Moçambique

Moçambique

Inundações podem afetar 30 mil pessoas

A Gestão de Bacias Hidrográficas moçambicana lançou um alerta para inundações que podem afetar 30 mil pessoas no norte do país. O nível dos caudais subiu devido à forte chuva que caiu na segunda-feira
Moçambique

Maputo tem novo atendimento para vistos Schengen

Os pedidos de visto Schengen de curta duração para entrar em Portugal feitos em Maputo vão ser feitos num novo escritório da empresa VFS Global. Ao preço normal vai acrescer uma taxa de 30 euros.
Moçambique

Depressão tropical deixa 20 mil pessoas sem casa

Mais de 20 mil pessoas ficaram sem casa depois de uma depressão tropical atingir o norte de Moçambique. O Governo moçambicano emitiu um alerta laranja.
África

Moçambique e Zimbabué querem reforçar cooperação

Os presidentes dos dois países africanos querem reforçar a cooperação económica bilateral. Emmerson Mnangagwa está em Moçambique para uma visita de trabalho.
Moçambique

Quatro polícias detidos por suspeita de homicídio

Quatro polícias moçambicanos foram detidos por suspeita de homicídio. Trata-se do comandante do distrito de Maxixe, do seu adjunto e de dois agentes do setor.
Moçambique

Moçambique. Contração da economia real

A crise da dívida é o principal ponto de análise no que diz respeito a Moçambique, com o Banco Africano de Desenvolvimento a salientar os enormes efeitos do incumprimento financeiro do país.
Moçambique

Gás doméstico mais barato e gasolina mais cara

O preço do gás doméstico vai descer, mas o custo da gasolina vai aumentar na quarta-feira, em Moçambique, anunciou o Governo em comunicado esta terça-feira.
Moçambique

Detidos cinco caçadores furtivos em Moçambique

Cinco caçadores furtivos foram detidos pela polícia de Manica, centro de Moçambique, numa reserva para caça desportiva. Foram ainda apreendidas 14 armadilhas mecânicas e caseiras.
Moçambique

Mnangagwa visita Moçambique quarta-feira

O Presidente interino do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, realiza na quarta-feira uma visita de trabalho a Moçambique que inclui uma reunião com o chefe de Estado, Filipe Nyusi.
África

Guerras dizimam fauna em África

Os conflitos nos últimos 65 anos em África afetaram 70% dos parques naturais no continente e dizimaram as respetivas faunas e florestas, indica um estudo sobre biodiversidade nas reservas africanas.
Moçambique

Cadernos eleitorais de Nampula são uma "confusão"

O CIP classificou como sendo uma "confusão" os erros constantes nos cadernos eleitorais que serão usados para a eleição intercalar do próximo dia 24 no município de Nampula, norte de Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Ataque de grupo armado faz 5 mortos

Morreram cinco pessoas na sequência de um ataque de um grupo armado, no nordeste de Moçambique. Ao que tudo indica, o grupo será o mesmo que atacou a sede de Mocimboa da Praia a 5 de outubro de 2017.
Moçambique

Human Rights Watch critica Moçambique

Diretor da Human Rights Watch defende que Moçambique vai continuar a viver em "incerteza e medo", enquanto não forem apontados os responsáveis por violações aos direitos humanos.
Moçambique

Discussão sobre descentralização está perto do fim

O presidente moçambicano referiu que a discussão sobre a descentralização nas negociações de paz com a oposição está perto do fim. Filipe Nyusi esteve reunido com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Moçambique

Maputo e Matola em risco de restrições de água

A disponibilidade de água em Maputo e Matola vai reduzir de 80% para 60% se a chuva continuar abaixo do normal. Em algumas zonas, o armazenamento de água caiu 10% nas últimas semanas.
Moçambique

