Moçambique

Moçambique

Moçambique. Membros de grupo armado detidos

As autoridades moçambicanas detiveram 11 alegados membros do grupo armado que matou dois polícias e terá abatido outros quatro elementos das autoridades, no norte do país.
Moçambique

Moçambique espera duplicação das reservas de gás

Moçambique espera que em 2030 tenha descoberto o dobro das reservas de gás natural que tem hoje. O país quer aumentar as oportunidades no Médio Oriente e no subcontinente indiano.
Moçambique

Áreas de conservação moçambicanas com 3100 animais

As áreas de conservação de Moçambique já receberam este ano 3.108 animais. O país espera que a colocação de mais animais torne aquela zona mais atrativa para os turistas.
Economia

Moçambique. Decorre a Cimeira do Gás em Maputo

Moçambique deve encontrar uma estratégia de venda eficaz para o seu gás natural face às perspetivas de uma super-produção no mundo, afirmou esta quinta-feira o presidente da ENH.
Moçambique

Moçambique discute futuro do petróleo e gás

O Governo moçambicano vai reunir-se esta quinta-feira com os parceiros internacionais para discutir o futuro da indústria do petróleo e do gás. A reunião vai decorrer em Maputo.
Moçambique

Moçambique quer vender 14 mil toneladas de pescado

Moçambique exportou 13 mil toneladas em 2016. A diretora do Instituto Nacional de Inspeção do Pescado destacou o aumento da fiscalização da pesca e os bons resultados da aquacultura.
Moçambique

Moçambique. Detidos burlões de bilhetes de comboio

Duas pessoas foram presas por comprarem bilhetes de comboio em excesso para depois os venderem acima do preço tabelado, na linha que serve a região de Nissa, norte de Moçambique.
Moçambique

Moçambique lista trabalhos infantis perigosos

O Governo moçambicano aprovou em Maputo uma lista sobre trabalhos considerados perigosos para as crianças, incluindo os de natureza doméstica.
Moçambique

Continua investigação aos ataques em Moçambique

O Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique afirmou que continuam as investigações e interrogatórios visando apurar as razões por detrás dos ataques no norte do país.
Lusofonia

Angola e Moçambique são os lusófonos mais jovens

Angola e Moçambique são os países lusófonos com a população mais jovem. Portugal é o mais envelhecido; Macau é o que tem mais pessoas na faixa etária principal.
Moçambique

Moçambique. Distrito regista população após ataque

O distrito de Mocímboa da Praia, norte de Moçambique, vai realizar um registo da população, depois dos ataques às autoridades levados a cabo por um grupo armado de inspiração islâmica radical.
Moçambique

Moçambique é "paraíso seguro" para imigrantes

Moçambique tornou-se "um paraíso seguro" para imigrantes, acolhendo atualmente mais de 20 mil refugiados, considerou esta segunda-feira o Programa Alimentar Mundial.
Moçambique

Linha férrea no sul de Moçambique reabre

A linha férrea do Limpopo reabriu no domingo após uma interrupção de 15 dias para obras de manutenção, anunciou a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.
Moçambique

Moçambique discute futuro do petróleo e gás

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moçambique indicou que Maputo vai acolher, na quinta e na sexta-feira, uma reunião internacional para analisar o futuro da indústria.
Moçambique

"Empresas públicas são viáveis se houver vontade"

O advogado que representa as empresas públicas acusadas de contrair empréstimos escondidos diz que as mesmas são viáveis, mas não há vontade política. O caso atirou o país para uma enorme crise.
Moçambique

Onze pessoas mortas em tiroteio em Moçambique

Quatro polícias e outras sete pessoas morreram na tarde de quinta-feira num tiroteio na aldeia de Maculo, no distrito de Mocímboa da Praia, norte de Moçambique, disse à Lusa fonte da rádio da vila.
Moçambique

Presidente moçambicano defende reformas no turismo

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu a aposta nas reformas no turismo, para tornar o país num destino privilegiado para os turistas nacionais e estrangeiros.
Moçambique

"Empréstimos escondidos" eram, afinal, "públicos"

Os advogados das três empresas públicas envolvidas no maior escândalo financeiro da história recente de Moçambique dizem que as operações sempre foram públicas. O FMI exige a divulgação do relatório.
Moçambique

Liderar a mudança no feminino

556
Esta aposta passa por dar às jovens moçambicanas acesso à educação, por desenvolver um programa inovador para formar a nova geração de líderes que serão certamente agentes de transformação do seu país
Moçambique

Moçambique. Cólera matou 108 pessoas este ano

108 pessoas já morreram este ano vítimas de cólera. Este número contrasta com o do mesmo período do ano passado, em que foram registadas 306 mortes.
Moçambique

