Mário Centeno

Eurogrupo

Eurogrupo. Moscovici em Lisboa na quarta-feira

O comissário europeu dos Assuntos Económicos vai estar em Lisboa na quarta-feira para reunir com Mário Centeno. O tema são as prioridades do Eurogrupo no primeiro semestre de 2018.
Eurogrupo

Super Mário ou como afinal o diabo chegou

418
Com Centeno a presidir ao Eurogrupo, é ele o diabo para a dupla Catarina/Jerónimo e vai ser o diabo explicar a mortáguas e galambas as medidas que vão ter de engolir.
Eurogrupo

"É hora de colher os frutos" da austeridade

475
Falando à CNBC na qualidade de próximo presidente do Eurogrupo, Mário Centeno pede "tempo e paciência" para continuar a reformar a zona euro.
Mário Centeno

A ignorância é uma bênção

2.043
Todos sabemos que o sistema que o dr. Costa representa prospera unicamente sobre a apatia alheia, e que, apesar dos foguetes e da propaganda, isto acabará mal. Sabemos, ou deveríamos saber.
Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo deixa Marcelo preocupado 

Liderança do Eurogrupo terá consequências inevitáveis em Lisboa. Expresso conta que o Presidente está preocupado com o Orçamento do Estado para 2019 e as muitas reivindicações em ano pré-eleitoral.
Eurogrupo

Especial/ Bastidores. Como Centeno ganhou o Eurogrupo

202
As tensões com a Europa. Os primeiros contactos em março. A tentativa de Moscovici entrar na corrida. A campanha portuguesa e os acordos que fizeram de Mário Centeno o novo presidente do Eurogrupo.
Governo

Há contratos e contratos, há Mário e há Centeno

637
Vivemos tempos extraordinários. Agora os contratos são para cumprir. Em menos de dois anos, o ministro das Finanças passa de virar a página da austeridade para líder do grupo símbolo da austeridade.
Parlamento

Centeno matou o diabo, mas vestiu-lhe a pele

132
A eleição de Centeno matou as referências da direita ao "diabo" e à falta de credibilidade do Governo no debate quinzenal. Mas Bruxelas não deixou de ser o "diabo" para a esquerda.
Mário Centeno

Deitemos foguetes por Centeno, mas tudo tem preço

1.146
Nas escolas públicas, aparecem lagartas nas sopas e serve-se carne crua porque o dinheiro não dá para tudo. Mas vai dar para em 2018 o Governo bater o recorde dos gastos com viagens.
Eurogrupo

Centeno (o verdadeiro) já tem conta no Twitter

Depois de ter sido criada uma conta falsa em seu nome – uma conta que até tentou lançar uma notícia de que Christine Lagarde, presidente do FMI, tinha morrido – Centeno já tem conta na rede social.
Eurogrupo

Os 10 trabalhos que Centeno tem pela frente

A retoma da economia europeia e o regresso da confiança à zona euro poderia dar a ilusão que Mário Centeno teria o trabalho facilitado, mas os próximos dois anos e meio serão tudo menos fáceis.
Presidente do Eurogrupo

Centeno é "rato que não ruge", diz jornal alemão

2.038
Jornal Handelsblatt defende que Centeno, tal como o seu antecessor, Dijsselbloem, vai fazer aquilo que lhe mandam, nem mais nem menos. Mais importante para o euro é o próximo ministro alemão.
Governo

Centeno presidente

Sendo a boa notícia de que Costa precisava há muito tempo, a eleição de Centeno poderá traduzir-se na desarticulação da «geringonça» e no início da competição entre o PSD e o CDS para se aliarem ao PS
Eurogrupo

Debate quinzenal e europeu com Centeno na agenda

Mário Centeno estará na agenda do debate quinzenal e europeu no Parlamento. O ministro das Finanças foi eleito para o cargo de presidente do Eurogrupo na segunda-feira.
Mário Centeno

Outro ministro socialista de um país pequeno?

623
O ministro socialista de um país pequeno pareceu apropriado para substituir o ministro socialista de outro país pequeno, e assim manter o statu quo nas instituições europeias. E depois?
Eurogrupo

Centeno? Claro que sim!