Sentença no homicídio de procurador proferida 

O Tribunal Judicial da Província de Maputo profere esta sexta-feira a sentença relativa ao homicídio do procurador Marcelino Vilanculo, morto em abril de 2016 na cidade de Matola, arredores de Maputo.
Moçambique

Província de Gaza fatura 3,5 milhões com o turismo

A província de Gaza, no sul de Moçambique, faturou 3,5 milhões de euros graças ao turismo. 95% dos hotéis da região estiveram lotados durante a quadra do Natal e ano novo.
Moçambique

Exonerada embaixadora de Moçambique em Portugal

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou Fernanda Lichale do cargo de embaixadora de Moçambique em Portugal, informa um comunicado da Presidência enviado à Lusa.
Moçambique

Presidente da Associação de Polícias raptado

Dois homens raptaram e agrediram o presidente da Associação de Polícias de Moçambique. Seis horas depois, Nazário Muanambane foi deixado numa praia e obrigado a levantar 5 mil meticais.
Moçambique

Chuvas fazem 14 mortos em Moçambique

O número de mortes na sequência das chuvas que caem em Moçambique subiu de oito para 14, disse à Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.
Moçambique

Ligação ferroviária à África do Sul interrompida

A circulação de comboios na linha de Ressano Garcia, que liga Moçambique à África do Sul, está interrompida na sequência da chuva forte que caiu na noite de segunda-feira em Maputo.
Moçambique

Detidos 24 suspeitos de ataques a postos policiais

Foram detidos 24 suspeitos de envolvimento nos ataques de Mocímboa da Praia. A 3 de janeiro, um grupo desconhecido atacou postos policiais e sitiou a vila durante dois dias.
Moçambique

10 milhões de dívida em horas extraordinárias

O Governo moçambicano pagou 10 milhões de euros de dívida em horas extraordinárias aos professores. A dívida correspondia aos anos letivos de 2016 e 2017.
Moçambique

Banco de Moçambique alerta para riscos da bitcoin

O Banco de Moçambique alertou para os riscos de utilização da bitcoin. O banco central esclareceu que não fiscaliza as atividades e transações efetuadas com moeda virtual.
Moçambique

Moçambique. Cálculo da pensão por velhice baixa

O cálculo da pensão por velhice vai baixar de 120 para 60 meses de desconto em Moçambique, com a vigência do novo regulamento da Segurança Social Obrigatória.
Moçambique

Moçambique. 22.500 concorrem à maior universidade

Mais de 22.500 candidatos iniciam a disputa por 2.870 vagas para ingressar na Universidade Eduardo Mondlane, a maior e mais antiga instituição pública de ensino superior em Moçambique.
Moçambique

Produção da Hidroelétrica de Cahora Bassa cai 

A produção de energia da Hidroelétrica de Cahora Bassa caiu em 2017, devido à situação de seca que "fez com que o ano se iniciasse com um nível de armazenamento historicamente baixo".
Moçambique

Presidente elogia profissionais de saúde

O presidente moçambicano elogiou o patriotismo e a dedicação dos profissionais de saúde do país. Filipe Nyusi acredita que a entrega destes profissionais tem contribuído para a redução de doenças.
Moçambique

Moçambique. Queda de avioneta provoca 7 feridos

Sete ocupantes de uma avioneta ficaram feridos depois de esta sofrer uma queda, em Moçambique. O piloto da aeronave saiu ileso e está a ser ouvido pela comissão de inquérito.
Moçambique

Fim do arrendamento de casas para dirigentes

As novas medidas foram anunciadas a 6 de dezembro pelo ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, mas os pormenores só esta semana ficaram conhecidos, com a divulgação do decreto.
Língua Portuguesa

"Incêndios" é a Palavra do Ano de 2017

203
Na hora de escolher a palavra que melhor define 2017, os portugueses não conseguirem esquecer a tragédia deste verão. A iniciativa "Palavra do Ano", da Porto Editora, celebra a 10ª edição em 2018.
Moçambique

