Condução Autónoma

Condução Autónoma

Reformados ajudam condução autónoma a evoluir

A Jaguar Land Rover investiu 2,4 milhões de euros numa startup americana, a Voyage, que tem a particularidade de fazer evoluir a sua tecnologia de condução autónoma a partir do feedback de reformados.
Nissan

Nissan e NASA parceiras na mobilidade autónoma

Apostada na mobilidade autónoma, a Nissan acaba de anunciar a expansão da parceria que já mantinha com a NASA, visando o desenvolvimento e afirmação de novas tecnologias neste domínio.
Condução Autónoma

VW faz parceria nos EUA para carros sem condutor

Um ex-Google, um ex-Tesla e um ex-Uber fundaram a Aurora, que acaba de anunciar uma parceria com a Volkswagen e, também, com a Hyundai.
Condução Autónoma

Rival da Uber leva transporte autónomo ao CES 

Concorrente da Uber, a Lyft decidiu juntar-se à tecnológica britânica Aptiv, com o objectivo de apresentar, já no CES 2018, o seu primeiro serviço de transporte de passageiros em carro autónomo.
Renault

Renault compra grupo editorial para fazer notícias

Espécie de mundo novo, a condução autónoma está a levar as marcas automóveis para novas áreas de negócio. Que o diga a Renault, que adquiriu 40% do grupo editorial Challenges.
Global Shapers

Ética artificial

Discutir conceitos de ética para máquinas é mais fácil que aplicá-los. Não tenhamos dúvidas: um carro autónomo terá ética - resta saber de quem.
Nissan

Nissan vai testar Leaf autónomo para ride-sharing

A Nissan acaba de anunciar a intenção de arrancar com os testes, em ambiente real, daquele que será o seu serviço de ride-sharing, com carros autónomos, no Japão. Provas começam já em 2018.
Mazda

Queremos (mesmo) carros autónomos? Parece que não

161
Enquanto a maior parte dos construtores aposta no desenvolvimento da condução autónoma, a Mazda pediu a uma entidade independente para avaliar até que ponto isso é valorizado pelos clientes.
Volvo

Volvo trava condução autónoma. Mas já tem preços

Apesar de apostada na condução autónoma, a marca sueca decidiu atrasar o lançamento da sua tecnologia Drive Me, até considerá-la 100% segura. Porém, já estima quanto é que isso vai custar ao cliente.
Condução Autónoma

JLR. Primeiros carros autónomos já circulam

A Jaguar Land Rover já deu início aos primeiros testes em estrada, com modelos autónomos. Objectivo: criar um veículo capaz de enfrentar todos os pisos e condições, sem intervenção do condutor.
Condução Autónoma

Reino Unido quer carros autónomos já em 2021

O Reino Unido poderá anunciar, esta semana, uma legislação que permitirá que veículos autónomos circulem livremente nas estradas do país, já a partir de 2021. Será o primeiro país europeu a fazê-lo.
Condução Autónoma

Condução autónoma vs humanos: perdemos

Um autocarro autónomo teve um acidente na primeira hora de serviço. As redes sociais foram rápidas a criticar mas, ao que parece, a culpa foi mesmo do condutor do outro veículo.
Renault

Callie: aprender a guiar com os melhores… dá nisto

A Renault apresenta o seu primeiro carro de condução autónoma. O Callie, assim se chama este ZOE “kitado”, aprendeu com pilotos e é pró a evitar obstáculos, muito depressa. O melhor é vê-lo em acção.
Condução Autónoma

Para a 'gallina vecchia', bater um robô é canja

104
A equipa da Yamaha no Moto GP, que tem como piloto o mago Valentino Rossi, desenvolve há 3 anos um robô que acredita ser capaz de bater o italiano. Agora, defrontaram-se em pista. Imagine quem ganhou?
Tesla

Sophia: robô humanóide atirou-se a Elon Musk

883
Sophia é um robô mas parece um ser humano. Foi baseada na actriz Audrey Hepburn, é cidadã da Arábia Saudita e já ensaiou um carro autónomo, conduzido por um robô como ela. Agora atirou-se a Elon Musk.
Condução Autónoma

BMW diz que está "anos à frente da Audi”

148
No que diz respeito à condução autónoma, a BMW surpreendeu o mercado ao afirmar que “está anos à frente da Audi”, incluindo o sistema que a marca dos quatro anéis anunciou para o novo A8.
Tesla

