançou um míssil balístico não identificado em direção a leste das redondezas de Pyongsong, província de Pyongan del Sur, a norte da capital norte-coreana (Pyongyang)”, revelou o Estado-maior Conjunto sul-coreano.

Os continuados ensaios com armas feitos pelo regime de Kim Jong-un, entre os quais um ensaio nuclear no passado 3 de setembro, aumentaram a tensão na zona a níveis nunca vistos depois da guerra da península da Coreia (1950-1953). Além disso, os testes têm provocado um crescente mal-estar entre o país e os Estados Unidos.

No dia 3 de setembro, a Coreia do Norte tinha realizado outro teste nuclear, em que foi testada uma bomba de hidrogénio, a designada “Bomba H”. Este teste provocou um tremor de terra de magnitude 6,3 e, por consequência, instabilidade em Punggye-ri — a zona onde são realizados os testes — que já tinha sofrido outros tremores de terras na sequência de outros testes. “A explosão do teste de 3 de setembro teve tanta força que os túneis existentes no local de testes subterrâneos podem ter cedido”,disse Kim So-gu, investigador do Instituto Sismológico da Coreia do Sul, na altura.

O feitiço virou-se contra o feiticeiro? Coreia do Norte pode ter danificado zona de testes nucleares

EUA “vão tomar conta do assunto”

Donald Trump garantiu que os Estados Unidos “vão tomar conta do assunto”. O Presidente norte-americano, que falava à imprensa a partir da Casa Branca, não deu mais detalhes sobre as medidas que os Estados Unidos poderão adotar.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, tinha anunciado antes que Trump fora informado do lançamento ainda quando o míssil estava no ar. Trump estava reunido com senadores republicanos quando ocorreu o lançamento. Entretanto, fonte oficial japonesa disse que o míssil caiu no mar do Japão, na Zona Económica exclusiva do país.

O Pentágono anunciou que o míssil lançado pela Coreia do Norte é um engenho balístico intercontinental, que realizou um voo de mil quilómetros. “Detetámos um lançamento de míssil desde a Coreia do Norte. Estamos em processo de avaliação da situação e divulgaremos informação adicional quando esta estiver disponível”, disse o porta-voz do Pentágono, coronel Robert Manning.

No passado dia 21, os Estados Unidos impuseram sanções contra 13 entidades encarregadas do transporte marítimo e terrestre na Coreia do Norte, com o intuito de pressionar Pyongyang para que ponha um fim aos ensaios de mísseis balísticos e às suas aspirações nucleares. As sanções foram divulgadas um dia depois de Donald Trump ter remetido para a Coreia do Norte a lista de países “patrocinadores do terrorismo”, da qual o país asiático tinha saído há quase uma década.

Depois desta decisão, o Presidente dos Estados Unidos instou o regime comunista norte-coreano a “pôr fim a seu ilegal desenvolvimento nuclear e de mísseis balísticos”.

Os cenários de uma catástrofe: a guerra com a Coreia do Norte seria assim

Na assembleia-geral da ONU, em setembro, Trump foi duro quanto aos programas nucleares norte-coreanos e ameaçou “destruir totalmente” a Coreia do Norte se Pyongyang continuasse com as provocações. Por várias vezes, Trump afirmou também que não descarta uma ação militar contra o regime de Pyongyang, uma vez que, disse, anos de diálogo não serviram para nada.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, qualificou como um “ato violento”, que “não pode ser tolerado”, o disparo de um míssil efetuado ao início de quarta-feira (hora local) pela Coreia do Norte. Em declarações à comunicação social, Abe apelou também a uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Nunca cederemos a qualquer ato de provocação. Vamos maximizar a nossa pressão” sobre Pyongyang, declarou Shinzo Abe.

O chefe do Governo japonês garantiu que o Japão “seguiu inteiramente” a trajetória do míssil. “Nós protestámos com força”, adiantou Abe. Ao lançar este míssil, a Coreia do Norte ignorou “a vontade forte e unida da comunidade internacional de chegar a uma solução pacífica”, acrescentou. Para Abe, agora, “a comunidade internacional deve aplicar as sanções de maneira perfeita e em uníssono”.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai reunir de emergência, na quarta-feira à tarde por causa do lançamento do míssil efetuado pela Coreia do Norte, anunciou a presidência italiana. Os testes de mísseis balísticos realizados durante o mês de julho levaram a sanções a Pyongyang, aprovadas pela ONU por unanimidade, no dia 5 de agosto.

Coreia do Sul: disparo é “séria ameaça” à paz global

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, reagiu ao lançamento para dizer que o novo disparo de míssil por parte da Coreia do Norte é uma “séria ameaça” à paz global e defendeu que são necessárias sanções mais fortes contra Pyongyang. Moon Jae-in garantiu, no Conselho de Segurança Nacional, que a Coreia do Sul “não vai ficar sentada a ver” as provocações da Coreia do Norte e explicou que vai trabalhar com os Estados Unidos para fortalecer a segurança.

O Presidente da Coreia do Sul salientou que é preciso “desencorajar as ambições nucleares” da Coreia do Norte e explicou que os sul-coreanos anteciparam o lançamento e estavam preparados. O Exército da Coreia do Sul efetuou os seus próprios exercícios com mísseis, que começaram poucos minutos depois do lançamento da Coreia do Norte ter sido detetado.

Moon Jae-in exprimiu ainda a sua preocupação com a possibilidade de o aperfeiçoamento de um míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte levar os Estados Unidos da América a considerarem um ataque preventivo, o que pode levar a que situação na segurança regional entre numa “espiral fora de controlo”. Moon disse que é importante prevenir uma situação em que a Coreia do Norte possa fazer erros de cálculo e ameace a Coreia do Sul com armas nucleares ou que os Estados Unidos considerem a possibilidade de um ataque preventivo para eliminarem a ameaça.

Tensão EUA-Coreia do Norte: há risco de uma guerra nuclear ou é só fumaça?

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora