Mário Centeno

Orçamento do Estado

Centeno espera dívida abaixo dos 120% em 2019

245
Centeno espera reduzir a dívida pública portuguesa abaixo dos 120% do Produto Interno Bruto no final da legislatura, em 2019. A confirmar-se, o valor fica o dobro do previsto pelas regras europeias.
Mário Centeno

Cativações são “instrumento essencial” de controlo

217
Ministro das Finanças admite reforçar o recurso às cativações para cumprir défice de 1% em 2018. Centeno concorda com Marcelo e defende indemnizações às vitimas de Pedrógão Grande.
Orçamento do Estado

Centeno admite não participar num próximo Governo

296
Desafiado a comentar a sua participação num futuro Governo socialista, Centeno falou numa "limitação" temporal ao exercício de cargos públicos e políticos, que é "saudável para a democracia".
Orçamento do Estado

Centeno: "Não é um orçamento eleitoralista" - como aconteceu

118
Ministro das Finanças explicou o Orçamento desenhado para 2018 numa conferência que começou perto da meia noite, com quase duas horas de atraso. Não é um orçamento "eleitoralista", garantiu.
Orçamento do Estado

Centeno não abre jogo com a direita

125
O ministro das Finanças esteve cerca de cinco horas no Parlamento a ouvir os partidos. Da esquerda ouviu as últimas reivindicações sobre o Orçamento que está a negociar. À direita disse quase nada.
Ministério das Finanças

Centeno: avanços destacados são mérito do Governo

O Ministério das Finanças considerou que os avanços reconhecidos pela Comissão Europeia "decorrem da estratégia de equilíbrio seguida pelo Governo" desde o início da legislatura.
Orçamento do Estado

Horas extra na função pública continuam com cortes

O Governo vai propor aos sindicatos que o corte nos pagamentos das horas extra desça de 50% para 30%.
Novo Banco

PCP chama Centeno ao Parlamento

119
Comunistas querem que o ministro das Finanças explique o acordo-quadro com o Fundo de Resolução e em que termos o Governo vai disponibilizar recursos financeiros na operação de venda do Novo Banco
Banco de Portugal

"Objetivo dos bancos centrais é evitar crises"

Carlos Costa falou esta terça-feira sobre a independência dos bancos centrais. Declarações que surgem depois de outras, esta segunda-feira, em que dizia que "há sempre tentações de tirar o tesouro".
Banco de Portugal

Finanças reagem a receios de Costa: "Lamentável"

Governador do Banco de Portugal receia a tentação de interferência nos bancos centrais e deixou aviso. Finanças acusaram o toque e querem que Costa corrija as declarações. Voltou clima de tensão.
Défice

Centeno: CGD "não terá impacto" para Bruxelas

O ministro das Finanças disse não estar preocupado com uma eventual contabilização da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos no défice, considerando que "não terá impacto na avaliação".
IRS

Anúncio de IRS foi "insuficiente" para Jerónimo

Jerónimo de Sousa diz que a declaração do ministro das Finanças sobre o IRS foi "insuficiente". Centeno defendeu medidas adicionais para beneficiar os portugueses que "têm mais baixos rendimentos".
Presidente do Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo. "Porque não candidatar?"

Jornal "Politico" adianta algumas ideias de uma entrevista de António Costa, realizada no final da semana passada. Primeiro-ministro concorda com a ideia de criar um ministro das Finanças europeu.
Orçamento do Estado

Centeno: valorização salarial é para manter

O ministro das Finanças desvalorizou a recomendação do FMI de contenção da despesa com salários na Administração Pública, garantindo que a aposta na valorização salarial é inquestionável.
IRS

Governo estuda IRS para reformados estrangeiros

O ministro das Finanças confirma que o Governo está a estudar "já há alguns meses" a introdução de uma taxa mínima de IRS para reformados estrangeiros. Centeno fala numa "boa relação fiscal" europeia.
Enfermeiros

Centeno entende enfermeiros mas lembra orçamento

Ministro das Finanças garante que percebe as exigências dos enfermeiros, mas relembra "responsabilidade orçamental". Os enfermeiros cumprem esta sexta-feira o último dia de greve.
Mário Centeno