Woz, da Apple, acusa Tesla de estar muito na moda

Steve Wozniak é o programador e inventor por detrás do sucesso inicial da Apple, marca que sempre viveu da imagem e do facto de ser “trending”. Agora, Woz acusa a Tesla disso mesmo. Diz o roto ao nu?
Audi

Há 8 razões para conhecer o novo A8

Com uma série de soluções tecnológicas mais avançadas do que as dos seus rivais, o novo A8 é, muito provavelmente, a melhor berlina de luxo do mundo. Venha conhecê-las e veja se concorda connosco.
Condução Autónoma

Estrela do basquetebol aposta nos carros autónomos

LeBron James é um dos nomes mais conhecidos no basquetebol mundial. O que não se sabia era que a estrela da equipa Cleveland Cavaliers era igualmente um adepto dos automóveis que se conduzem sozinhos.
Condução Autónoma

Volocopter. O táxi autónomo já voa no Dubai

157
É um avião? É um helicóptero? Não, é o Volocopter, um táxi voador e autónomo que vai transportar passageiros de um lado para o outro, nas grandes cidades. Agora provou que funciona, no Dubai.
Condução Autónoma

Um carro autónomo para ser conduzido? Japonesices…

Envolvida no desafio da condução autónoma, a Toyota acaba de avançar com uma patente, no mínimo, invulgar: um sistema de navegação que, através da realidade virtual, convida o ocupante... a conduzir.
Toyota

Toyota fez carro com dois volantes. Saiba para quê

162
Não, não está a ver a dobrar: este Lexus tem mesmo dois postos de condução. Já ouviu falar no conceito de “condutor e guardião”? Criou-o a Toyota. O melhor é ver o vídeo para perceber do que se trata…
Renault

Estudantes oferecem à Renault um par de bolas

O construtor francês desafiou estudantes de design a imaginarem o automóvel do futuro. As propostas foram muitas e ousadas, com a vencedora a propor um par de bolas autónomas que levitam.
Condução Autónoma

Um Lamborghini autónomo? É que nem pensar nisso

Enquanto os principais construtores lutam pela liderança na corrida ao carro autónomo, a Lamborghini também quer ser a primeira. Mas a contar do fim. É que os clientes da marca gostam de conduzir…
Ford

Ford junta-se à Lyft no avanço do carro autónomo

A Ford quer ter os seus primeiros veículos autónomos a circular, ao que tudo indica, já em 2021. Motivo pelo qual se juntou à plataforma de veículos com condutor Lyft, para fazer avançar a tecnologia.
Condução Autónoma

Carros autónomos serão mais pirateáveis?

Falar de condução autónoma é também falar de segurança. Por exemplo, dos sistemas que controlam o carro e que podem ser pirateados por um 'hacker'. Ou, se calhar, não, diz um especialista na matéria.
Ford

Estranho (no mínimo). Ford cria mesa elevatória

A Ford avançou com um pedido de registo de uma patente, no mínimo, estranha: uma mesa integrada no piso, que se eleva no centro do veículo. Esta “magia” vai servir para quê?
Volkswagen

Volkswagen quer acabar com volante e pedais

Tal como os protótipos I.D. têm servido para anunciar a nova família de eléctricos da Volkswagen, o Sedric antecipa a futura gama de veículos 100% autónomos. Testes previstos para breve, em "casa".
Audi

Aicon. Viajar em executiva, mas com mais mordomias

No futuro, o condutor não será mais que um passageiro. Por isso, a Audi diz 'adeus' ao volante e aos pedais no concept Aicon, para se focar no que interessa: 'voar' de carro em executiva. Veja como.
Elétricos

Afinal, há mesmo um carro da Apple. E é autónomo

Depois de desenvolver um automóvel eléctrico e autónomo, a Apple fez marcha-atrás ao concluir que não era tão rentável quanto o iPhone. Mas, afinal, o projecto não morreu e vai surgir muito em breve.
Smart

Smart. Futuro eléctrico e autónomo já tem "teaser"

A Smart confirma a presença em Frankfurt com um novo protótipo. Qual o interesse? Trata-se de um concept citadino, autónomo e 100% eléctrico.
Ford

"Mamma mia": as "pizzas" agora chegam de carro!