1.457
Centeno era – e é – um especialista em maquilhagem. É um economista ou financista para todas as estações. Socialismo? Vamos a isso! Neoliberalismo? Vamos a isso! Centeno não tem escrúpulos ideológicos
Eurogrupo

Como Costa atacou a UE. A "miopia" segundo Centeno

107
António Costa foi muito crítico da Europa "neoliberal", e do "vírus" da crença nos mercados. Mário Centeno agora lidera o grupo que zela pela ortodoxia, cuja política central ele disse ser "míope".
Mário Centeno

Da direita à esquerda "não há bela sem senão"

121
O PS e o Governo festejaram, os partidos à esquerda desvalorizaram a força de Centeno e a oposição aplaudiu. PSD e CDS acreditam agora mais que o Governo é cumpridor.
Mário Centeno

"Parabéns amigo!". Lá de fora para Mário Centeno

No Twitter, por carta ou pessoalmente. Em inglês, português ou ambos. De várias formas, os "parabéns" pela eleição a presidente do Eurogrupo foram dados a Mário Centeno por políticos estrangeiros.
Eurogrupo

"Está hoje virada a página", diz Costa 

648
Primeiro-ministro diz que eleição de Centeno "reconhece credibilidade internacional" do país. E confessa que lhe deu "especial prazer" depois dos comentários sobre "momento menos felizes" do ministro.
Eurogrupo

Centeno. "Nada" mudará na política orçamental

Gerador de consensos. É desta forma que Mário Centeno encara o exercício da presidência do Eurogrupo. O cargo não mudará "nada" na política orçamental de Portugal, garantiu.
Eurogrupo

Juncker. Centeno tem as "qualidades necessárias"

O presidente da Comissão Europeia felicitou Mário Centeno, afirmando-se convicto de que o ministro português "possui todas as qualidades necessárias" para liderar o Eurogrupo.
Mário Centeno

Que dizem lá fora sobre o "Ronaldo das Finanças"

131
Chamam-lhe o "Ronaldo das Finanças" ou um "socialista de alma". O português Mário Centeno é o novo presidente eleito do Eurogrupo e é notícia em jornais de vários países, de Espanha aos EUA.
Eurogrupo

Centeno: acordos com PCP e BE não estão em causa - como aconteceu

819
Mário Centeno foi eleito presidente do Eurogrupo à segunda votação. Ministro das Finanças garantiu que desempenho do cargo não vai colocar em causa acordos com o PCP e o Bloco. Costa já o congratulou.
Eurogrupo

Eurogrupo. A Europa mudou para escolher Centeno?

388
Socialista, país pequeno, Governo com comunistas. Internamente tem o discurso do fim da austeridade. A Europa mudou para ter a liderar os ministros do euro, um país que foi resgatado?
Eurogrupo

Quem manda, como funciona: 6 perguntas e respostas

França e Itália saíram de cena e o português começou a ser comentado também em Bruxelas. Agora são 19 a escolher o próximo presidente do Eurogrupo. Sabe que poderes tem e como funciona?
Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo, a direita num beco

941
A vitória de Mário Centeno é a derrota de um discurso político. Se não puder acusar a geringonça de ser irresponsável na gestão das contas públicas, que alternativa propõe a direita ao país? Nenhuma.
Eurogrupo

As gaffes e glórias de Mário Centeno

100
Do momento em que se esqueceu de dois números básicos e se riu até à redução do défice e à comparação com Ronaldo. Marques Mendes achou que a ida de Centeno para o Eurogrupo era mentira de 1 de Abril
Mário Centeno

Especial/ Os altos e baixos do "Super Mário Centeno"

186
Pouco popular à esquerda, um ilusionista para a direita. Craque dos números lá fora, um desastre de relações públicas cá dentro. Provocou calafrios a António Costa e esteve com um pé fora do Governo.
Pedro Santana Lopes

Centeno no Eurogrupo é "motivo de satisfação"

"Parece-me bem para Portugal. Sempre que um português se candidata a um cargo de relevo nas instâncias internacionais, isso deve ser motivo de satisfação", comentou Santana Lopes sobre a candidatura.
Rui Rio

Rio: eleição de Centeno será "excelente notícia"

101
"O mérito tem de ser repartido pelos dois governos. Tem de ser repartido pelo Governo anterior, por tudo aquilo que fez, e tem de ser repartido pelo Governo atual", disse Rui Rio este sábado.
Eurogrupo

