Médio Oriente

Israel

Ahed Tamimi fica detida até julgamento

Ahed Tamimi, a adolescente palestiniana que foi filmada a bater em militares, vai ficar detida até ao julgamento. Não há ainda data para o julgamento, pelo que Tamimi pode ficar detida durante meses.
Irão

Fadista Ricardo Ribeiro estreia-se no Irão

A atuação de Ricardo Ribeiro esta terça-feira, em Teerão, "surge na sequência da crescente internacionalização do fadista, que, no ano passado, se estreou nos palcos britânicos".
Mundo

Israel critica discurso de Mahmoud Abbas

Líderes israelitas criticaram o presidente da Autoridade Palestiniana por um discurso numa reunião do Conselho Central da Organização da Libertação da Palestina contra Donald Trump e Israel.
Iraque

Bagdad. 26 mortos e 75 feridos em atentado

Um duplo atentado suicida em Bagdad fez pelo 26 mortos e 75 feridos. Este é o segundo ataque deste tipo na capital iraquiana nos últimos três anos.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel destrói túnel na fronteira de Gaza

Um túnel com uma extensão de 1,5 quilómetros situado na fronteira da faixa de Gaza foi destruído por um bombardeamento israelita. Não há registo de vítimas.
Acidentes de Aviação

Turquia. Avião quase cai ao mar durante aterragem

300
Avião voava da capital turca, Ancara, com destino à pequena cidade costeira de Trabzon. Aeronave saiu da pista e ficou a meio de uma encosta, a poucos metros da água do mar. Ninguém ficou ferido.
Acordo Nuclear

Irão não aceita mudanças no acordo nuclear de 2015

O Irão anunciou que não aceitará mudanças no acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais, depois de Trump ter dito que queria trabalhar com os aliados europeus para corrigir "falhas" no acordo.
Presidente Trump

Trump adia sanções contra Teerão

A administração de Trump terá de tomar nova decisão sobre as sanções contra o Teerão em 60 dias. Até lá, Washington pretende "trabalhar com os parceiros europeus" sobre novos termos do acordo".
Concertos

Fadista Ricardo Ribeiro estreia-se no Irão

O fadista Ricardo Ribeiro dá o primeiro concerto no Irão na próxima terça-feira. No ano passado, o músico atuou em países como a Índia, o Senegal ou a Noruega.
Recep Tayyip Erdogan

Turquia "não entregará terroristas" aos EUA

Erdogan recordou que nos últimos 15 anos a Turquia entregou aos Estados Unidos 12 suspeitos por terrorismo, referindo que, agora que pede Fethullah Gülen, os EUA "não nos dão" o terrorista.
Acordo Nuclear

Acordo nuclear com Irão "funciona", diz Mogherini

A chefe da diplomacia europeia considerou que o acordo nuclear com o Irão "funciona", num recado do bloco europeu para o Presidente dos EUA.
Sismo

Oito terramotos atingem fronteira Irão-Iraque

Sete dos terramotos ocorreram a 120 quilómetros da capital iraquiana, Bagdad. O oitavo ocorreu em Mehran, no oeste do Irão, onde quatro pessoas sofreram ferimentos ligeiros.
Israel

Netanyahu queria dar terra egípcia a palestinianos

Em 2014, Benjamin Netanyahu pediu a Obama que convencesse o Egito a dar parte do Sinai para o futuro Estado palestiniano. O primeiro-ministro israelita queria anexar a Israel boa parte da Cisjordânia.
Turquia

Erdogan: País é exemplo de liberdade de imprensa

585
O Presidente da Turquia assegurou que o seu país, onde estão detidos 165 jornalistas, é um exemplo de liberdade de imprensa e que vai continuar a pugnar pela livre expressão das ideias.
Egito

Egito. Estado de emergência por mais três meses

O estado de emergência amplia consideravelmente os poderes da polícia em matéria de detenção e vigilância e pode restringir a liberdade de movimentos.
Irão