Centeno admite conversas sobre chefia do Eurogrupo

143
O ministro das Finanças confirmou que a possibilidade de se candidatar à presidência do Eurogrupo está em cima da mesa. Entretanto, o atual presidente Dijsselbloem disse que vai cumprir o mandato.
Banco de Portugal

Centeno. Os cidadãos vão avaliar o trabalho do BdP

117
O ministro das Finanças disse que serão os cidadãos a avaliar o trabalho do Banco de Portugal e assegurou que o Estado lhe deu todos os instrumentos necessários à sua função.
Função Pública

Sindicatos pedem reunião urgente a Centeno

A Federação de Sindicatos para a Administração Pública pediu uma reunião urgente ao ministro das Finanças para discutir, entre outros assuntos, o descongelamento das carreiras e o OE para 2018.
Forças Armadas

Centeno só autoriza contratação de 3.500 militares

164
O Ministério das Finanças deu luz verde à contratação de militares, mas 30% abaixo das necessidades reivindicadas pelas chefias. Em causa está também a verba utilizada para promoções nos quadros.
Eurogrupo

Centeno admite vir a ser presidente do Eurogrupo

395
O ministro das Finanças, Mário Centeno, admite, em entrevista ao diário espanhol El País, a possibilidade de suceder ao holandês Jeroen Dijsselbloem na liderança do Eurogrupo.
Impostos

Lista negra do fisco perde 3.400 contribuintes

171
Entre julho de 2016 e o início deste mês, a lista negra de devedores ao fisco perdeu 3.410 nomes. O "perdão fiscal" do PERES, lançado por Centeno no ano passado, é uma das razões.
Economia

A vida para além do défice

212
Mário Centeno é o único ministro que pode ir de férias convencido que cumpriu a sua missão. O terrível mês de Julho impediu o Governo de festejar a vitória na economia mas fez história.
Orçamento do Estado

Cativações. Todos contra todos, não salva ninguém

449
PSD marcou debate sobre "falta de transparência nos cortes dos serviços": uma "austeridade manhosa". PS nega cortes. BE insiste que Centeno tem de dizer onde cativou: "Explique, dê-nos uma lista".
Governo

O ilusionista desmascarado

2.119
Esta é a ocasião de restituir verdade ao debate político, e de admitir que, ao contrário do que disse a actual maioria, não há escolhas sem custos e sem riscos. As "cativações" tiveram um preço.
Orçamento do Estado

Especial/ Cativações de Centeno descativaram a esquerda

1.397
Um valor histórico, de 942,7 milhões de euros, serviu ao Governo para conseguir o défice histórico. Mas a esquerda que apoia o Governo não gostou. O que são e para que servem as polémicas cativações?
Função Pública

Precários do Estado: 19 mil pediram regularização

O ministro das Finanças avançou que "a esmagadora maioria" dos pedidos de trabalhadores para serem considerados no programa de regularização de precários do Estado chegou "por via eletrónica".
Mário Centeno

Centeno recorda Beleza, um "economista brilhante"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou o antigo ministro Miguel Beleza, que morreu na quinta-feira, como um "economista brilhante" e um precursor da economia moderna.
Fundo Monetário Internacional

Governo quer pagar mil milhões ao FMI até julho

O ministro das Finanças revelou esta sexta-feira que Portugal tenciona pagar antecipadamente, até ao final de junho, mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.
Finanças Públicas

Saída de Portugal do PDE formalizada hoje

O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) deverá formalizar hoje, numa reunião no Luxemburgo, a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo.
Governo

Costa visto lá fora: um líder cheio de boas novas

863
O primeiro-ministro mereceu o destaque da versão europeia do Politico, que descreve Costa como um líder com alguma dificuldade em lidar com tantas boas notícias. É que a esquerda está atenta.
Fact Check

Fact Check/ Offshores. Centeno e Rocha Andrade contradizem-se?