Marcelo avisa Centeno para não perder rumo interno

Presidente aponta para o risco de "dispersão e votos" na eleição do próximo presidente do Eurogrupo. E diz que se Centeno ganhar, não poder perder o pé em Portugal: "É muito trabalho para ele".
PSD

Uma semana no Terceiro Mundo

1.479
Felizmente o dr. Rio dá uma ajuda: a comissão de honra e a lista de apoios declarados, repletos do pior entulho oligárquico que o partido produziu em décadas, são quase um manifesto favorável ao rival
Eurogrupo

Marcelo. Fundamental é manter rumo das finanças

Presidente da República considerou que os apoios à candidatura de Mário Centeno ao Eurogrupo são motivo de alegria. Mais importante é, como ministro, manter o atual caminho das finanças portuguesas.
Eurogrupo

Líder do PSOE apoia candidatura de Centeno

Pedro Sánchez declarou que apoia a candidatura do ministro das Finanças à presidência do Eurogrupo. O líder do PSOE disse que "seria uma boa notícia ter um ibérico" à frente da instituição.
Eurogrupo

Esquerda desvaloriza transferência de Centeno

127
Bloquistas e comunistas não vêem nada de positivo para o país na possível indicação de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo. Mas garantem que fica tudo na mesma na "geringonça".
Mário Centeno

Após a troika, irá o Eurogrupo chegar a Portugal?

Quem decide as políticas da zona Euro é, em primeiro lugar, a Alemanha e, depois, a França. Se alguém julga que Berlim vai permitir uma mudança de políticas no Eurogrupo está completamente enganado.
Eurogrupo

Candidatura de Centeno visa "reunir todos"

António Costa salientou que a candidatura portuguesa à presidência do Eurogrupo procura estabelecer consensos e "reunir todos" à volta dos desafios que a moeda única europeia enfrenta.
Eurogrupo

Centeno avança e é favorito ao Eurogrupo

878
Ministro das Finanças tem o apoio das quatro maiores economias da zona euro - Alemanha, França, Itália e Espanha - e é nesta altura quem está melhor posicionado. Candidatura é entregue hoje
Mário Centeno

FT: Centeno é favorito para Eurogrupo

120
O jornal Financial Times aponta o português como favorito à liderança do Eurogrupo. Prazo para entregar candidaturas termina esta quinta-feira, às 11 horas.
Presidente do Eurogrupo

Eurogrupo. Candidaturas terminam esta manhã

O prazo para apresentar as candidaturas ao cargo de presidente do Eurogrupo terminam esta quarta-feira. Mário Centeno, que tem sido apontado como candidato, ainda não assumiu a candidatura ao posto.
Eurogrupo

Liderança do Eurogrupo decidida na Costa do Marfim

Mário Centeno está à espera de um sinal de António Costa que, nas últimas horas, tem estado em contacto com alguns dos principais líderes europeus na cimeira União Europeia/União Africana.
Mário Centeno

Eurogrupo. Governo pondera candidatura de Centeno

O secretário de Estado Adjunto e das Finanças garante que o Governo ainda não tomou uma decisão sobre a candidatura de Mário Centeno à presidência do Eurogrupo.
Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo? Moscovici não está rendido

Não tira o tapete ao ministro das Finanças português, mas a voz forte da comissão para os Assuntos Financeiros aparece pouco rendida a Centeno. Isto a horas de se conhecer novo líder do Eurogrupo.
António Costa

As sonecas dos ministros atrás de Costa

15.464
O momento de Mário Centeno com o seu nariz. O tique de Eduardo Cabrita. E os três ministros que adormeceram atrás de António Costa. O que faltava ver da festa de dois anos do Governo em Aveiro.
Orçamento do Estado

Centeno: versão final do Orçamento é a melhor

O ministro das Finanças não tem dúvidas de que a versão final do Orçamento do Estado é a melhor. "Todos os debates em democracia tendem a melhorar os objetos sujeitos a debate", afirmou.
Eurogrupo

Marcelo. Centeno é "candidatura forte" a Eurogrupo

O Presidente da República defendeu que o ministro das Finanças, Mário Centeno, "é um grande nome" e "uma candidatura forte" à presidência do Eurogrupo, mas aconselhou a baixar expectativas.
Presidente do Eurogrupo

