António Guterres

Fome

ONU. Evitar a fome custa 1,5 mil milhões de euros

António Guterres diz que a ONU precisa de 1,5 mil milhões de euros para evitar fome em quatro países. O secretário-geral da ONU reconhece que "o financiamento não tem acompanhado as necessidades".
Coreia do Norte

"Kim Jong-un é muito mais perigoso que o pai"

358
Um analista e assessor do ministério da unificação sul-coreano garante que o líder da Coreia do Norte é "muito mais perigoso" que o pai e que é bem capaz de usar uma arma nuclear.
Nações Unidas

Guterres e Trump: o que os une e separa

António Guterres e Donald Trump foram os protagonistas dos dois discursos mais aguardados nas Nações Unidas. Um mais conciliador, outro mais confrontativo. Onde diferem as suas posições?
Nações Unidas

Guterres: "O mundo tem medo de uma guerra nuclear"

110
António Guterres conduziu esta terça-feira a sua primeira Assembleia-Geral das Nações Unidas. Falou da tensão norte-coreana e da crise em Myanmar, sem esquecer o terrorismo e as alterações climáticas.
Nações Unidas

Michel Temer e Donald Trump no debate da ONU

Cumprindo a tradição, Michel Temer é o primeiro a falar. Donald Trump tem discurso marcado, António Costa vai falar sobre o ambiente e Guterres apresenta o relatório anual da ONU.
Nações Unidas

Guterres quer mais "ambição" no Acordo de Paris

"As emissões estão a descer, mas não é o suficiente. A temperatura ainda está a aumentar. Vemos as consequências disso todos os dias", disse o secretário-geral das Nações Unidas.
Myanmar

Rohingya. A "última oportunidade" de Suu Kyi

119
António Guterres disse este domingo que se Suu Kyi não falar contra a perseguição dos rohingya no discurso que vai fazer ao país na próxima terça-feira, será tarde -- e "horrível" -- demais.
António Guterres

Guterres condena disparo de míssil norte-coreano

O secretário-geral da ONU o último tiro de míssil da Coreia do Norte, que sobrevoou o Japão e caiu no Pacífico. António Guterres vai discutir a questão com todas as partes.
Nações Unidas

Costa vai discursar na Assembleia da ONU

António Costa vai discursar na quarta-feira na Assembleia Geral da ONU. Nessa mesma manhã vai também reunir com o secretário-geral da organização, António Guterres.
Coreia do Norte

Coreia. Guterres insiste em "solução política"

António Guterres diz que a solução a ter com a Coreia do Norte tem de ser "política". O secretário-geral das Nações Unidas teme que uma ação militar cause uma "devastação" que dure gerações.
Nações Unidas

Guterres: "O mundo enfrenta graves ameaças"

O secretário-geral das Nações Unidas abriu a sessão plenária com um curto discurso onde se referiu às "graves ameaças" que o mundo enfrenta. E prometeu lutar pela igualdade de género dentro da ONU.
António Guterres

Guterres. Guerra teria "consequências espantosas"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse esta terça-feira que as consequeências de uma guerra com a Coreia do Norte seriam "demasiado espantosas".
Nações Unidas

Guterres critica os que "exploram o medo"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou as recentes manifestações supremacistas nos Estados Unidos e os políticos "que exploram o medo para ganhar votos".
António Guterres

Guterres apela ao combate ao racismo e xenofobia

172
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, instou na terça-feira ao combate ao racismo e à xenofobia na sequência dos incidentes ocorridos no fim de semana em Charlottesville.
Coreia do Norte

Guterres preocupado com "retórica de confrontação"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está preocupado com "o aumento da retórica de confrontação" em torno da Coreia do Norte e apela à redução do clima de tensão.
António Guterres

Venezuela. Guterres alerta para escalada de tensão

143
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que "os acontecimentos recentes" na Venezuela podem causar "uma escalada de tensão" e dificultar uma solução para a crise que o país vive.
António Guterres

Guterres pede esforços de todos os venezuelanos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu esta segunda-feira que "todos os venezuelanos" se esforcem para controlar a crise no país.
António Guterres

ONU condena atentados no Afeganistão e Paquistão

NO secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou os atentados ocorridos na capital afegã, Cabul, e em Lahore, no Paquistão, e manifestou o seu apoio aos governos dos dois países.
António Guterres

Guterres lamenta morte de Liu Xiaobo

António Guterres lamentou a morte do ativista chinês Liu Xiaobo, prémio Nobel da paz, que morreu vitima de cancro no hospital, sob custódia, depois de quase nove anos numa prisão na China.
Diplomacia

ONU apoia reforma na Ucrânia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, manifestou o seu apoio à reforma que está a ser realizada pelo Governo da Ucrânia e assegurou que o conflito neste país não foi esquecido.
Nações Unidas