Moçambique alvo de radicais islâmicos insurgentes

Comunidades no norte de Moçambique estão a ser mobilizadas para se insurgirem contra o Estado e instituírem uma visão radical do Islão, descreve à Lusa um dos líderes muçulmanos da região.
Moçambique

14 deditos por morte de autarca em Moçambique

A polícia moçambicana em Nampula deteve 14 pessoas, incluindo um vereador, suspeitos da morte do autarca Mahamudo Amurane.
Moçambique

Crime capturou liberdades em Moçambique

Os sucessivos assassinatos de figuras públicas em Moçambique, sem resolução, traduzem a ideia de que o crime capturou os direitos e liberdades fundamentais, disseram dois analistas.
Moçambique

Presidente do parlamento visita Portugal

A Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macamo, parte esta segunda-feira para uma visita oficial de quatro dias a Portugal, anunciou fonte parlamentar.
Moçambique

Moçambique. Polícia detém membros de grupo armado

A polícia de Moçambique já deteve mais de 10 membros do grupo armado que na quinta-feira atacou três postos de polícia no norte de Moçambique.
Futebol

Seleção moçambicana visitou estádio de Alvalade

231
"É ótimo termos a possibilidade de conhecer este imponente estádio, porque não é todos os dias que podemos mostrar a estes atletas como é o futebol português", disse o líder da federação moçambicana.
Moçambique

Moçambique. 14 atacantes já foram mortos

O número de atacantes mortos nos confrontos registados na quinta-feira com a polícia, no distrito de Mocímboa da Praia, norte de Moçambique, subiu de dez para 14.
Moçambique

Presidente moçambicano exonera vice-ministro

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, exonerou Roque Silva Samuel do cargo de vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, anunciou o gabinete do chefe de Estado em comunicado.
Moçambique

Moçambique. Encontrados três corpos carbonizados

As autoridades suspeitam de que os homens foram linchados pela população e posteriormente queimados. No ano de 2016, a polícia moçambicana registou dois linchamentos por semana.
Moçambique

Moçambique. Homens disparam perto da polícia

Os confrontos entre um grupo armado e as autoridades começaram na madrugada de quinta-feira. A retaliação começou quando a polícia abateu dez membros do gangue.
Moçambique

Moçambique. Homicídio deve ser investigado

Amnistia Internacional lamentou o "trágico, deplorável e altamente suspeito" assassínio do autarca moçambicano anticorrupção Mahamudo Amurane, ocorrido na noite de quarta-feira.
Moçambique

Moçambique. Polícia proíbe "manifestações ilegais"

"Assistimos a uma tentativa de marcha ilegal, caracterizada por queima de pneus nas ruas", em Nampula, "mas esta tentativa foi debelada pela Polícia, porque é ilegal", disse o porta-voz da Polícia.
Moçambique

Moçambique. PR chocado com homicídio de autarca

Filipe Nyusi manifestou-se chocado com o assassinato a tiro do presidente da câmara de Nampula, exortando as autoridades a levarem os autores do crime a tribunal para uma punição exemplar.
Moçambique

Presidente diz estar perto de uma paz definitiva

O Presidente moçambicano disse que a comissão que congrega o Governo e a Renamo está a definir o roteiro para trazer ao público, considerando que há passos significativos para uma paz definitiva.
Moçambique

Moçambique propõe Orçamento para 2018

O Governo moçambicano já entregou a proposta de Plano e Orçamento do Estado para 2018. O documento encontra-se no gabinete da presidente do parlamento antes de seguir para Comissão Parlamentar.
Maputo

Maputo vai ter um sistema integrado de transportes

Um sistema que inclui autocarros e comboios está a ser preparado por um empresa privada. Os transportes vão ligar o centro da cidade aos arredores e a operação deverá começar no início de 2018.
Moçambique

Malaui e Moçambique investigam acidente em lago

As autoridades do Malaui e Moçambique estão a averiguar um incidente com pescadores moçambicanos no lago Chiuta, dividido pelos dois países.
Moçambique

Moçambique. População ataca posto de polícia

As instalações de um comando de polícia no norte de Moçambique foram atacadas na segunda-feira pela população, anunciou esta terça-feira a mesma força de segurança.
Moçambique

Confrontos entre polícia e população causam mortos

Quatro pessoas morreram e seis ficaram gravemente feridas em confrontos registados na segunda-feira entre a polícia moçambicana e a população no norte do país.
Crise em Moçambique

Quelimane enfrenta escassez de carne bovina

A cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, enfrenta escassez de carne bovina há três semanas. O matadouro está praticamente paralisado.
Moçambique

Autoridades fecham matadouro com carne estragada

A Inspeção Nacional das Atividade Económicas encontrou três mil toneladas de carne estragada num matadouro privado no município da Matola, arredores de Maputo, informou fonte da instituição.
Moçambique

Escolas abrem inscrições para novo ano letivo

O processo de matrículas para a primeira classe do ensino básico, referente ao ano letivo de 2018, arranca esta terça-feira em todo o território moçambicano.
Frelimo