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acusou Mário Centeno e o seu secretário de Estado de se desmentirem sobre a retirada de três paraísos fiscais da lista negra das offshores. Quem tem razão?
Mário Centeno

Centeno: Orçamento vai mexer no 2º escalão de IRS

Ministro das Finanças esclarece que a medida que o Governo está a desenhar para os escalões do IRS está concentrada no segundo escalão de rendimentos, que abrange mais de um milhão de contribuintes.
PSD

Offshores. PSD quer Mário Centeno no parlamento

O PSD vai chamar ao parlamento o ministro das Finanças, Mário Centeno, com caráter de urgência, para prestar esclarecimentos sobre a retirada do Uruguai, Jersey e Man da lista de paraísos fiscais.
Eurogrupo

Especial/ Centeno no mercado de transferências

Os "empresários" de Mário Centeno conseguiram apontá-lo à presidência do Eurogrupo, mas será que as grandes ligas estão a contratar? Na sua equipa (PS e esquerda), a hipótese levanta dúvidas.
Eurogrupo

Vantagens (e desvantagens) dos sucessos de Centeno

Mário Centeno ganhou poder para garantir um Orçamento de 2018 financeiramente rigoroso. A sua ida para a presidência do Eurogrupo, em contrapartida, parece ser um presente envenenado.
Eurogrupo

Stiglitz aponta Centeno para líder do Eurogrupo

Joseph Stiglitz afirmou que "seria bom para o Eurogrupo ser liderado por alguém com um grande conhecimento da diversidade da zona euro". O economista considera que Mário Centeno tem essa capacidade.
PCP

Jerónimo não percebe autocontentamento de Centeno

O secretário-geral do PCP diz não perceber o "autocontentamento" do ministro das Finanças na questão da dívida do país, considerando que sua renegociação é uma "questão fundamental".
Mário Centeno

Centeno: "Não fecho a porta ao Eurogrupo"

Em entrevista ao jornal Expresso, o ministro das Finanças Mário Centeno afirma que não afasta ida para a presidência do Eurogrupo, embora sublinhe que a questão não esteja em cima da mesa.
Política

Já não há vida para além do défice

445
O plano é claro: viabilizar o regime português, não através da iniciativa dos cidadãos em Portugal, mas das transferências europeias, confiando na velha complacência de Bruxelas.
Finanças

Centeno: "Estou focado em trabalhar em Portugal"

199
"Portugal é que tem desempenhado um papel de Cristiano Ronaldo na Europa", disse Centeno numa entrevista à RTP3. Dívida pode estar em 100% do PIB em dez anos, prevê o ministro.
Mário Centeno

Resposta errada à crise desacreditou reformas

Mário Centeno critica, em artigo no Público, insistência em reformas estruturais durante a crise. Agora, diz, é o tempo de desenhar políticas na zona euro para apoiar desempregados e limpar bancos.
Ministro das Finanças

Centeno na presidência do Conselho de Governadores

O ministro das Finanças, Mário Centeno, assumiu a presidência do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Investimento, sucedendo ao seu homólogo da Polónia.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Centeno é como Ronaldo? "Não pensou mal"

Marcelo Rebelo de Sousa comentou a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo: "Quem quer que disse isso, por uma vez, não pensou mal".
Eurogrupo

Centeno não exclui presidência do Eurogrupo

Está reacesa a discussão. No dia em que a Comissão Europeia anunciou a saída de Portugal dos défices excessivos, Centeno disse à CNBC que não excluía a presidência do Eurogrupo. Mantém-se o tabu.
Mário Centeno

Centeno: Caixa ajudou a credibilizar Portugal

O ministro das Finanças defendeu esta segunda-feira em Bruxelas que a capitalização da Caixa não compromete a redução duradoura do défice.
Caixa Geral de Depósitos

CPI exige a Centeno que envie já documentos da CGD

383
Comissão de inquérito à CGD exige que o Governo envie "imediatamente" toda a documentação de auditorias e não só. João Paulo Correia, do PS, acusa direita de querer "sessões de porradismo político".
Dívida Pública

Portugal pode emitir dívida em moeda chinesa

562
Portugal poderá tornar-se o primeiro país da zona do euro a emitir títulos de dívida pública em moeda chinesa, o renminbi, avançou à agência Lusa, em Pequim, o ministro das Finanças.
Mário Centeno

