Artur Mas

Catalunha

Artur Mas responde por referendo separatista

O ex-presidente da Catalunha, Artur Mas, começou a ser julgado em Barcelona por ter organizado em 09 de novembro de 2014 uma consulta considerada "ilegal" sobre a independência da Catalunha.
Catalunha

Puigdemont apela à independência da Catalunha

Carles Puigdemont, designado para presidente da Catalunha, apelou este domingo ao avanço do processo de secessão, num discurso perante o parlamento desta região espanhola.
Catalunha

Mas: "Era mais parte do problema que da solução"

Mais um dia e a Catalunha tinha de convocar novas eleições. Artur Mas decidiu retirar-se da corrida à presidência da região na data limite. Agora, diz que percebeu que era "parte do problema".
Catalunha

Artur Mas confirma: vêm aí eleições na Catalunha

A esquerda independentista da Catalunha divide-se no apoio a Artur Mas. O ainda presidente faz um ultimato: ou cedem ou convoca eleições já na próxima segunda-feira.
Catalunha

Espanha e Catalunha. Impasse ou novas eleições?

Espanha e a Catalunha vivem impasses políticos difíceis. Tanto uma como a outra estão longe de conseguirem uma solução de governo para breve — por isso, já se fala em novas eleições. ¿Qué pasa?
Catalunha

CUP diz não a Mas e a Catalunha terá de ir a votos

A CUP, esquerda anticapitalista da Catalunha, decidiu-se: não vai viabilizar um governo regional de Artur Mas. A Catalunha terá agora de voltar a eleições, pouco mais de três meses desde a última vez.
Catalunha

CUP tem empate (quase) impossível no apoio a Mas

Da terceira vez que a possibilidade de apoiar a investidura de Artur Mas foi a votos na assembleia da CUP, o resultado foi um empate: 1.515 pelo "sim", 1.515 pelo "não". Pode haver novas eleições.
Catalunha

Catalães rejeitam primeiro passo para a separação

Uma sondagem publicada pelo jornal El País aponta que a maioria dos catalães rejeita a medida aprovada pelo parlamento que permite "desobediência às instituições do Estado espanhol".
Catalunha

Catalunha. Parlamento vota rompimento com Espanha

200
Votação de hoje no parlamento catalão é o primeiro passo para a secessão da Catalunha em relação a Espanha, dizem os defensores dessa hipótese. Prevê-se um dia tenso em Espanha.
Corrupção

Tesoureiro de Artur Mas preso sem caução

O juiz Josep Bosch decretou, esta quinta-feira, a prisão do tesoureiro da Convergência Democrática da Catalunha (CDC), acusado de mediar a cobrança de comissões ilegais de 3% para o partido.
Catalunha

Artur Mas sai em defesa de tesoureiro detido

O tesoureiro da Convergência Democrática da Catalunha foi detido esta quarta-feira de manhã. O líder do partido, Artur Mas, já veio criticar o modo de atuação da Guardia Civil.
Catalunha

A derrota do independentismo catalão

Enquanto plebiscito, as eleições de ontem foram uma derrota para os independentistas catalães, e com esta derrota ninguém em Espanha ou na Europa aceitará negociar a separação da Catalunha.
Sondagens

Catalunha. Partidos independentistas com maioria

Sondagem diz que são mais as pessoas que são contra a independência. Mas, a 20 dias das eleições na Catalunha, os partidos que defendem a independência podem conseguir maioria no parlamento regional.
Espanha

60% dos catalães não acreditam na independência

As sondagens mostram que os catalães não acreditam que a independência chegue tão cedo. Artur Mas já disse que quer a Catalunha independente até 2017, mas Rajoy quer "esmagar" essas pretensões.
Artur Mas

Catalunha vai a eleições a 27 de setembro

Os catalães vão ser chamados às urnas em 27 de setembro para eleições regionais antecipadas, as terceiras em menos de cinco anos, anunciou o presidente do governo regional da Catalunha, Artur Mas.
Espanha

Catalunha avança com consulta e processa Governo

111
O Governo de Rajoy tinha pedido ao Tribunal para incluir no documento final avisos a Artur Mas sobre consequências possíveis para violações à decisão judicial.
Espanha

Artur Mas quer eleições antecipadas na Catalunha

O presidente do governo autonómico da Catalunha quer anunciar a 9 de novembro, dia da consulta popular à independência, eleições antecipadas na região para janeiro.
Catalunha

Artur Mas anuncia um referendo que não é referendo

Mas deixou cair o referendo, mas assegura que haverá votação a 9 de novembro. Rajoy falou em "excelentes notícias" sobre o recuo. Mas afirmou que as excelentes notícias "às vezes só duram umas horas".
Referendo na Escócia

Artur Mas: "Votar não divide, votar une"

Para o presidente do governo regional catalão, a Escócia deu uma "grande lição de democracia a todos" e é "o único caminho para resolver os conflitos".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site