Graças a uma parceria com a conhecida marca de pizzas Domino's, a Ford fez de um Fusion autónomo um prestável entregador de pizzas! Vantagens? A pizza não anda aos tombos e nem é preciso dar gorjeta.
Waymo

Google quer carros fofinhos. Para não magoar peões

Os fabricantes estão preocupados com a segurança dos peões e a Google, que continua às voltas com o automóvel autónomo, decidiu fazer o seu carro fofinho. Tanto, que nem magoa quem for atropelado.
Fiat Chrysler Automobiles

A união traz a autonomia. FCA junta-se à BMW

Até aqui (quase) sozinha nos esforços de desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma, a Fiat Chrysler Automobiles acaba de unir-se ao Grupo BMW neste desiderato.
Condução Autónoma

Ford regista primeiros volante e pedais amovíveis

A Ford mostra-se preparada para a realidade da condução autónoma, tendo já patenteado o primeiro projecto de volante e pedais amovíveis, que podem passar a ser "opcionais" nos veículos do futuro.
Condução Autónoma

Inovação pode conduzir a mais violência na estrada

A condução autónoma vai recorrer à Inteligência Artificial. Será um mal necessário? É que quanto mais inteligentes são os computadores, mais violentos se tornam. Conheça o lado agressivo da inovação.
Segurança

Condução autónoma. Governo britânico impõe regras

Preocupado com a questão da segurança cibernética dos veículos de condução autónoma, o Governo britânico decidiu intervir. Desde logo, impondo exigências aos construtores.
Condução Autónoma

Estudo. Carros autónomos podem ser enganados

Investigadores norte-americanos avisam, com 100% de certeza, que é fácil enganar os “cérebros” que gerem os carros autónomos. Afinal, “eles” não são assim tão espertos. E isso é um (grande) problema.
Condução Autónoma

BMW recua. i5 (só) terá condução autónoma nível 3

O próximo BMW eléctrico será um crossover e contará, garantidamente, com nível 3 de condução autónoma. O que não deixa de ser um recuo, já que a marca prometeu para 2021 um carro totalmente autónomo.
Condução Autónoma

A Apple desistiu mesmo de construir automóveis?

Não, segundo Adam Jonas, analista de mercados da Morgan Stanley. Jonas afirma que a Apple não se deverá limitar à produção de software para a condução autónoma.
Condução Autónoma

Táxi autónomo. Continental aponta à Uber e Google

Seguindo os passos de companhias como a Uber ou a Google, também a Continental decidiu dar o seu contributo com vista ao táxi autónomo do futuro. O seu nome? Cube Autonomous Concept.
Condução Autónoma

Olha, sem mãos! Conduzimos o Audi A7 100% autónomo

371
Fomos à Alemanha conduzir um Audi A7 100% autónomo, capaz de circular na auto-estrada até 240 km/h com o condutor a ler uma revista. Acelera, trava e muda de faixa sozinho. Eis o Jack.
Condução Autónoma

Olhó primeiro carro autónomo a passar uma portagem

147
Hoje mesmo, um Citroën C4 Picasso tornou-se no primeiro automóvel a cruzar, de forma totalmente autónoma, um corredor de portagem. A comunicação entre veículo e infraestrutura foi determinante.
Tech Auto

Bosch prepara "cérebro" para carros autónomos

A empresa alemã Robert Bosch está a desenvolver um novo "cérebro" para os veículos autónomos, capaz de tomar decisões mais rápido do que qualquer humano. A produção arranca já em 2020.
Condução Autónoma

Ford aposta na robótica e inteligência artificial

Visando impulsionar o desenvolvimento da condução autónoma, a Ford constituiu um novo grupo de investigação dedicado à robótica e à inteligência artificial.
Renault

Renault e Oktal apostadas na condução autónoma

A Renault assumiu uma participação de 35% numa nova joint-venture formada com a Oktal. A recém-criada AVS tem por missão desenvolver tecnologias de ponta destinadas aos automóveis autónomos do futuro.
Condução Autónoma

“Por favor, façam fila”: todos querem a Nvidia

É a estrela do momento no sector. De uma assentada, a Nvidia firmou dois novos acordos para o desenvolvimento de sistemas avançados de condução autónoma. Um com a VW, o outro com a Volvo e a Autoliv.
Condução Autónoma

