Fundo de Resolução

Novo Banco

Lone Star já é dono do Novo Banco

121
O acordo para a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star foi assinado esta manhã, em Lisboa. O banco vai emitir mais dívida em 2018 e o Fundo de Resolução pode ter de investir.
Venda do Novo Banco

Novo Banco. Fundo de resolução aprovado

O Governo aprovou a satisfação de eventuais compromissos que decorram da venda de 75% do capital social do Novo Banco. A decisão consta da resolução do Conselho de Ministros.
Banca

Resolução bancária. PSD receia governamentalização

Intervenção do governo em decisões de resolução bancária preocupa o PSD nas propostas para a reforma da supervisão financeira. PS lembra que tem sido o Estado a pagar a fatura dos bancos resolvidos.
UTAO

Resolução do BES pode custar 633 milhões ao Estado

358
A última alteração às condições do empréstimo ao Fundo de Resolução, que os bancos são responsáveis por pagar, pode vir a custar ao Estado mais de 600 milhões de euros, diz a UTAO.
Novo Banco

Governo deu "perdão" à banca sem fazer as contas?

Fundo de Resolução (que é público mas pago pelos bancos) está a fazer mais cálculos sobre a extensão dos prazos do empréstimo. Presidente confirma que havia outras formas de resolver o problema.
Fact Check

Fact Check/ Governo "perdoou" metade do empréstimo à banca?

Passos Coelho acusa Governo de "perdoar quase metade" dos encargos dos bancos com o Fundo de Resolução. António Costa garantiu que não existe qualquer perdão. Quem está a dizer a verdade?
Venda do Novo Banco

Fundo de Resolução. Gasto irregular de 9,7 milhões

Fundo de Resolução assumiu despesa de 9,7 milhões de euros com a venda do Novo Banco que não foi autorizada em Conselho de Ministros, diz auditoria do Tribunal de Contas. Encargo foi já anulado.
Venda do Novo Banco

"Perdão" aos bancos: PSD acusa esquerda de recuar

Pedido aos técnicos do parlamento para estudar impacto do novo prazo dado aos bancos para pagarem empréstimo do Estado causou divisões entre PSD e esquerda. PCP diz que todas as contas serão feitas.
Novo Banco

Novo Banco. Qual o impacto nas contas públicas?

Participação minoritária no Novo Banco pode ser melhor para o Estado do que uma garantia pública ao comprador, segundo informação do INE. Peso no défice vai depender das responsabilidades futuras.
Resolução do BES

Bancos vão ter mais 30 anos para pagar BES e Banif

107
Os empréstimos concedidos pelo Estado ao Fundo de Resolução, para financiar as resoluções de BES e Banif, podem ser pagos até 2046, em nome da estabilidade financeira da banca nacional.
Banif

Veículo herdeiro do Banif vendeu banco em Malta

A Oitante, sociedade com ativos do Banif, concluiu a venda do banco em Malta. O negócio foi anunciado dois dias antes de ser aplicada uma medida de resolução ao Banif no final de 2015.
Resolução do BES

BES. Estado pode só receber empréstimo em 2017

Financiamento de 3900 milhões concedido pelo Estado ao Fundo de Resolução para "salvar" o Banco Espírito Santo foi prolongado por mais um ano, até final de 2017. Fundo vai pagar juros mais baixos.
Resolução do BES

BES. Credores devem recuperar 32%, mas vai demorar

Auditoria diz que credores comuns conseguiriam recuperar 31,7% dos créditos se Banco Espírito Santo tivesse ido para liquidação em vez de resolução. Têm direito a compensação, mas podem esperar anos.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Bruxelas convenceu BCE de que Banif não era viável

Presidente do Fundo de Resolução, José Ramalho, diz que Mecanismo Único de Supervisão do BCE chumbou banco de resolução porque achava que Banif não era viável. Terá sido convencido pela DG Comp.
Banca