Coreia. Guterres critica "escalada perigosa"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou vivamente o disparo pela Coreia do Norte de um míssil balístico. O Conselho de Segurança deverá reunir de urgência sobre a questão coreana.
António Guterres

ONU preocupada com situação na Guiné-Bissau

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou que a ONU acompanha "com grande preocupação" a crise na Guiné-Bissau, país que na sexta-feira suspendeu a atividade da RTP e da RDP.
António Guterres

Guterres pede sucesso nas negociações com Chipre

O secretário-geral da ONU, António Guterres, dirigiu uma mensagem aos participantes nas negociações sobre Chipre, que recomeçam quarta-feira, referindo-se uma ocasião única para a reunificação.
China

China. 15 mortos e 100 desaparecidos em derrocada

Equipas de resgate encontraram 15 cadáveres sob toneladas de escombros e rochas na sequência de um deslizamento de terras no sábado, no sudoeste da China. Há mais de 100 pessoas desaparecidas.
António Guterres

Guterres apela aos países que mantenham acordo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu que a luta contra o aquecimento global não pode parar, apelando a todos os países que se "mantenham envolvidos" no Acordo de Paris.
António Guterres

Profissionais de saúde atacados em 20 países

Ataques a hospitais, médicos, ambulâncias, feridos e doentes ocorreram em pelo menos 20 países afetados por conflitos no ano passado, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Parlamento Europeu

Guterres em Estrasburgo quer pacto para emigração

350
Secretário-geral das Nações Unidas precisa de novos parceiros. Mas isso não impediu António Guterres de fazer duras críticas à Europa pela demora na resposta à crise dos refugiados.
Parlamento Europeu

Guterres admite "dificuldades" na liderança da ONU - como aconteceu

144
O secretário-geral das Nações Unidas cumpre a sua primeira visita ao Parlamento Europeu desde que assumiu funções, em janeiro. Guterres discursou perante os eurodeputados reunidos em plenário.
Parlamento Europeu

Guterres em Estrasburgo contra “apagamento” da ONU

172
Apenas seis meses depois de assumir funções nas Nações Unidas, António Guterres sente as consequências da presença de Donald Trump na Casa Branca, diz o eurodeputado Paulo Rangel.
António Guterres

António Guterres quer encontro com Macron

O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou o vencedor das eleições presidenciais francesas, Emmanuel Macron, e disse querer reunir "num futuro muito próximo".
António Costa

Costa. Governo está a dar continuidade a Guterres

263
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quarta-feira que o Governo está a dar continuidade às políticas sociais dos executivos liderados por António Guterres.
António Guterres

Especial/ "Foi muito difícil acompanhar o ritmo de Guterres"

141
Melissa Fleming era porta-voz de Guterres quando a crise de refugiados chegou à Europa. Agora conta em livro a viagem trágica de Doaa, uma refugiada Síria. Spielberg quer contar a história.
António Guterres

Guterres na "primeira linha contra antissemitismo"

183
O secretário-geral da ONU, António Guterres, prometeu estar "na primeira linha contra o antissemitismo".
António Guterres

Trump e Guterres encontraram-se pela primeira vez

Donald Trump e António Guterres encontraram-se, pela primeira vez. A reunião aconteceu esta sexta-feira na Casa Branca. Ambos concordaram em marcar um próximo encontro.
António Guterres

Venezuela. Guterres pede "gestos concretos"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, mostrou-se preocupado com a situação na Venezuela e pediu "gestos concretos" de todos os envolvidos para resolver os problemas do país.
Nações Unidas

Líbia pode voltar ao conflito, alerta Guterres

128
Num relatório para o Conselho de Segurança, o secretário-geral da ONU diz estar preocupado com a renovada escalada militar e impasse político no país
Marcelo Rebelo de Sousa

África sabia que Guterres era símbolo do diálogo

O Presidente da República salientou o apoio dos países africanos à candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU.
Nações Unidas

Guterres apela ao diálogo na Venezuela

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou esta sexta-feira ao Governo e à oposição na Venezuela para retomarem o diálogo.
António Guterres

Secretário-geral da ONU aterra no Iraque

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta".
António Guterres

Guterres. Divisões árabes alimentam terrorismo

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, advertiu os líderes árabes que as suas divisões internas abriram a porta à intervenção externa e alimentaram o sectarismo e terrorismo.
Nações Unidas

Mário David considera "bizarra" ação de Guterres

Antigo "vice" do PPE diz que não tem "nada contra Guterres." Garante que trabalhou na candidatura de Georgieva a pedido do PPE e para ajudar uma "amiga". Critica ato de português à frente da ONU.
Sustentabilidade

Guterres apela à participação na Hora do Planeta

António Guterres defende que o Acordo de Paris é uma oportunidade sem precedentes para criar um futuro sustentável e apela à participação na Hora do Planeta, este sábado.
Jordânia

Guterres participa na cimeira da Liga Árabe

O secretário-geral da ONU, António Guterres, viaja na próxima semana para a Jordânia, onde vai reunir-se com as autoridades do país e participar na cimeira da Liga Árabe.
António Guterres

