Terrorismo

Estado Islâmico

Estado Islâmico perde Raqqa, a capital do califado

O Estado Islâmico perdeu aquela que era a capital do califado, Raqqa. As milícias sírias e curdas, lideradas pelos Estados Unidos, reconquistaram a cidade e vão agora reconstruí-la.
Mundo

Mais de 300 mortos em atentado na Somália

174
O número de mortos do atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior.
Síria

Batalhas mais duras contra Estado Islâmico

As forças que combatem o Estado Islâmico travam esta segunda-feira as batalhas mais duras desde que entraram em Raqqa. Três mil civis fugiram da cidade este sábado à noite.
Terrorismo

Somália. Maior atentado de sempre soma 231 mortos

487
O ataque com um camião armadilhado realizado no sábado na capital da Somália, Mogadíscio, fez pelo menos 231 mortos e 275 feridos, o que faz dele o mais grave atentado de sempre no país.
Terrorismo

Família refém dos talibã durante 5 anos foi salva

O exército paquistanês resgatou a família de Caitlan Coleman e Josha Boyle passados cinco anos de terem sido capturados pelos talibã e mantidos em cativeiro, durante o qual tiveram três filhos.
Estados Unidos da América

Como o atirador de Las Vegas se descrevia

Quatro anos antes do ataque de Las Vegas, Stephen Paddock descreveu-se como "o maior jogador de video-poker do mundo", apostava "14 horas por dia, 365 dias" e pagava para "ter bom acesso" a um médico.
Coreia do Norte

Coreia do Norte acusa EUA de praticarem terrorismo

A Coreia do Norte acusa os EUA de serem os responsáveis pelo terrorismo no mundo. O regime alega que conseguiu evitar um ataque americano em maio deste ano que pretendia envenenar o líder Kim Jong-un.
Estrasburgo

Homem ameaça agência de notícias com explosão

Um homem ligou para a Agence France Presse a ameaçar causar uma explosão. A agência de notícias francesa informou a polícia que obrigou a evacuação da Praça Kléber no centro de Estrasburgo.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.
Síria

Forças do regime sírio entram em Mayadine

As forças do regime sírio entraram sexta-feira na cidade de Mayadine, um dos últimos bastiões do grupo 'jihadista' Estado Islâmico na Síria, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Terrorismo

Atirador de Las Vegas: namorada não sabia do plano

A namorada do atirador de Las Vegas afirmou na quarta-feira que não fazia ideia do massacre que Stephen Paddock estava a planear quando a enviou para uma viagem à Filipinas.
Estados Unidos da América

Trump desconhece ligações islâmicas do atirador

O presidente dos EUA afirmou que desconhece se o autor do tiroteio no domingo em Las Vegas, que causou 59 mortos e mais de 500 feridos, tinha algum tipo de ligação ao Estado Islâmico.
Las Vegas

As histórias de quem morreu no ataque de Las Vegas

106
Os professores que estavam de folga, os enfermeiros que gostavam de "country" e os polícias que morreram ao serviço. Os rostos e as histórias de quem morreu no atentado deste domingo em Las Vegas.
Estados Unidos da América

Trump diz que atirador de Las Vegas é "doente"

320
O presidente norte-americano, Donald Trump, classificou como um homem "muito, muito doente" o atirador que no domingo matou 59 pessoas e feriu centenas de outras num festival de música em Las Vegas.
Terrorismo

Índia. Ataque suicida em acampamento militar

Um militar morreu num ataque suicida num acampamento militar na Índia, realizado pelo grupo terrorista Jaish-e-Mohammad, que luta pela independência de Caxemira. Um terceiro atacante está barricado.
Paris

Cinco detidos após deteção de explosivos em Paris

Um morador alertou as autoridades para aquilo que seria atividade suspeita na madrugada de sábado. Um dos suspeitos estava sinalizado por radicalização.
Las Vegas