Especial/ Período até 2024 é de risco para a banca europeia

Regras da resolução estão a causar enorme polémica. Nicolas Véron, uma das vozes mais respeitadas nesta matéria, faz um ponto de ordem, após o governador do Banco de Itália criticar a nova lei.
Venda do Novo Banco

Novo Banco. Quem investiu na Europa é o 1º alvo

Está tudo em aberto no processo de venda do Novo Banco. Bolsa, venda minoritária e mais do que um investidor. Grupos que investiram na banca europeia no último ano serão um alvo prioritário.
Novo Banco

Prejuízo de 981 milhões. Banco lembra "herança"

808
Novo Banco apresenta prejuízo de 981 milhões em 2015. Eduardo Stock da Cunha diz que é reflexo de "ativos que gostaríamos de não ter herdado" do BES.
Banca

Na Europa, quem decide "não é quem dá a cara"

169
Governador do Banco de Portugal diz que na construção em curso da União Bancária europeia há uma "esquizofrenia" entre quem toma das decisões e "quem paga", designadamente na resolução de bancos.
Fundo de Resolução

Fundo de Resolução. Bancos vão pagar mais 33%

As contribuições periódicas para o fundo de intervenção nos bancos foram agravadas em um terço em 2016 para assumir os custos e perdas com a resolução do BES e criação do Novo Banco.
Novo Banco

BE insiste em conflito de interesses com Monteiro

Mariana Mortágua acusa Banco de Portugal e Sérgio Monteiro de "falta de pudor político" e volta a pedir explicações sobre o alegado conflito de interesses na venda do Novo Banco.
Banif

Açoreana vale entre 30 e 60 milhões (para a banca)

Fundo Naviget, criado para receber ativos do Banif, vai relançar em janeiro a venda da participação na seguradora Açoreana. O encaixe irá capitalizar o Fundo de Resolução, propriedade da banca.
Explique Isso Melhor

BdP polícia e vendedor. O que querem os Costas

O primeiro-ministro voltou a insistir ontem numa mudança dos poderes do Banco de Portugal. António Costa e Carlos Costa estão de acordo: o BdP não pode supervisionar e vender ao mesmo tempo.
Venda do Novo Banco

Bloco exige conhecer contrato de Sérgio Monteiro

250
A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, lembra que o Fundo de Resolução e o Banco de Portugal são entidades públicas que têm o dever de comunicar contratos de ajuste direto.
Venda do Novo Banco

Novo Banco. Venda só avança após reestruturação

O processo de venda do Novo Banco será relançado após a aprovação do plano de reestruturação da gestão de Stock da Cunha. O plano de reforço de capitais já foi entregue ao Banco Central Europeu.
Resolução do BES

Novo Banco. Contribuição extra dos bancos é remota

Banco de Portugal diz que criação de uma contribuição extraordinária dos bancos para o Fundo de Resolução por causa do Novo Banco é remota. Fatura total sobe para 6300 milhões após testes de stress.
Novo Banco

Novo Banco precisa de 1400 milhões no pior cenário

243
Novo Banco chumba testes de stress no cenário mais adverso que revela insuficiência de capital de 1398 milhões de euros e vai alienar seguradora. Reforço de fundos passa também por futuro comprador.
Novo Banco

Carlos Costa envia carta a tranquilizar os bancos

Banco de Portugal informa os bancos de que estes poderão registar de forma gradual o impacto do provável prejuízo para o Fundo de Resolução.
Novo Banco

PS já conta com nova ajuda pública ao Novo Banco

210
Novo Banco deverá necessitar de mais mais capital e, perante a intransigência dos bancos, o Partido Socialista já está a contar com mais um empréstimo público ao Fundo de Resolução.
Novo Banco

Amado. Fundo não deve recapitalizar Novo Banco

Presidente do BCP é contra uma nova recapitalização por parte do Fundo de Resolução que é alimentado pelos outros bancos. Amado defende uma reestruturação como a feita por outros bancos.
Privatizações