Défice. Centeno pede a Bruxelas que avalie regras

Ministros das finanças português, espanhol, francês, e italiano apelaram à Comissão Europeia para que tenha em consideração limitações metodológicas de regras europeias para calcular saldo estrutural.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. A terceira ida de Domingues ao Parlamento

É a terceira ida ao Parlamento do gestor que foi presidente da CGD por cinco meses. Hoje regressa para falar, de novo, sobre troca de mails e SMS que já fizeram tremer Centeno. Veja em direto.
António Costa

Sim, isto é mesmo como na Grécia

2.277
Não é só em Portugal: também a Grécia festeja um resultado orçamental histórico. O método foi o mesmo: reduzir o Estado a controle, empregos, e favores para amigos, e cortar o resto sem piedade.
Mário Centeno

Centeno chamado 4 vezes. Offshores e swaps no menu

Ministro das Finanças volta a ser chamado ao Parlamento, agora para explicar acordo entre o Estado e o Santander nos swaps. Há quatro audições para fazer a Centeno. O caso das offshores é uma delas.
Caixa Geral de Depósitos

Vídeo em direto/ CGD: a nova estratégia explicada por Centeno

O ministro das Finanças está esta manhã a ser ouvido numa comissão parlamentar sobre a nova estratégia e planos de reestruturação para o banco público. Veja aqui a audição em direto.
Caixa Geral de Depósitos

Auditoria externa à Caixa abrange seis governos - como aconteceu

Ministro das Finanças revela que a auditoria independente à gestão da Caixa foi adjudicada à auditora EY que tem 15 semanas para avaliar negócios entre 2000 e 2015, abrangendo seis governos.
IRS

Centeno não se compromete com mudanças no IRS

O ministro das Finanças afirmou que as alterações nos escalões do IRS vão ser introduzidas "ao longo da legislatura", sem garantir se serão adotadas em 2018.
Offshores

Novo Banco. Há riscos nos próximos oito anos - como aconteceu

109
Ministro das Finanças admite riscos para o Fundo de Resolução nos próximos oito anos, até 3.900 milhões de euros, na venda do Novo Banco. Mas diz que não há garantia, nem impacto imediato no défice.
Eurogrupo

Dijsselbloem. Estratégia, coragem ou "palhaçada"?

449
Centeno diz que estava ocupado e Félix foi sozinho criticar Dijsselbloem. Demonstrou, diz o PSD, "reverência paroquial" e fez figura de "palhaço". O que está por detrás do duelo de sexta-feira?
Eurogrupo

Assis pressiona Costa a levar Centeno ao Eurogrupo

234
O eurodeputado socialista Francisco Assis critica o facto de António Costa ter fechado logo a porta a uma suposta sondagem para levar Mário Centeno à liderança do Eurogrupo. "É um dever moral", diz.
Função Pública

Função pública. Governo não sabe quem foi avaliado

133
Ministro das Finanças aguarda respostas dos dirigentes para saber que trabalhadores do Estado foram avaliados. Centeno culpa anterior governo. Progressões na carreira só com mérito e avaliação.
Governo

Sim, dá muito jeito ter António Costa no governo

1.759
A oligarquia portuguesa percebeu que improvisações orçamentais efémeras bastam para ir buscar dinheiro ao BCE, e que enquanto isso durar não precisará de mudar o Estado ou de libertar a economia.
Pedro Passos Coelho

Centeno líder do Eurogrupo: "Acho muitíssimo bem"

118
O Governo parece não querer, mas Passos fala da hipótese de Centeno para o Eurogrupo não vê problema nisso. O líder do PSD também desafiou o Governo a explicar venda do Novo Banco
Presidente do Eurogrupo

Eurogrupo? Marcelo prefere Centeno em Portugal

417
O Presidente da República prefere que o ministro das Finanças permaneça no cargo e não opte por ir presidir ao Eurogrupo, conforme hipótese noticiada recentemente.
Eurogrupo

Centeno sondado para Eurogrupo. Mas Costa não quer

900
O nome do ministro das Finanças português está a circular como um dos preferidos para a presidência do Eurogrupo, mas fonte do Governo diz que "para já não é prioridade".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site