Las Vegas. As imagens do pior tiroteio dos EUA

Pelo menos 58 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas depois de um ataque num festival de música em Las Vegas. É o tiroteio mais mortífero dos EUA. Veja as primeiras imagens do atentado.
Estados Unidos da América

Papa "profundamente triste" com tiroteio

O papa Francisco declarou-se "profundamente triste" com o tiroteio em Las Vegas, nos Estados Unidos, que causou pelo menos 50 mortos e 200 feridos, evocando uma "tragédia sem sentido".
França

Não há ligação entre atacante e Estado Islâmico

Os investigadores ainda não encontraram qualquer ligação entre o autor do ataque que causou dois mortos no domingo em Marselha, França, e o grupo extremista Estado Islâmico.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque em Marselha

137
O Estado Islâmico já reivindicou o ataque à faca numa estação de comboio em Marselha, França, que causou este domingo a morte de duas mulheres.
Canadá

Canadá investiga possíveis atos terroristas

A polícia está a investigar um ataque a um agente da polícia perto de um estádio e um atropelamento de quatro peões como atos terroristas. Justin Trudeau disse estar "indignado" com o que aconteceu.
Terrorismo

Ataque à faca faz dois mortos em gare de Marselha

349
Um ataque à faca na estação de comboios de Marselha provocou dois mortos. Atacante foi abatido pelas forças de segurança. Autoridades abrem inquérito a ligação com entidade terrorista.
Estado Islâmico

Vídeo do Estado Islâmico lança novas ameaças

Suposto líder do Estado Islâmico, declarado morto pelas autoridades russas e iranianas, será o protagonista de um novo vídeo em que o grupo terrorista fala sobre as ameaças a países como EUA e Japão.
Al-Qaeda

Genro de Bin Laden condenado por terrorismo

Um tribunal federal em Nova Iorque confirmou a condenação por terrorismo de Suleiman Abu Ghaith, genro de Osama Bin Laden, por conspiração destinada a matar cidadãos norte-americanos.
Terrorismo

Imã condenado a 6,5 anos de prisão no Reino Unido

271
Um clérigo muçulmano foi condenado a seis anos e meio de prisão em Inglaterra por apoiar o Estado Islâmico e incitar ao terrorismo nos seus sermões.
Myanmar

Ataque de rebeldes rohingyas faz 52 mortos

O exército de Myanmar elevou para 52 o número de corpos recuperados e para 192 o de desaparecidos, todos birmaneses hindus, no oeste do país, após um ataque de rebeldes rohingyas.
Catalunha

ETA sobre Catalunha: é preciso aprender as lições

A organização terrorista disse esta quarta-feira num comunicado que é necessário aprender as lições da Catalunha a iniciar um processo independentista. A ETA frisou que não vai envolver-se no assunto.
Conflito Israelo-palestiniano

Três israelitas mortos por atacante palestiniano

O atacante foi abatido pela polícia pouco tempo após ter morto três agentes numa comunidade israelita perto de Jerusalém. Nenhuma organização terrorista reclamou a autoria do ataque.
Advogados

Advogados criticam nova lei

402
O Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados defendeu que a nova Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo "é incompatível com o exercício da profissão".
Venezuela

Venezuela acusa EUA de "terrorismo psicológico"

O Governo da Venezuela acusou os Estados Unidos de exercerem "terrorismo psicológico" após a decisão que proíbe a entrada no território norte-americano de diversos dos seus cidadãos.
Terrorismo

Londres. Jovem acusado de tentativa de homicídio

Ahmed Hassan de 18 anos foi formalmente acusado de tentativa de homicídio pelo ataque no metro de Londres na passada semana, que deixou 30 pessoas feridas.
Terrorismo

Londres. Polícia detém sexto suspeito do ataque

Um homem foi detido esta noite, no âmbito da investigação sobre o ataque com uma bomba artesanal numa estação de metro em Londres na sexta-feira, elevando para seis o número de detidos.
Terrorismo