Costa sobre Centeno no Eurogrupo: "Vamos ver"

“Vamos ver. Neste momento, o prazo de candidaturas abriu hoje, temos até dia 30 para tomar uma decisão. Cada coisa no seu devido momento", diz Costa sobre a candidatura de Centeno ao Eurogrupo.
Hospital de Santa Maria

Estudos sobre Hospital do Seixal lançados este mês

O ministro das Finanças afirmou que "até ao final do mês" vai "dar início à primeira fase formal do investimento no Hospital do Seixal" e o impacto orçamental será "na sua esmagadora maioria" em 2019.
Presidente do Eurogrupo

Centeno tem de concorrer até ao final do mês

Carta enviada aos ministros das Finanças da zona euro diz que as candidaturas devem ser enviadas, por escrito, até ao dia 30 de novembro. Candidatura deve indicar motivações e prioridades.
Economia

Centeno alerta para taxas de juro mais elevadas

O ministro das Finanças, Mário Centeno, alertou para o ciclo de taxas de juro "mais elevadas" que pode estar a chegar, em consequência de uma melhoria da economia da Europa.
Mário Centeno

Centeno responde a Bruxelas

Mário Centeno diz que a diferença das estimativas do produto potencial feitas por Portugal e por Bruxelas é de 0,1 pontos percentuais, o que considera não ser "estatisticamente significativa".
Défice

Bruxelas avisa Centeno para riscos no défice

436
Em carta enviada ao ministro das Finanças, os comissários europeus pedem esclarecimentos adicionais até 31 de outubro. E avisam para riscos de desvio significativo no défice de 2017 e 2018.
Orçamento do Estado

CGTP quer "soluções alternativas" no OE 2018

O líder da CGTP acredita que o Executivo tem condições para incluir as "propostas alternativas" que a central sindical apresentou. Arménio Carlos afirma que "o Governo pode ir muito mais longe".
Orçamento do Estado

Centeno admite "melhorar o que é possível" no OE

Mário Centeno admite "melhorar o que é possível" no Orçamento do Estado para 2018. O ministro das Finanças esteve esta quarta-feira reunido com os parceiros sociais.
Orçamento do Estado

Mário Centeno: cativações e outras questões

Ainda que, pelo menos no papel, Mário Centeno não tenha sido tão mãos largas como muitos na maioria (incluindo no PS) desejariam, a consolidação orçamental é pouco ambiciosa e não é sustentável.
Orçamento do Estado

Centeno espera dívida abaixo dos 120% em 2019

257
Centeno espera reduzir a dívida pública portuguesa abaixo dos 120% do Produto Interno Bruto no final da legislatura, em 2019. A confirmar-se, o valor fica o dobro do previsto pelas regras europeias.
Mário Centeno

Cativações são “instrumento essencial” de controlo

217
Ministro das Finanças admite reforçar o recurso às cativações para cumprir défice de 1% em 2018. Centeno concorda com Marcelo e defende indemnizações às vitimas de Pedrógão Grande.
Orçamento do Estado

Centeno admite não participar num próximo Governo

296
Desafiado a comentar a sua participação num futuro Governo socialista, Centeno falou numa "limitação" temporal ao exercício de cargos públicos e políticos, que é "saudável para a democracia".
Orçamento do Estado

Centeno: "Não é um orçamento eleitoralista" - como aconteceu

118
Ministro das Finanças explicou o Orçamento desenhado para 2018 numa conferência que começou perto da meia noite, com quase duas horas de atraso. Não é um orçamento "eleitoralista", garantiu.
Orçamento do Estado

Centeno não abre jogo com a direita

125
O ministro das Finanças esteve cerca de cinco horas no Parlamento a ouvir os partidos. Da esquerda ouviu as últimas reivindicações sobre o Orçamento que está a negociar. À direita disse quase nada.
Ministério das Finanças

Centeno: avanços destacados são mérito do Governo

O Ministério das Finanças considerou que os avanços reconhecidos pela Comissão Europeia "decorrem da estratégia de equilíbrio seguida pelo Governo" desde o início da legislatura.
Orçamento do Estado

Horas extra na função pública continuam com cortes

O Governo vai propor aos sindicatos que o corte nos pagamentos das horas extra desça de 50% para 30%.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site