Tem 1 minuto? Veja o novo Classe S a conduzir-se

O novo Classe S já entrou em produção, e a Mercedes quis demonstrar as capacidades do seu sistema de condução autónoma. Veja como um exemplar percorreu 1,5 km na fábrica, sem intervenção humana.
Condução Autónoma

Avis e Hertz participam na condução autónoma

As empresas de aluguer de automóveis surgem agora mais intimamente ligadas à condução autónoma. A Hertz estabeleceu uma parceria com a Waymo, subsidiária da Google, a Avis tem um acordo com a Apple.
Condução Autónoma

Quase, quase pronta. Ford exibe condução autónoma

Envolvida no desafio da condução autónoma, a Ford deu a conhecer as últimas evoluções conseguidas neste domínio. Com o sucesso que o vídeo demonstra.
Condução Autónoma

JLR apresenta o primeiro Range Rover autónomo

A Jaguar Land Rover, que também está na corrida à condução autónoma, vai desvendar um Range Rover Sport, com tecnologias de nível 4. Ou seja, capaz de se conduzir sozinho, sob supervisão.
Condução Autónoma

Bosch investe mil milhões numa nova fábrica

O esperado aumento da procura por componentes para automóveis autónomos justifica o maior investimento da história da Bosch. Mil milhões de euros serão aplicados numa nova fábrica de semicondutores.
Condução Autónoma

Washington libera testes sem condutor a bordo

Afinal, não são só os fabricantes automóveis que lutam entre si pela liderança da corrida ao carro autónomo. Nos EUA, também os estados. Neste momento, à frente, parece estar... Washington.
Condução Autónoma

Apple (oficialmente) apostada na condução autónoma

O CEO da Apple, Tim Cook, desfez as dúvidas: a empresa está mesmo a desenvolver soluções de condução autónoma. E com base numa tecnologia que promete revolucionar o sector da inteligência artificial.
Condução Autónoma

Jaguar Land Rover investe 25 milhões na Lyft

A britânica Jaguar Land Rover pretende impulsionar o desenvolvimento da condução autónoma, através da norte-americana Lyft. Começando por um investimento de 25 milhões de dólares.
Condução Autónoma

Carros (quase) autónomos da Honda só em 2025

A Honda pretende comercializar carros capazes de circular sozinhos, até 2025. Segundo a marca nipónica, o futuro será este, mas até lá há que controlar os custos.
Condução Autónoma

Uber e Faraday Future juntas? Dava jeito (a ambas)

Uma diz ter a tecnologia, mas debate-se com dificuldades financeiras, ao passo que a outra tem o dinheiro, mas está em risco de perder a tecnologia. Será que a Faraday Future e a Uber se vão entender?
Condução Autónoma

Custos da condução autónoma podem reduzir-se 99,9%

Desafio do momento, a condução autónoma implica elevados custos, os quais podem ser reduzidos até 99,9%, garantem investigadores que dizem ter encontrado uma forma de poupar tempo e milhões às marcas.
Condução Autónoma

Clientes não confiam na Uber para carro autónomo

Apontadas como duas das empresas que mais anseiam pelo carro autónomo, a Uber e a Lyft acabam de apanhar com um balde de água fria: os seus clientes não confiam que elas sejam capazes de o fazer.
Opel

Opel. Carro autónomo pode chegar (já) em 2018

Hoje em dia sob a asa da francesa PSA, a Opel pode vir a ser, afinal, a primeira marca do grupo francês a possuir um modelo de condução totalmente autónoma. E já em 2018.
Condução Autónoma

Juiz diz à Uber: Parem até devolver o que roubaram

179
A Google e a Uber estão em guerra. Na luta para ver quem desenvolve primeiro um sistema de condução autónoma, o juiz condenou a Uber a parar até devolver os 14 mil documentos que pertencem à Google.
Condução Autónoma

Condução autónoma. Profissões que estão condenadas

209
Aguardada para o virar da década, a condução 100% autónoma tem um lado mau. O sonho pode tornar-se um pesadelo. Um investigador norte-americano alerta para as muitas profissões em risco.
Condução Autónoma

Todos querem a Nvidia? Agora também a Toyota

A Toyota, um dos maiores fabricantes automóveis do mundo, é mais uma marca a escolher a plataforma da Nvidia para desenvolver a condução autónoma. Juntando-se, assim, à Audi, BMW, Mercedes e Volvo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site