Irão saúda mobilização contra EUA e Israel

O Guia Supremo iraniano saudou o "movimento maciço do povo" contra os "inimigos" Estados Unidos e Israel. Na passada semana, manifestações no Irão fizeram 21 mortos.
Egito

Egito constrói a sua maior ETAR

O anúncio do presidente Abdel-Fattah al-Sisi, que diz que "o Estado não permitirá uma crise da água", surge num momento de tensão com a Etiópia devido à construção de uma barragem por Adis Adeba.
União Europeia

78,9% dos turcos apoiam entrada na UE

Uma sondagem indica que 78,9% dos turcos apoiam a entrada na União Europeia apesar das crises políticas entre Ancara e Bruxelas e da dura retórica do Presidente turco.
Desastres Naturais

Mais de 50 feridos em novo sismo no Irão

Mais de 50 pessoas ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 5,1 na província de Kermanshah, Irão, que já tinha sido devastada em novembro por um terramoto de magnitude 7,3.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. Países árabes querem Jerusalem capital

Os chefes da diplomacia de seis países árabes anunciaram uma iniciativa para convencer a comunidade internacional a reconhecer um Estado palestiniano com Jerusalém como capital.
Conflito na Síria

Pelo menos 17 civis mortos em Guta na Síria

Observatório sírio indicou que pelo menos 17 civis morreram e dezenas ficaram feridos devido a bombardeamentos das forças governamentais na zona de Guta Oriental, controlada pelos rebeldes.
Turquia

Alemanha e Turquia querem retomar diálogo estreito

Chefes da diplomacia alemã e turca mostraram vontade de retomar um diálogo estreito, após um ano marcado por relações tempestuosas, depois da visita do Presidente da Turquia a Paris.
Turquia

Turquia está "cansada" de esperar pela UE

119
O presidente turco considera que o país está "cansado" de esperar por uma possível adesão à União Europeia. Erdogan disse que a Turquia "não pode implorar permanentemente uma entrada na UE".
Recep Tayyip Erdogan

Turquia acusa EUA e Israel de interferência

Erdogan afirmou que o facto de alguns países "sobretudo os Estados Unidos e Israel" se meterem nos assuntos internos do Irão e Paquistão "vira as pessoas umas contra as outras nesses países".
Irão

As teocracias também se abatem?

O Ocidente parece ter deixado de crer na universalidade do próprio modelo, de acreditar que está do lado certo da história e que tem obrigações morais de conduzir outros no mesmo sentido. Isso acabou.
Irão

Irão acusa EUA de "interferir" pelas redes sociais

Os protestos no Irão fizeram com que o governo bloqueasse o acesso às redes sociais. Uma carta enviada por Teerão à ONU refere que EUA usam as plataformas para destabilizar o país.
França

Emmanuel Macron recebe Erdogan no Eliseu

O Presidente francês recebe esta sexta-feira, no Eliseu, Recep Tayyip Erdogan, na primeira visita a França do seu homólogo turco desde o fracassado golpe de Estado de julho de 2016.
Irão

Irão. EUA pedem reunião do Conselho de Segurança

Os Estados Unidos pediram uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU devido à violência dos últimos dias no Irão. Desde quinta-feira, já morreram 21 pessoas nas manifestações no país.
Petróleo

Barril de petróleo Brent valoriza 0,22%

O preço do barril de petróleo Brent valorizou 0,22%. O preço do petróleo tem sido impulsionado nos últimos dia devido às manifestações no Irão.
Conversas à Quinta

Haverá esperança de reformas democráticas no Irão?

Multiplicam-se as manifestações de protesto no Irão e acentua-se a repressão. O quadro político ainda não é claro num país onde há complexo jogo de poderes mas que, em última análise, é uma teocracia.
Irão

Explicador/ Está a acontecer uma revolução no Irão?