Guterres sofre primeira baixa na sua equipa na ONU

192
A secretária-executiva da Comissão Económica e Social da ONU acusou Israel de criar um estado de apartheid em relação aos palestinianos. Guterres pediu que isso fosse retirado, mas acabou em demissão.
Nações Unidas

António Guterres visita Parlamento Europeu em maio

Deslocação do português, secretário-geral da ONU, acontece a convite do presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani.
Jorge Sampaio

Demissão de Vara foi uma iniciativa de Guterres 

A demissão do ex-ministro Armando Vara do executivo de António Guterres, em dezembro de 2000, resultou de uma proposta do ex-chefe do Governo e não de uma exigência do então Presidente da República, revela o constitucionalista Jorge Reis Novais.
Jorge Sampaio

Sampaio revela que Guterres ficou "à rasca"

140
O antigo Presidente da República Jorge Sampaio revela que António Guterres ficou "absolutamente à rasca" por ter anunciado a candidatura a Belém à margem do PS, mas defende que foi a forma de "manter a independência até ao fim".
António Guterres

Guterres: mulheres sofrem "ataques à dignidade"

Guterres considerou que as mulheres estão a sofrer "novos ataques à segurança e dignidade" em todo o mundo, apontando os extremistas que as subjugam e os governos que restringem as liberdades.
Nações Unidas

António Guterres condena duplo atentado em Damasco

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, condenou o duplo atentado terrorista perpetrado no sábado, em Damasco, na Síria, e defendeu que os responsáveis de ataques a civis devem ser responsabilizados.
António Guterres

Guterres pede prioridade no "poder das mulheres"

262
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu que o "poder feminino" se transforme numa prioridade internacional para que seja alcançada a paz e uma maior proteção dos direitos humanos em todo o mundo.
António Guterres

Guterres chega à Somália para visita de emergência

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, aterrou esta terça-feira na Somália, numa visita de emergência ao país devido à fome.
Nações Unidas

ONU "mais inclusiva" a António Guterres

Entidades que se envolveram na eleição do atual secretário-geral da ONU, publicaram um relatório em que pedem a António Guterres mais espaço nas Nações Unidas para representantes da sociedade civil.
António Guterres

Guterres critica desrespeito por direitos humanos

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, avisou que o "desrespeito pelos direitos humanos é uma doença" que se está a espalhar pelo mundo e sublinhou que a "prevenção deve ser a prioridade".
Marrocos

Marrocos sai de zona de tensão no Saara Ocidental 

434
Decisão acontece depois da intervenção de António Guterres. Num comunicado oficial, o rei Mohamed VI fez saber que sai da zona de disputa com a Frente Polisário a pedido do secretário-geral da ONU.
António Guterres

Bloqueio de ex-PM palestiniano foi um "erro grave"

O secretário-geral das Nações Unidas classificou hoje como um "erro grave" a decisão dos EUA de bloquear a nomeação do ex-primeiro-ministro palestiniano como enviado da ONU na Líbia.
António Guterres

Guterres prolonga mandato de vários cargos da ONU

António Guterres anunciou que prolongou por um ano o mandato de vários cargos-chave, uma revisão completa de toda a estratégia de paz e de segurança da organização.
António Guterres

Guterres lamenta veto EUA a palestiniano Fayyad

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse "lamentar profundamente" o veto dos EUA à escolha do ex-primeiro-ministro palestiniano Salam Fayyad como enviado especial para a Líbia.
Conflito na Síria

Guterres insiste em solução política para a Síria

O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu a necessidade de se alcançar uma solução política na Síria para acabar com o terrorismo no país.
António Guterres

Guterres inicia visita a cinco países árabes

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, começou na Arábia Saudita a sua primeira visita à região, que o levará a cinco países árabes, desde que assumiu o cargo no mês de janeiro.
Guiné-Bissau

Guterres preocupado com a crise política na Guiné

O secretário-geral das Nações Unidas está "profundamente preocupado" com a crise política na Guiné-Bissau, de acordo com um relatório sobre o país que vai ser analisado pelo Conselho de Segurança.
António Guterres

Guterres visita Alemanha, Turquia e Médio Oriente

António Guterres, inicia esta sexta-feira uma visita à Alemanha, à Turquia e a cinco países do Médio Oriente, naquela que é a sua primeira viagem desde que assumiu a liderança da ONU.
Nações Unidas

Especial/ As aventuras dos (outros) portugueses na ONU

438
Escaparam a chuvas de balas, vivem com segurança 24h por dia, são "formiguinhas" que cumprem uma frase feita: trabalhar para que o mundo seja um sítio melhor. São os portugueses nas Nações Unidas.
António Guterres

Guterres vê África como esperança e não problema

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou que África é "um continente de esperança, promessa e vasto potencial", e não apenas um "prisma dos problemas".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site