Sérgio Monteiro, o vendedor

119
Enquanto secretário de Estado, Sérgio Monteiro, foi o principal rosto da política de privatizações do Governo. A experiência em vender será usada ao serviço do Novo Banco.
Dívida Pública

Adiar Novo Banco complica financiamento do Estado

Adiamento da venda do Novo Banco complica as contas do financiamento do Estado que estava a contar com o reembolso do empréstimo de 3900 milhões este ano. E pode obrigar a emitir mais dívida.
Novo Banco

Chineses caem. Carlos Costa vira-se para a Apollo

Não foi alcançado um acordo com os chineses da Anbang para a venda do Novo Banco e o Banco de Portugal vira-se, agora, para a Apollo.
Resolução do BES

Novo Banco: Contas e política forçam venda rápida

A necessidade de um aumento de capital não deixa margem para adiar a venda do Novo Banco, ainda que as ofertas sejam menos boas. Concorrentes convidados a maximizar preço, mesmo em troca de condições.
Pós-troika

Governo tem de dizer quem perde com o Novo Banco

Já passou um ano desde a resolução e do empréstimo do Fundo de Resolução para criar o Novo Banco, mas o Governo ainda não esclareceu como serão alocadas as eventuais perdas aos bancos. FMI quer saber.
Novo Banco

Novo Banco. 3.900 milhões dão para pagar ao Estado

O reembolso do empréstimo dado pelo Estado é a primeira prioridade da venda do Novo Banco. Se a receita não for suficiente, o Fundo de Resolução pode ter de pedir novo crédito para pagar ao Estado.
Novo Banco

Dois chineses inspirados em Buffett e um fundo

Os candidatos que chegaram à fase final do Novo Banco são dois conglomerados chineses em expansão acelerada e um fundo de investimentos americano. Fosun e Apollo estão em Portugal. Anbang quer entrar.
Novo Banco

Novo Banco. De cinco candidatos a três propostas

Três grupos apresentaram ofertas vinculativas para comprar o Novo Banco. Na corrida estavam cinco grupos, mas só os chineses Fosun e Anbang e a americana Apollo entregaram ofertas. Não há bancos.
Banca

Bancos levam taxa sobre o setor a tribunal

Bancos invocam a inconstitucionalidade da contribuição sobre o sector bancário (CSB) criada em 2011, e abrem processos judiciais contra o Estado. Podem ficar em causa alguns milhões em impostos.
Comissão de Inquérito BES

BES. Passos falou com Luanda antes de resolução

Primeiro-ministro conversou com o vice-presidente angolano sobre empréstimo do BES à filial angolana. Manuel Vicente disse que não seria possível uma solução a curto prazo para estabilizar BES
Novo Banco

Novo Banco. Propostas de compra até 20 de março

O Banco de Portugal validou 15 das 17 entidades que manifestaram interesse na compra do Novo Banco. Os candidatos têm até 20 de março para apresentar uma proposta não vinculativa.
Crise no GES

Novo Banco pode valer 3,5 mil a 4 mil milhões

A informação foi avançada por Marques Mendes no seu comentário semanal na SIC. Dos 17 interessados, dois já estão fora da corrida.
Novo Banco

BES. FMI propõe adiamento do reembolso ao Estado

Fundo Monetário Internacional alerta para o fardo dos custos da venda do Novo Banco para uma banca concentrada e deficitária como a portuguesa e sugere adiar o pagamento do empréstimo ao Estado.
Novo Banco

Santander lidera corrida pelo Novo Banco

O Santander parte como favorito para compra do Novo Banco, diz o espanhol Cinco Días. O La Caixa, através do BPI, também é candidato forte, tal como o Popular. Sabadell e BBVA não estão interessados.
Novo Banco

