As urnas fecharam por volta das 19 horas, mas por essa altura eram poucos ou nenhuns aqueles que tinham alguma dúvida sobre o resultado da votação dos três pontos em sufrágio na assembleia geral do Sporting. Um deles era Bruno de Carvalho, o presidente do clube. Que, até pela experiência de vários anos em reuniões magnas, sentado no lado dos sócios (ainda antes de ser candidato, até 2011) ou posicionado em frente dos associados (como presidente, a partir de 2013), percebia bem qual era a tendência dominante no Pavilhão João Rocha. Assim, teve tempo para refletir sobre o que diria no discurso da vitória. E, por isso, neste contexto, esta intervenção acabou por ser a grande surpresa da noite, sobretudo quando definiu de outra forma a militância que falou em várias ocasiões.

“Não há cá volta atrás e vamos continuar pujantes. Não há nem grupos nem grupinhos no Sporting, há órgãos sociais que têm a honra de vos servir. E que se desenganem aqueles dos emails, podem pôr os do Sporting que nunca seremos a vergonha que eles são! Tal como já tinha dito, naquele dia [da sessão de esclarecimento] acabou o assunto dos sportinguistas e sportinguistas aziados. Hoje ficou provado que a maioria silenciosa tornou-se uma maioria ruidosa. Isto é o Sporting!”, atirou na primeira fase do discurso da consagração com centenas de sócios que ainda marcavam presença no Pavilhão João Rocha.

Bruno de Carvalho “reforçado” como presidente do Sporting com quase 90% dos votos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E aqui uma pausa para se refletir sobre o que foi dito e sobre o que estava nas entrelinhas, sobretudo num contexto de discurso de vitória e já depois de ter feito inúmeros ataques fortíssimos a algumas figuras do clube na abertura da reunião magna. Bruno de Carvalho teve o cuidado de não repetir o termo “sportingados” (que desagradava até a apoiantes seus), referiu de forma subtil aos seus opositores que, quando tentam “bloquear” os seus projetos, tem uma maioria do seu lado que o defende e sufraga e falou para fora, deixando uma mensagem para os rivais. Palavras que foram aplaudidas e muito apoiadas. Depois, as palavras encontraram outro(s) alvo(s).

Os negócios de Roquette, o sonho de Rogério Alves e o legado de João Rocha: Bruno de Carvalho abre AG ao ataque

Há muito tempo que o presidente verde e branco aponta a falta de militância como um dos principais motivos para o desgaste da imagem que foi sofrendo ao longo dos cinco anos na liderança dos leões. Nunca o fazia com nomes, mas a mensagem principal era clara: estava cansado de ser sempre o único a dar a cara, a defender o Sporting em termos públicos, a oferecer “o corpo às balas”. Como em janeiro de 2017, numa entrevista: “O que é que senti e sinto? Que há uma falta de militância muito grande das pessoas sportinguistas com algum poder na sociedade e não vejo isso noutros clubes. Como presidente, sinto que os outros têm um exército que se mexe e influencia e nós não”. Ou como no início da semana, numa das sessões de esclarecimento: “Sem os sportinguistas atrás, matam-me. Neste momento estão quase a matar-me e a culpa está a ser dos sportinguistas, porque preciso de militância e disse que não ia passar um segundo mandato igual ao primeiro”.

“Sem os sportinguistas atrás, matam-me. Neste momento, estão quase a matar-me”, diz Bruno de Carvalho

Esta noite, o diapasão mudou e o enfoque começou a recair sobre a comunicação social.

“Pediram-me para fazer alterações e estou nessa disposição, de ir menos ao Facebook, mas vão ter de mobilizar-se naquilo que é a militância e vou explicar o que é isso no seu essencial. E isto é fundamental, fundamental, para que se perceba que se ultrapassaram barreiras”, começou por comentar.

“Ponto 1: a partir de hoje, não comprem nenhum jornal desportivo nem aquele outro que vocês sabem. Ponto 2: não vejam nenhum canal português de televisão a não ser a Sporting TV. No dia em que fizermos isto, vão começar a olhar e a respeitar o Sporting de outra forma. Já não vai ser preciso ser o presidente do Sporting a atacar A, B ou C porque há 3,5 milhões de pessoas que não lhe vão ligar pevides. Para mim, é muito mais pornográfico eu chegar aos Núcleos e ver alguns jornais em instituições ligadas ao nosso clube”, criticou, prosseguindo: “Ponto 3: que todos, mas todos os comentadores afetos ao Sporting abandonem de imediato os programas e que mais nenhum sportinguista aceite porque não podemos estar ao lado daquela gente. Chega de programas que é só difamar e caluniar. Só assim podemos ser diferentes daquela vergonha de ‘cartilheiros’ e ‘paineleiros'”.

“Com estes resultados, há uma coisa que vos garanto: assim como soubemos interpretar os resultados das eleições, também vamos saber interpretar estes. Hoje foi acrescida ainda mais responsabilidade e, com a vossa confiança, teremos esforço, dedicação, devoção, compromisso, atitude e a glória que vocês merecem”, rematou, antes de pedir ao responsável do som no Pavilhão João Rocha para colocar a música “O Mundo sabe que” quando Jaime Marta Soares ainda pedia aos associados para ficarem na sala para aprovarem a ata desta reunião magna.

AG do Sporting. Cerca de 6.000 sócios marcaram presença em Alvalade durante o dia

Os associados começaram então a sair, altura em que um grupo de cerca de 15/20 elementos atacou os jornalistas que estavam presentes à porta do Pavilhão João Rocha para cobrir o evento. Houve insultos, tentativas de agressão, algum material arremessado ao chão e inclusive o rebentamento de um petardo, antes da rápida intervenção dos agentes policiais presentes no local que fizeram depois um cordão de segurança.

“Bruno de Carvalho é um burocrata, gosta da liberdade, de dizer aquilo que sente. Se aconteceu isso, e não tive oportunidade de constatar isso, é uma situação desagradável, mas são momentos de nervosismo à flor da pele, não é essa a imagem que queremos passar”, comentou Jaime Marta Soares, presidente da Mesa da Assembleia Geral.