Foi encontrada uma parte do primeiro submarino fabricado na Austrália. Mais de um século depois, a descoberta do submarino ‘HMAS AE1’, o primeiro dos dois submarinos Classe E fabricado pela Royal Australian Navy, veio resolver um mistério antigo daquele país.

Parte do submarino foi encontrada a mais de 300 metros de profundidade na zona onde tinha desaparecido, com a ajuda do “Fugro Equator”, um navio de busca que também tentou localizar o voo MH370 da Malaysia Airlines.

Depois de 103 anos, o mais antigo mistério naval na Austrália ficou resolvido”, disse a ministra da Defesa, Marise Payne, aos jornalistas.

Marise Payne disse ainda que esta foi “das descobertas mais significativas na história marítima da Austrália”, esperando que agora se possam compreender as causas do naufrágio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O chefe da marinha australiana, Tim Barrett, explicou que esta parte do submarino foi encontrada devido a várias tecnologias, como por exemplo um magnetómetro e veículos com controlo remoto. Barrett disse ainda que cada vez que procuraram o submarino os avanços tecnológicos lhe permitiram descobrir algo novo.

Payne afirmou que o seu governo está em contacto com as autoridades da Papua Nova Guiné para que se preserve aquele local e para que se organizem comemorações em memória dos desaparecidos. A ministra da Defesa está a tentar entrar em contacto com a família dos desaparecidos.

O submarino desapareceu a 14 de setembro de 1914, na costa da Papua Nova Guiné, com 35 membros da tripulação a bordo, entre britânicos, australianos e neozelandeses. Esta constituiu a primeira perda de um submarino aliado durante a Primeira Guerra Mundial.