Execução Orçamental

Execução Orçamental

Défice em setembro nos 0,3%, mas vai subir

Os técnicos do Parlamento estimam que o défice do Estado terá ficado nos 0,3% do PIB até setembro. Mas alertam para pressões que, até ao final do ano, vão fazer subir o défice para a meta prevista.
Orçamento do Estado

Subida das receitas fiscais baixa o défice

360
A cobrança de impostos segue a um ritmo elevado e este comportamento foi decisivo para a redução do défice até outubro, de acordo com dados da execução orçamental.
Execução Orçamental

Execução orçamental até outubro divulgada

A execução orçamenta em contas públicas até outubro foi divulgada pela Direção-Geral do Orçamento. O Governo estima reduzir o défice para 1,4% do PIB este ano.
Contas Públicas

Governo estima reduzir défice para 1,4% do PIB

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta quinta-feira síntese da execução orçamental em contas públicas até setembro, governo estima reduzir o défice para 1,4% do Produto Interno Bruto este ano.
Execução Orçamental

Especial/ Orçamento: Governo com margem para "descativar"

Execução orçamental continua em bom ritmo: ainda há margem para “descativar” mais este ano e metas de redução da despesa em 2018 podem ser um pouco mais relaxadas. Mas a folga acaba em dezembro.
Execução Orçamental

Execução orçamental conhecida esta segunda

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta segunda-feira a síntese da execução orçamental em contas públicas até agosto.
Execução Orçamental

Catarina Martins: Governo deve ouvir economistas

127
Catarina Martins espera que o Governo "ouça com atenção" o aviso de "economistas do PS" de que "não é preciso fazer uma consolidação orçamental tão rápida como o ministro das Finanças tem defendido".
Execução Orçamental

Catarina Martins contraria António Costa

157
A coordenadora do Bloco de Esquerda contrariou hoje o primeiro-ministro, garantindo que podia ter sido feito mais no que se refere à execução orçamental de 2016.
Orçamento do Estado

Especial/ Orçamento: entrar com o pé direito nas negociações

A aplicação, em 2018, de medidas que impliquem um aumento substancial da despesa deve ser feita de forma cuidada. A aparente “folga” orçamental pode transformar-se num “buraco”.
Orçamento do Estado

Défice baixa à custa de mais receitas fiscais

Receitas fiscais registaram uma aceleração e permitiram reduzir o défice público em mais de 1.150 milhões de euros durante os primeiros sete meses de 2017.
Execução Orçamental

DGO divulga execução orçamental até julho

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta segunda-feira a síntese da execução orçamental em contas públicas até julho.
Bloco de Esquerda

BE. PS "não tinha mandato" para tantas cativações

699
Pedro Filipe Soares diz o BE não dá "cheques em branco a ninguém" e afirma que, se não fosse o "medo do défice", "não teria sido preciso fazer o perdão fiscal" às grandes empresas.
Execução Orçamental

Mário Centeno, o austero não assumido

1.060
Demorou, e aconteceu da pior forma, mas o país acordou para a grande mentira de que a austeridade tinha acabado. Agora, ficou claro que, sem reformar o Estado, não se pode fugir à contenção orçamental
Execução Orçamental

Especial/ Palavras do Governo: amor e enganos

110
As palavras do Governo sugerem um admirável mundo novo nas contas públicas. Sim, a meta do défice parece alcançável, mas é preciso controlar o que se gastará com a banca e com a dívida dos hospitais.
Défice Público

Reembolsos do IRS fazem subir défice

156
Défice das contas públicas fixou-se em 698 milhões de euros em maio. Finanças explicam o agravamento de 359 milhões face a 2016 com a subida de reembolsos do IRS. Efeito será diluído, acrescentam.
Hospitais

Saúde. Finanças dão ok a mais de 500 contratações

O representante dos gestores hospitalares revela que esta semana foram desbloqueados mais de 500 pedidos de contratações, o que ajudará a cumprir com a meta de corte de 35% nos gastos com tarefeiros.
Execução Orçamental