Londres. Aumenta para cinco o número de detidos

Dois homens foram detidos no âmbito da investigação ao ataque de sexta-feira no metro de Londres que na sexta-feira provocou 30 feridos, elevando para cinco o número de detidos.
Londres

Londres. Detido 3.º suspeito de ataque ao metro

A polícia britânica deteve um terceiro suspeito ligado ao ataque no metro de Londres ocorrido na passada sexta-feira. O homem foi detido na cidade de Newport, no País de Gales.
Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

388
O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Terrorismo

Portugal "não está imune a atos terroristas"

A secretária-geral do Sistema de Informações da República admite que Portugal "não está imune a atos terroristas" e definiu como uma das suas prioridades a "luta contra o terrorismo internacional".
Terrorismo

Londres: segundo suspeito chama-se Yahyah Farroukh

187
O segundo suspeito do ataque em Londres é um refugiado sírio de 21 anos chamado Yahyah Farroukh e terá vivido com o outro suspeito de 18 anos com a mesma família de acolhimento.
Terrorismo

Lei contra financiamento a terrorismo já em vigor

A legislação sobre prevenção e repressão do branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo, que facilita o acesso das autoridades a informações fiscais, entra em vigor este domingo.
Londres

Dois suspeitos detidos e nível de ameaça baixa

Depois de a polícia britânica ter detido dois suspeitos de ligações ao ataque na estação de Parsons Green, em Londres, nível de ameaça baixa de "crítico" para "severo". Polícia faz buscas em Stanwell.
Londres

Suspeito detido. Operação policial em curso

Em Surrey, decorre uma operação policial ligado aos atentados do metro de Londres. Esta manhã foi detido um jovem de 18 anos por suspeitas de ligação ao ataque.
Londres

Explosão. Estação de metro em Londres reaberta

A estação de metro de Parsons Green, Londres, foi reaberta este sábado depois da explosão de sexta-feira que provocou ferimentos em 29 passageiros. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.
Terrorismo

Londres. O que se sabe sobre o explosivo

145
O engenho artesanal usado no ataque no metro de Londres continha substâncias semelhantes aos ataques de Paris, Bruxelas e Manchester mas também aos ataques de 2005 nos transportes londrinos.
Estado Islâmico

Estado Islâmico mantém "sólido" apoio na Internet

O grupo extremista Estado Islâmico conserva uma "base sólida de apoiantes dedicados" na Internet apesar das perdas no terreno na Síria e no Iraque, advertiu a Europol (Serviço Europeu de Polícia).
Londres

Quem é a mulher de cor-de-rosa ferida na explosão?

414
Ficou ferida na explosão metro de Londres mas a maquilhagem continuou impecável e os longos cabelos ruivos não saíram do sítio. Os utilizadores das redes sociais questionam-se: "Isto é a gozar?".
Fotogaleria

Imagens de uma manhã de terror no metro de Londres

219
29 é o número de pessoas que, até ao momento, ficaram feridas no mais recente ataque terrorista: uma explosão no metro de Londres, que os passageiros descrevem como uma "bola de fogo".
Terrorismo

Rússia. Alertas de bomba são terrorismo telefónico

As centenas de falsos alertas de bomba feitos pelo telemóvel contra locais públicos na Rússia são "terrorismo telefónico". Segundo a presidência, estão a ser tomadas medidas para encontrar os autores.
Terrorismo

Iraque. 50 mortos e 87 feridos em duplo atentado

O duplo atentado à cidade de Nassiriyah, no Iraque, fez 50 mortos e feriu 87 pessoas. Vários feridos estão em estado crítico. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Barcelona

A falsa vítima de Barcelona que pede dinheiro

146
Uns dias depois do atentado de Barcelona, surgiu um emocionado pedido de ajuda nas redes sociais, em que um mulher pedia dinheiro para a filha e o neto. Era tudo mentira mas ninguém sabe quem ela é.
Osama bin Laden