149
Explicador. Os iranianos saíram à rua, sobretudo em cidades mais pequenas, durante 6 dias. Há confrontos e gritos de "morte ao ditador". Está em causa o aumento do preço dos ovos ou o próprio regime?
Conflito Israelo-palestiniano

Israel abre inquérito a morte de palestiniano

O Exército israelita anunciou a abertura de um inquérito sobre a morte de um palestiniano em cadeira de rodas abatido a tiro em Gaza durante os confrontos registados a 15 de dezembro de 2017.
Jihadismo

França quer que jihadistas sejam julgadas na Síria

Pelo menos duas jihadistas francesas, entre as quais Emilie König, detidas pelas forças curdas na Síria pediram recentemente para serem transferidas e julgadas em França.
Itália

Joias da família real do Qatar roubadas em Veneza

307
Aconteceu às 10h do último dia da exposição da coleção Al Thani, estava o Palácio Ducal de Veneza cheio de visitantes. Vídeos de segurança mostram dois ladrões. Prejuízo será de milhões de euros.
Irão

Irão. Guterres volta a pedir o fim da violência

O secretário-geral da ONU voltou a pedir calma no Irão e pediu às autoridades que respeitem o direito de manifestação. Desde quinta-feira já morreram 21 pessoas nos protestos no Irão.
Irão

ONU pressiona Irão a reduzir clima de tensão

O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos pressionou o Irão a reduzir o clima de tensão. Zeid Ra'ad Al Hussein defendeu que é necessário investigar as 21 mortes decorrentes das manifestações.
Presidente Trump

Trump: ajuda ao Irão "no momento adequado"

O presidente dos Estados Unidos declarou que a ajuda ao povo iraniano vai chegar "no momento adequado". As manifestações no Irão começaram na quinta-feira e já fizeram 21 mortos.
Turquia

Turquia. Governo avisa que UE tem de o respeitar

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia admitiu que 2017 foi um ano problemático para as relações com a UE, mas também para as relações com os Estados Unidos. E avisou que é preciso mudar.
Irão

Portugal apela a direito à manifestação no Irão

O Governo português apelou às autoridades iranianas para que respeitem o direito à manifestação e pediu "a todas as partes" que contribuam para que a "presente instabilidade possa ser superada".
Presidente Trump

Palestina diz que Cidade Santa "não está à venda"

Depois de Donald Trump ter ameaçado cortar a ajuda financeira à Palestina, esta responde que a Cidade Santa "não está à venda por ouro ou mil milhões".
Irão

Rohani espera que protestos acabem em poucos dias

O Irão é palco, desde 28 de dezembro, de grandes manifestações contra a má situação económica do país. O presidente, Hassan Rohani, disse a Erdogan esperar que os protestos acabem em "poucos dias".
Irão

Irão. Macron já falou com o PM iraniano

O presidente francês manifestou ao primeiro-ministro iraniano toda a sua "preocupação" com as vítimas mortais nos protestos no país. Em seis dias, já morreram 21 pessoas no Irão.
Irão

Irão. EUA querem reunião do Conselho de Segurança

Os Estados Unidos querem que o Conselho de Segurança da ONU reúna de emergência para discutir os protestos dos últimos dias no Irão. Em seis dias, já morreram 21 pessoas.
Irão

Guterres lamenta mortes nas manifestações no Irão

252
O secretário-geral das Nações Unidas lamentou os mortos nas manifestações em várias cidades do Irão. Em seis dias, já morreram 21 pessoas.
Geopolítica

2018. Eurasia "pressente" grande crise inesperada

136
"O mundo tornou-se um local mais perigoso", diz a consultora de riscos políticos Eurasia Group, que vê uma mudança tectónica no poder, a nível global, capaz de causar "terramotos".
Irão

Protestos. Líder supremo acusa "inimigos" do Irão 

Líder supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, acusou os inimigos da república islâmica de estarem por detrás das manifestações que já causaram pelo menos 20 mortos, e de quererem prejudicar o país.
Irão

Descontentamento interno ou ingerência externa?