Direção-Geral divulga execução orçamental

A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas até abril, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,5% do PIB em contabilidade nacional em 2017.
Orçamento do Estado

Especial/ Execução orçamental. Entre o céu e o inferno

A durabilidade e qualidade estrutural da descida do défice não parece ainda estar garantida. O significativo corte no investimento e no consumo intermédio não deixa margem para consolidação adicional.
Execução Orçamental

Execução orçamental até março divulgada hoje

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental em contas públicas até março, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,5% do PIB em 2017.
Orçamento do Estado

Especial/ E em 2017? Défice mais que perfeito?

O reembolso da garantia no BPP, aliado ao aumento dos dividendos do Banco de Portugal, poderá ser uma alavanca para alcançar o défice público pretendido para 2017.
Execução Orçamental

Efeitos temporários fazem receita cair 1%

148
Execução orçamental até fevereiro aponta para défice público de 19 milhões de euros. Receita do Estado caiu 1,1%, por causa de efeitos temporários que, segundo as Finanças, estão a dissipar-se.
Execução Orçamental

Execução orçamental até fevereiro divulgada hoje

A Direção-Geral do Orçamento vai divulgar esta segunda-feira a síntese de execução orçamental em contas públicas até fevereiro. O Governo estima reduzir o défice para 1,6% do PIB este ano.
Orçamento do Estado

Execução orçamental de janeiro divulgada hoje

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas de janeiro, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,6%.
Execução Orçamental

Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas

2.419
É o paradoxo dos dias que correm: cá dentro há foguetório com a execução orçamental, lá fora alerta-se para a falta de crescimento e de reformas. Nós fazemos orelhas moucas, pois nunca aprendemos nada
Parlamento

PSD: escolas e hospitais sofrem com cativações

711
Leitão Amaro reagiu às cativações de mais de mil milhões de euros dizendo que são a prova que houve "vários planos B" para cumprir o défice. Hospitais e escolas estão a ser afetados, denuncia o PSD.
Défice Público

Finanças. Défice caiu 394 milhões até novembro

O défice do Estado baixou 394 milhões até novembro. Receitas cresceram mais do que despesa. Pagamentos em atraso nos hospitais dispararam 299 milhões face a 2015.
Execução Orçamental

DGO divulga hoje execução orçamental até novembro

Até novembro deste ano, o défice orçamental apurado em contas públicas reduziu-se em 356,9 milhões de euros, em relação ao mesmo período do ano passado, tendo registado 4.430,4 milhões de euros.
Orçamento do Estado

Marcelo satisfeito com execução orçamental

171
O Presidente da República reiterou que os dados conhecidos da execução orçamental mostram que há "condições para que o défice fique em 2,5%", um "número confortável para a União Europeia" e por isso "bom para Portugal".
Orçamento do Estado

Orçamento com buraco de 500 milhões nos impostos

288
Próximo orçamento deverá trazer uma revisão em baixa na previsão da receita fiscal para 2016 em cerca de 500 milhões de euros. Impostos sobre o consumo explicam descida.
Impostos

Perdão fiscal "é arma secreta para baixar défice"

Luis Marques Mendes acha que o PERES (programa para pagar dívidas ao Estado) vai permitir ao governo cumprir o défice este ano. E diz que António Costa estava "à defesa", na entrevista ao Público.
Impostos

"Perdão Fiscal" pode render 100 milhões por ano

O ministro das Finanças admite que o programa de regularização de dívidas ao Estado pode render 100 milhões de euros por ano, depois do secretário de Estado ter dito que não tinha previsão de receita.
Impostos

Perdão fiscal. Dívidas pagas num prazo até 11 anos

1.388
Novo perdão fiscal permite pagar dívidas ao Fisco e à Segurança Social com perdão de juros e custas até 20 de dezembro. Regime prevê também pagamento faseado com duração máxima de 11 anos.
Execução Orçamental