Fundo que comprou a Tranquilidade quer Novo Banco

A Apollo, o fundo que está prestes a concretizar a compra da Tranquilidade, é uma das interessadas no Novo Banco, diz o Diário Económico. Esse interesse terá de ser manifestado até ao final do ano.
Banca

Angola é a fatura que mais pesa no Novo Banco

Auditoria determinou ajustamentos de 4937 milhões. As perdas com Angola pesam 2750 milhões de euros nas necessidades de capital do Novo Banco. Instituicão herda crédito fiscal de 2800 milhões.
Comissão de Inquérito BES

Fisco contra ida de crédito fiscal para Novo Banco

Os ativos por impostos diferidos, que resultam de prejuízos do BES, passaram para o Novo Banco e dão direito a crédito fiscal. Mas o Fisco foi contra a transferência decidida pelo Banco de Portugal.
Comissão de Inquérito BES

Fundo afasta venda do Novo Banco aos bocados

O objetivo do Fundo de Resolução é vender o capital social do Novo Banco e não vender por ativos. José Ramalho admite que os bancos terão mais tempo para reembolsar o Estado se o preço for baixo.
Crise no GES

Novo Banco liquida papéis do BES ao balcão

O Novo Banco está a aceitar ordens de venda de obrigações seniores do BES ao balcão. Perdas são de 10% ou mais.
Novo Banco

Carlos Costa escolheu Eduardo Stock da Cunha

201
Expresso diz que atual braço direito de António Horta Osório no Lloyds, em Londres, foi o escolhido por Carlos Costa. Equipa está praticamente formada e deve ser conhecida esta tarde.
Novo Banco

Os motivos de Vítor Bento e as dúvidas em aberto

683
Mandato radicalmente diferente, não poder dar um passo sem o Banco de Portugal, pressão para a venda sem auditorias concluídas. As razões da demissão vistas por dentro. Virão mais?
Novo Banco

Bancos querem comissão para acompanhar Novo Banco

Bancos que ficaram com o risco do resgate pediram ao Banco de Portugal para criar um órgão onde tenham uma palavra a dizer. O balanço zero do Novo Banco já está nas mãos do auditor.
Novo Banco

Bancos emprestam 700 milhões ao Fundo de Resolução

Acordo acontece três semanas depois de a banca se ter proposto financiar o Fundo de Resolução que vai capitalizar o Novo Banco, em vez de fazer a contribuição extraordinária.
Crise no GES

Dívida do BESA explica dimensão do resgate ao BES

Dívida do BESA explica a dimensão do fundo de resgate do Novo Banco, diz o Negócios. É que dos 4.900 milhões do Fundo, 3.300 são para evitar risco do BESA não reembolsar apoio dado pelo BES.
Novo Banco

Empréstimo ao Fundo de Resolução ainda é negociado

Os 635 milhões de euros que ajudarão a capitalizar o Novo Banco ainda estão a ser alvo de discussão. Em causa está a definição dos termos do empréstimo.
Fundo de Resolução

Quatro grandes "seguram" o Novo Banco 

Caixa, BCP, BPI e Santander Totta tomarão firme o financiamento de 635 milhões de euros ao Fundo de Resolução se nenhuma outra instituição financeira participar.
Novo Banco

BdP poupou novos prejuízos ao Fundo de Resolução 

Regulador pediu ao Governo para evitar que o Fundo pagasse indemnizações aos credores que provassem ter tido lucros mais baixos do que com uma falência do BES.
Novo Banco

Fundo de Resolução poderá poupar 31 milhões

Bancos propuseram ao Banco de Portugal e ao Governo financiar o fundo com 635 milhões de euros, que se juntam aos 367 milhões de euros de que já dispõe.
Crise no GES

Fundo de Resolução paga até 275 milhões em juros

Estado vai cobrar uma taxa de juro de 2,95% pelos 4,4 mil milhões de euros que o Fundo de Resolução bancário vai buscar ao dinheiro da troika que estava reservado ao setor bancário.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site