Roque Silva é o novo secretário-geral da Frelimo

O vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, Roque Silva, foi eleito novo secretário-geral da Frelimo, durante o congresso do partido a decorrer na Matola, arredores de Maputo.
Moçambique

Moçambique. Eletricidade recebe 126,8 milhões

O Banco Mundial aprovou um financiamento de 150 milhões de dólares para a empresa pública Eletricidade de Moçambique. Destina-se a melhorar a capacidade e eficiência operacional da rede.
Moçambique

Frelimo quer ressocialização de militantes

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, defendeu o princípio da ressocialização de quadros condenados pela justiça por corrupção, ao invés da ostracização.
Cinema

O comboio que roubou vidas a Moçambique

102
Aquele que é considerado um dos pais do cinema moçambicano tem novo filme: “Comboio de Sal e Açúcar”, uma viagem de amor e tragédia no tempo da guerra civil. Já está nas salas.
Agricultura

Moçambique. Patrões defendem setor primário

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique defendeu a valorização de produtos primários, ligados à agricultura.
Moçambique

Moçambique. Quatro mortos em explosão de mina

Quatro pessoas morreram esta quarta-feira na província da Zambézia, no centro de Moçambique, devido à explosão de uma mina antipessoal.
Moçambique

Moçambique. 900 mil mulheres já aderiram ao plane

Pelo menos 900 mil mulheres aderiram ao planeamento familiar no primeiro semestre. As autoridades esperam abranger mais de dois milhões de mulheres entre os 15 e os 49 anos até dezembro.
Frelimo

Frelimo retoma congresso para rever atividades

Os trabalhos do 11.º congresso da Frelimo, partido no poder em Moçambique, foram retomados esta quarta-feira e têm na agenda a análise do relatório do comité central do partido.
Moçambique

Maputo. Empresa municipal recupera autocarros

A Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo vai recuperar 23 autocarros para fazer face à crise de transportes na capital moçambicana, informou hoje fonte da instituição.
Moçambique

Nyusi: combater corrupção é desafio "urgente"

O presidente moçambicano e da Frelimo, Filipe Nyusi, elegeu o combate à corrupção como o principal desafio do partido e do país e defende um crescimento de 7 a 10% ao ano.
Moçambique

Oito falsos militares detidos em marcha

Oito pessoas estão detidas na cidade de Quelimane por terem tentado fazer-se passar por militares numa marcha alusiva aos festejos do Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Moçambique

Presidente moçambicano focado na paz duradoura

O presidente Filipe Nyusi destacou as conversações com a Renamo como essenciais para a estabilidade do país. Moçambique tem sofrido surtos de violência devido a alegadas fraudes nas eleições.
Moçambique

Banco Mundial piora avaliação de Moçambique

A avaliação é feita anualmente e é na gestão económica que o país está a falhar mais. O diretor executivo do Banco Mundial disse a instituição vai ajudar Moçambique com 1,2 mil milhões de dólares.
Moçambique

Académicos desvalorizam congresso da Frelimo

Académicos moçambicanos ouvidos pela Lusa consideram que o 11.º congresso da Frelimo vai "limitar-se a produzir ajustes minimalistas" internos.
Moçambique

Moçambique espera reduzir défice orçamental em 1%

Governo de Moçambique espera reduzir o défice orçamental de 10,7% (2017) para 9,7% (2018) do PIB, deixando em aberto o leque de acordos de financiamento externo.
Moçambique

Parque das Quirimbas candidato à UNESCO

O ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Celso Correia, assinou a candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.
Moçambique

Moçambique suspende 132 professores

As autoridades de Educação da província de Nampula, norte de Moçambique, suspenderam 132 professores do ensino primário no primeiro trimestre por terem apresentado certificados de habilitação falsos.
Moçambique

Migração. Desapareceram 231 mil euros

Desapareceram 231 mil euros dos Serviços de Migração da Cidade de Maputo, que diziam respeito às receitas de março. Autoridades estão a investigar.
Moçambique

Moçambique. Oposição não criou cultura política

Um historiador francês diz que os partidos de oposição moçambicana ainda não conseguiram apresentar propostas alternativas. Michel Cahen defende que a capital do país não devia ser Maputo.
Moçambique

Moçambique. 84 dos 152 distritos já tem banco

Em 2015, apenas 69 distritos tinham pelo menos uma agência bancária. Agora são 84 os distritos com banco. Em Moçambique, apenas 36% da população adulta tem conta bancária.
Moçambique

Reino Unido quer conhecer condições do empréstimo

A diretora do Comité para o Jubileu da Dívida considerou hoje que o Governo do Reino Unido deve obrigar o Credit Suisse, que intermediou os empréstimos em Moçambique, a tornar públicos os documentos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site