A despesa pública e a pasta de dentes

233
Fazer hoje despesas por conta de ganhos futuros incertos é coisa que corre sempre mal. Para aumentar a despesa basta um decreto. Mas depois o Estado poder pagar é preciso resolver bloqueios antigos.
Serviço Nacional de Saúde

Bloco critica congelamento de despesas no SNS

238
Catarina Martins defendeu que "o controlo do défice não pode ser feito à conta do congelar despesa necessária", criticando o despacho emitido pelo Ministério da Saúde que limita os gastos no SNS.
Serviço Nacional de Saúde

BE questiona ministro da Saúde sobre orçamento

O secretário de Estado da Saúde explicou que o despacho que limita as despesas dos hospitais "é uma chamada de atenção" que pretende "evitar aumentos inexplicáveis e abruptos". Medida é maleável.
Execução Orçamental

"O ministro da Saúde perdeu a mão nisto tudo"

1.761
PSD e CDS não perdoam o Governo pelo congelamento nas despesas de investimento nos hospitais, mas lembram que o SNS já estava em rutura há muito tempo. Bloco de Esquerda quer ouvir ministro.
Execução Orçamental

Governo aperta cinto na saúde em nome do défice

5.035
Os hospitais terão de pedir autorização ao Governo para fazer qualquer tipo de investimento até ao fim deste ano, incluindo repor algo que se avarie. E condiciona reposição de stock de medicamentos.
Execução Orçamental

Especial/ Impostos e hospitais pressionam execução do OE

317
A análise fina da execução orçamental até agosto de 2016 revela que há problemas na receita fiscal. Sobretudo nos impostos indiretos, bem abaixo do previsto. A dívida dos hospitais está de regresso.
Execução Orçamental

PSD acusa Centeno de "falsear" dados da execução

O vice-presidente da bancada do PSD Leitão Amaro acusou o ministro das Finanças de falsear os dados da execução orçamental e recorrer "a truques", afirmando que não estão em linha com o OE para 2016.
Défice

Sai hoje execução orçamental até agosto 

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje o valor do défice orçamental até agosto, em contas públicas. O Governo pretende fechar o ano com um défice de 2,2% do PIB, mas contas nacionais.
Execução Orçamental

Despesa está "controladíssima", avança Mendes

186
A informação foi dada por Luís Marques Mendes, no seu comentário televisivo, que também adiantou que Bruxelas está a exigir ao Governo um défice de 1,4% no próximo ano.
Execução Orçamental

Especial/ Execução orçamental. Tudo na mesma, fora da Caixa

Na execução orçamental de julho, não houve grandes alterações em relação ao mês anterior. Mas reforçou-se a ideia de que não haverá propriamente consolidação orçamental em 2016.
Execução Orçamental

DGO divulga execução orçamental até julho

Segundo a síntese da execução orçamental de junho, as administrações públicas registaram um défice quase 3 mil milhões de euros na primeira metade do ano.
Execução Orçamental

Ana Catarina Mendes: execução está a ser cumprida

Ana Catarina Mendes, secretária-geral do PS, diz que a execução orçamental está a ser cumprida com êxito e refere-se aos alertas da UTAO como "fantasmas" lançados sobre a economia do país.
Execução Orçamental

Da ausência de sanções à quarta bancarrota

573
Se o rumo não for alterado, a única coisa certa será a quarta bancarrota do Estado português em quatro décadas de democracia. A responsabilidade principal será, naturalmente, portuguesa.
Execução Orçamental

O défice, esse popular desporto nacional

175
Olhar para o equilíbrio contas públicas como algo que opõe os “bons” que fazem mais despesa aos “maus” que querem menos défice é um traço cultural que não pára de nos trazer amargos de boca.
Défice

O lado B das contas do Orçamento

191
Seis meses volvidos, a execução orçamental de 2016 parece um disco pedido. Mas falta conhecer o lado B para saber se as promessas de Centeno chegam para evitar as sanções de Bruxelas.
Execução Orçamental