Mais de 50 crianças violadas na quadra festiva

Mais de 50 crianças foram violadas entre 20 de dezembro e 2 de janeiro, em Moçambique. As autoridades moçambicanas registaram 115 casos de violência sexual, contra 154 do mesmo período do ano passado.
Moçambique

Presidente moçambicano felicita George Weah

Filipe Nyusi felicitou George Weah pela vitória nas eleições presidenciais da Libéria. O presidente moçambicano considera a eleição um reflexo claro da confiança do povo liberiano em Weah.
Moçambique

Consulado em Maputo adjudica vistos à VFS

O Consulado de Portugal em Maputo anunciou ter assinado com a empresa internacional VFS um contrato que lhe atribui a tarefa de receção de processos de pedido de visto Schengen com destino a Portugal.
Moçambique

Moçambique. Drones na monitorização das cheias

A utilização dos drones nas áreas inundadas permite o acompanhamento da situação em tempo real, de forma a dar "uma resposta adequada e em tempo útil".
Moçambique

Moçambique. Títulos da dívida anulam perdas  

A recuperação face à desvalorização iniciada em outubro de 2016 é simbólica porque evidencia a expectativa dos investidores de que o país volte a ter disponibilidade financeira para pagar as dívidas.
Moçambique

Tanzânia defende "medidas necessárias" na Mocímboa

O ministro da Defesa da Tanzânia defendeu na terça-feira a tomada de medidas necessárias contra cidadãos do seu país que integram grupos armados suspeitos de realizarem ataques no norte de moçambique.
Moçambique

170 mil jovens para Serviço Militar Obrigatório 

O recenseamento militar em Moçambique começa quinta-feira. O universo de jovens previsto para o Serviço Militar Obrigatório, este ano, corresponde a 29% do total de 583 mil jovens que fazem 18 anos.
Moçambique

Moçambique. 24 pessoas morreram nas estradas

24 pessoas morreram nas estradas moçambicanas durante a quadra festiva. Registaram-se 28 acidentes, mais de 30 pessoas detidas e quatro armas de fogo apreendidas.
Moçambique

Marcelo dá condolências por morte em Moçambique

O Presidente da República apresentou hoje condolências à família da portuguesa que morreu após um assalto à sua residência em Chimoio, na província moçambicana de Manica.
Moçambique

Portuguesa de 77 anos morta em Moçambique

274
Uma mulher portuguesa de 77 anos foi morta durante um assalto na sua residência em Chimoio. O secretário de Estado das Comunidades garantiu que ambos os casos não estão relacionados.
Moçambique

Presidente de Timor-Leste apela à paz

O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lú Olo, apelou "às forças vivas" do país para que reflitam sobre a situação política atual e contribuam para a paz e estabilidade.
Moçambique

Moçambique. Presidente elogia esforço pela paz

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, aponta a "consolidação de esforços para paz" nas negociações com a Renamo, maior partido de oposição, como um dos principais feitos do seu Governo.
Moçambique

Corpo de portuguesa já pode ser trasladado

O corpo da cidadã portuguesa morta em Moçambique já pode ser trasladado para Portugal, uma vez que as autoridades já concluíram a autópsia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.
Moçambique

Portuguesa morta. Marcelo apresenta condolências

130
Marcelo Rebelo de Sousa apresentou condolências à "família de Inês Botas, a cidadã portuguesa raptada e assassinada em Moçambique, onde trabalhava ao serviço da empresa Ferpinta".
Moçambique

Portuguesa desaparecida em Moçambique estará morta

119
A mulher, que trabalhava numa empresa portuguesa, foi raptada e terá sido morta. Marcelo Rebelo de Sousa falou de manhã com a família de Inês Botas, que receberá "todo o apoio".
Moçambique

Moçambique. Autoridades descobrem mais 4 corpos

Foram encontrados mais quatro corpos no mesmo local onde, a 23 de dezembro, foram encontrados outros 13. As autoridades resgataram também duas pessoas com vida, que foram levadas para o Hospital.
Moçambique