148
Se o Médio Oriente já é um autêntico barril de pólvora, desestabilização no Irão poderá mergulhar a região num caos ainda mais terrível. Sugere-se pois muito cuidado às potências regionais e mundiais
Arqueologia

Selo com 2700 anos revela governador de Jerusalém

939
Um pequeno selo de barro com 2700 anos foi descoberto esta segunda-feira, na Cidade Velha de Jerusalém, e menciona a figura que todos achavam nunca ter existido.
Irão

UE espera respeito pelo direito de manifestação

Uma porta-voz da chefe da diplomacia europeia disse esperar que o direito a manifestações pacíficas e de liberdade de expressão seja garantido no Irão, onde já morreram 11 pessoas em protestos.
Síria

Síria. Dezembro foi o mês de 2017 com menos mortes

Os números foram hoje divulgados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Do número total, 178 pessoas eram menores de idade e 130 eram mulheres.
Irão

Irão. Policia morto e três feridos nos protestos

É a televisão estatal iraniana que avança com a notícia. Os protestos anti-governo têm se multiplicado e 300 pessoas já terão sido detidas.
Médio Oriente

Netanyahu deseja "sucesso" a manifestantes no Irão

202
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, desejou esta segunda feira aos manifestantes no Irão "sucesso na sua nobre busca pela liberdade".
Médio Oriente

Irão acusa Israel, EUA e Arábia Saudita

O parlamento iraniano acusou Israel, os Estados Unidos e a Arábia Saudita de fomentarem os distúrbios ocorridos nas manifestações contra a política económica do governo.
Presidente Trump

Donald Trump apela a mudança no regime iraniano

O presidente dos Estados Unidos apelou esta segunda-feira a uma mudança no regime iraniano: "O grande povo do Irão foi reprimido. Eles têm fome de alimentos e de liberdade".
Irão

Protestos no Irão já fizeram mais de 20 mortos

Manifestações anti-governo no Irão fizeram mais de 20 mortos e 450 detidos, avançam os media iranianos. Teerão avisou os manifestantes que vão pagar o preço, mas os protestos não param.
Irão

Rohani diz admitir protestos mas rejeita violência

O Presidente do Irão considerou hoje que os cidadãos que se têm manifestado em várias cidades iranianas têm direito ao protesto, mas rejeitou "a violência e a destruição de propriedade pública".
Irão

Irão. Dois mortos e acesso à internet cortado

170
É a terceira noite de protestos contra o poder. Dois manifestantes morreram e 200 pessoas foram detidas. O governo já fez saber que os manifestantes "pagarão o preço" pelos protestos.
Presidente Trump

Irão. "Regime opressivo" não vai durar para sempre

Donald Trump voltou a atacar a classe dirigente do Irão, visada por manifestações populares nas ruas de várias cidades iranianas, considerando que "os regimes opressores não duram para sempre".
Egito

Morsi condenado por insulto ao sistema judicial

O ex-presidente Mohammed Morsi e outros 18 arguidos foram condenados este sábado a cumprir uma pena de três anos de prisão por insulto ao sistema judicial. Morsi terá ainda de pagar 94 mil euros.
Síria

Síria. Rebeldes e civis abandonam zona estratégica

Mais de uma centena de combatentes abandonaram este sábado a localidade síria de BeitYin, próxima da fronteira com o Líbano e Israel, depois de as autoridades terem ordenado a evacuação da zona.
Egito

Egito. Trump condena atentado em igreja copta

O Presidente norte-americano telefonou ao homólogo egípcio para "expressar condolências" pelo atentado contra uma igreja copta no Cairo na sexta-feira. Trump reiterou apoio "contra o terrorismo".
Síria

Síria. Descobertas valas comuns perto de Raqa

As valas comuns contêm dezenas de corpos de civis e militares sírios assassinados por membros do Estado Islâmico durante a ocupação da região síria. Cadáveres foram descobertos em Wawi, perto de Raqa.
Egito

Egito. Nove mortos em ataque armado em igreja

O Governo egípcio confirmou que nove pessoas morreram num ataque contra uma igreja copta em Helwan, nos arredores da cidade do Cairo. O atacante é uma das vítimas mortais.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site