Hamza Bin Laden: o herdeiro do terror

134
Durante muitos anos, foi dado como morto. Agora, regressou para cumprir o legado do pai e vingar-se de quem matou o seu maior ídolo. Hamza Bin Laden é o 15º filho de Osama Bin Laden.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu: terrorismo do Irão na América Latina

O primeiro-ministro de Israel reafirmou que as ligações terroristas do Irão estão espalhadas pelo mundo inteiro, incluindo a América Latina. Benjamin Netanyahu está em visita oficial na Colômbia.
Rússia

Ameaças de bomba levam à remoção de 10 mil pessoas

Edifícios e espaços públicos em Moscovo tiveram de ser evacuados devido a um conjunto de ameaças de bomba, diz a imprensa russa. Só na terça-feira, 22 cidades russas foram alvo de ameaças.
Terrorismo

Operação antiterrorista na Sagrada Família

316
A polícia catalã ordenou a evacuação da basílica e dos arredores do monumento em Barcelona por causa de uma "carrinha suspeita". Brigada de Minas e Armadilhas confirmou "falso alarme".
Presidente Trump

Trump diz que terrorismo não intimida EUA

Os Estados Unidos não se vão deixar intimidar por terroristas. Donald Trump diz que os que o fizerem "vão juntar-se a uma longa lista de inimigos derrotados".
Mundo

Nem tão perto nem tão longe

Na formidável infantilidade com que é hábito pensar estas coisas, o mundo devia estar impecavelmente unido. Idealmente, um governo mundial que pusesse termo a todos os egoísmos nacionais.
Terrorismo

Terrorismo. Encontrado material explosivo em Paris

As autoridades francesas descobriram elementos utilizados na produção de explosivos num apartamento em Villejuif, no sul de Paris, numa operação antiterrorista em que foram detidas duas pessoas.
Terrorismo

Célula desmantelada em Espanha e Marrocos

As forças policiais espanholas e marroquinas desmantelaram uma célula jihadista numa operação em que detiveram cinco alegados terroristas em Marrocos e um no território espanhol no norte de África.
Reino Unido

Neo-nazis presos no Reino Unido eram do exército

186
Quatro membros do exército britânico foram presos esta terça-feira no Reino Unido por suspeita de ligação à Ação Nacional, um grupo de extrema-direita banido no país.
Estado Islâmico

Terrorista aliciou repórter da BBC para ataque 

108
Um jornalista da BBC manteve conversas com um terrorista que o aliciou a atuar num ataque à London Bridge, a Ponte de Londres. Investigação jornalística durou 2 anos. Contacto foi feito pelo Twitter.
Consumidores

Confiança dos portugueses cresce no 2º trimestre

222
O índice de confiança dos portugueses subiu para 82 pontos (em 100) no segundo trimestre do ano. Segundo o estudo da Nielsen, são níveis nunca antes alcançados, mas o terrorismo é a maior preocupação.
Terrorismo

Espanha. Mentor dos atentados pode estar na Europa

Os terroristas dos ataques a Barcelona podem ter recebido ordens de líder islâmico escondido pela Europa. O mais recente cenário procura saber se os terroristas contactaram algum "cérebro" do Daesh.
Estados Unidos da América

Embaixada dos EUA reagiu a rumores de terrorismo

A embaixada norte-americana em Portugal reagiu, através das redes sociais, às "falsas informações" sobre o nível de ameaça terrorista que circularam nas redes sociais na quinta-feira.
Terrorismo

França. Ministro quer franceses julgados no Iraque

Os terroristas franceses que combatem pelo Estado Islâmico que sejam detidos no Iraque devem ser julgados nesse país. O apelo foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês.
Terrorismo

Barcelona. EUA confirmam alerta de atentado

Autoridades catalãs confirmaram o que antes negaram: o aviso da CIA para um eventual ataque nas Ramblas dois meses antes do atentado em Barcelona. O documento da CIA com o alerta foi divulgado.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site