Moçambique. 8 pessoas morreram devido ao mau tempo

As oito mortes ocorreram em consequência de descargas elétricas. Segundo as informações, mais de 119 casas, cinco igrejas e sete mesquitas foram destruídas nas províncias de Nampula e Cabo Delgado.
Moçambique

Moçambique: economia de crescimento modesto

Moçambique está a converter-se numa economia de crescimento modesto, depois de anos enquanto país de rápido crescimento. O crescimento do PIB moçambicano deve este ano cair para 3,1%
Moçambique

Descobertos corpos no centro de Moçambique

As autoridades de Sofala, no centro de Moçambique, encontraram vários corpos abandonados. Os corpos são de homens de origem somali que terão entrado ilegalmente no país.
Moçambique

Moçambique. 15 mortos nas estradas durante o Natal

A polícia moçambicana registou 15 mortos e 28 feridos nas estradas do país durante o Natal. Entre as principais causas dos acidentes estão o álcool e o excesso de velocidade.
Moçambique

Moçambique. Dhlakama denuncia esquadrões da morte

Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, denuncia a reativação de esquadrões da morte, com o aparecimento de novos casos de raptos e assassinatos e a descoberta de corpos ao abandono no centro de Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Acusações de corrupção 

O Ministério Público moçambicano acusa o presidente do Instituto Nacional da Segurança Social de corrupção. Em causa está a compra de quatro aeronaves.
Moçambique

Moçambique. Presidente apela à paz e união no país

Na mensagem de Natal, Filipe Nyusi apelou à paz em Moçambique e à união dos moçambicanos. O presidente considera que o país precisa de pessoas capazes "de se adaptar às mudanças".
Moçambique

Deputados britânicos preocupados com especulação

Deputados britânicos assinaram uma moção em que expressam preocupação com o risco de "fundos abutres" que possuem títulos de dívida moçambicana explorarem a situação financeira do país.
Moçambique

Moçambique sem ajuda do FMI até às eleições

Economist Intelligence Unit considera que é improvável que os doadores internacionais recomecem a financiar Moçambique enquanto o Fundo Monetário Internacional não o fizer.
Moçambique

Moçambique. Nyusi nomeia ministro da Indústria

O Presidente moçambicano nomeou Ragendra de Sousa para ministro da Indústria e Comércio, divulgou, em comunicado, o gabinete da Presidência da República.
Moçambique

Moçambique. 7 mil garimpeiros deportados em 2 anos

As autoridades moçambicanas deportaram sete mil estrangeiros que se dedicaram ao garimpo nos últimos dois anos na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Moçambique

Nyusi defende que combater corrupção é "urgente"

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu que a luta contra a corrupção "é urgente e crucial" em Moçambique, assinalando "progressos no âmbito legislativo".
Moçambique

Moçambique. Banco Mundial dá 88 milhões para saúde

O Banco Mundial vai dar mais de 88 milhões de euros para a saúde em Moçambique. O dinheiro destina-se especialmente às áreas da nutrição, saúde reprodutiva e materno-infantil.
Moçambique

Nyusi promete transparência com ganho de ENI/Exxon

O Presidente moçambicano disse na quarta-feira que o seu Governo vai utilizar com transparência os 352,7 milhões de dólares que o país recebeu no negócio entre a Eni e a Exxon Mobil.
Moçambique

Moçambique. Estado da nação é "desafiante"

O Presidente moçambicano considera que o estado da nação é desafiante, mas encorajador, assinalando que o país ainda precisa de uma paz duradoura e de superar as dificuldades económicas.
Moçambique

Moçambique. Governo baixa preço de gás e gasolina

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia refere que os novos preços têm efeito a partir de quarta-feira e que a medida mantém os preços dos restantes combustíveis usados no país.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site