Partidos reagem aos dados da execução orçamental

Os partidos começam a reagir aos dados da execução orçamental. O PSD fala numa economia "à beira da estagnação", mas o PS fala em dados positivos, apesar de um "exercício orçamental difícil".
Execução Orçamental

DGO divulga hoje execução orçamental

Esta segunda-feira vai ficar-se a saber qual o défice orçamental, em contas públicas, registado na primeira metade do ano.
António Costa

Já vimos este filme. E não acabou bem

3.588
De repente o "optimista irritante" passou a pessimista envergonhado. O que não deveria surpreender quem conhece os alçapões que se podem esconder por trás do discurso da "execução orçamental exemplar"
Orçamento do Estado

Especial/ Execução orçamental de maio. Desvios no horizonte?

196
Há alguns desvios potenciais para o fim do ano que se começam a manifestar e convém ir acompanhando de perto, nomeadamente nos impostos e nos salários.
Execução Orçamental

PSD defende que défice até maio aumentou

654
O PSD contestou os dados de execução orçamental do governo e diz que, somando os atrasos no pagamento de dívida comercial e dos reembolsos do IRS, o défice será superior face ao período homólogo.
Execução Orçamental

Finanças. Défice caiu 453 milhões até maio

580
Nota do Ministério das Finanças sobre execução orçamental até maio diz que défice público registou desagravamento de 453 milhões de euros face a maio de 2015. Receita cresceu 1,6%. Despesa subiu 0,1%.
Crescimento Económico

Isto já está a correr mal

532
Sem aumentos dos stocks das empresas, a economia teria estagnado no primeiro trimestre. E o investimento encontra-se 2,2% abaixo do seu valor no primeiro trimestre do ano passado.
UTAO

Alterações dos partidos ao OE custam 39 milhões

Análise da UTAO ao primeiro trimestre de execução mostra dívidas a fornecedores a subir. São cerca de 360 milhões de euros a mais. Peritos também contabilizaram o valor de propostas partidárias ao OE.
Execução Orçamental

Marcelo: execução orçamental refere-se a OE 2015

171
O Presidente da República considera que os dados da execução orçamental referem-se ao orçamento anterior. O OE de 2016 só começou a ser aplicado depois do período em análise.
Execução Orçamental

Défices para todos os gostos. Com e sem Banif

Muito. Pouco. Mais ou menos. É a questão fundamental para se perceber o ponto de partida da execução orçamental deste ano. Os socialistas dizem que foi mais de 3%, a direita garante que foi menos.
Execução Orçamental

Receitas cresceram em fevereiro. Saldo é positivo

Receita do Estado aumentou em fevereiro deste ano. O Estado voltou a não registar défice no segundo mês do ano, mas houve um aumento da despesa.
Execução Orçamental

PSD: boa execução orçamental vem de 2015

O PSD lembrou que a execução orçamental de janeiro, devido ao regime de duodécimos atual, diz respeito ao Orçamento do Estado de 2015, com PSD e CDS-PP então no governo, um "orçamento que teve bons resultados".
Orçamento do Estado

Défice cai 2,5 mil milhões à custa de mais receita

Défice orçamental em contabilidade pública caiu mais de 2,5 mil milhões de euros entre 2014 e 2015. Quase 74% desta redução vem do aumento da receita com impostos.
Sobretaxa do IRS

E o reembolso da sobretaxa vale? Zero

Não é surpresa, mas a conclusão só é oficial agora. A execução fiscal de dezembro confirma que não haverá devolução da sobretaxa cobrada em 2015. Receita ficou 130 milhões abaixo, por culpa do IRS.
Economia

Especial/ Orçamento novo, procedimentos velhos?

O OE para 2016 está ensombrado pela hipótese de a UE manter o país sob défice excessivo. Os eventos das últimas semanas e um grau de incerteza maior abalam a esperança num tempo de maior prosperidade.
Execução Orçamental

PS: garantia de Passos não oferece segurança

O presidente do PS advertiu hoje que as garantias do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho sobre um défice abaixo de 3% não oferecem qualquer segurança.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site