António Guterres

António Guterres

Guterres: Guerra com Coreia do Norte é "evitável"

O secretário-geral da ONU disse que a possibilidade de uma guerra entre Estados Unidos e Coreia do Norte é "evitável". Contudo, António Guterres ainda não tem a certeza "de que a paz é garantida".
Colômbia

FARC. Guterres vê "compromisso total" na Colômbia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou este domingo que constatou na Colômbia que há um "compromisso total" do Governo e da ex-guerrilha das FARC para "a construção da paz".
António Guterres

Migrações dependem de cooperação internacional

António Guterres afirmou que "a gestão da migração é um dos testes mais urgentes e profundos à cooperação internacional no nosso tempo". Atualmente há 258 milhões de migrantes no mundo.
Irão

Irão. Guterres volta a pedir o fim da violência

O secretário-geral da ONU voltou a pedir calma no Irão e pediu às autoridades que respeitem o direito de manifestação. Desde quinta-feira já morreram 21 pessoas nos protestos no Irão.
Irão

Guterres lamenta mortes nas manifestações no Irão

252
O secretário-geral das Nações Unidas lamentou os mortos nas manifestações em várias cidades do Irão. Em seis dias, já morreram 21 pessoas.
Nações Unidas

Guterres alerta para novos perigos e apela à paz

266
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considera que em 2017 se observou um "caminho inverso" à paz e deixou um "alerta ao mundo" no sentido da união.
Coreia do Norte

Sanções a Pyongyang são chave para desnuclearizar

António Guterres considerou que a chave para garantir a desnuclearização da Coreia do Norte passa pela união de esforços para impor sanções e mostrou-se disponível para reunir com Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Guterres e Abe discutem diálogo sobre Pyongyang

O secretário-geral da ONU e o primeiro-ministro japonês abordaram em Tóquio a possibilidade de iniciar um diálogo multilateral sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.
António Guterres

Guterres: mais dinheiro para alterações climáticas

O secretário-geral das Nações Unidas pediu que se gaste mais no combate às alterações climáticas e menos com os combustíveis fósseis. Guterres está na cimeira Um Planeta, que decorre em Paris.
António Guterres

Guterres sobre a Coreia, Trump e Jerusalém

162
O secretário-geral da ONU deu uma longa entrevista à CNN, onde falou sobre a Coreia do Norte, Donald Trump e Jerusalém. António Guterres garante que "alguém vai ocupar o vazio deixado pelos EUA".
Nações Unidas

ONG pedem mais intervenção de Guterres

ONG ligadas às Nações Unidas fazem uma avaliação positiva do primeiro ano de Guterres como secretário-geral da ONU, mas querem que o português tenha uma voz mais ativa em questões de direitos humanos.
Nações Unidas

Guterres diz estar "pronto para o que der e vier"

138
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres disse que está "pronto para o que der e vier", admitindo que a função que ocupa é "tão difícil como esperava". O balanço de um ano de mandato.
Migrações

Migrações. Guterres lamenta saída dos EUA

António Guterres lamentou a saída dos Estados Unidos das negociações para um pacto global sobre as migrações. O acordo defende que nenhum país pode gerir a migração internacional sozinho.
Sida

Mundo vai no bom rumo para eliminar Sida até 2030

O secretário-geral da ONU, António Guterres, diz que que "o mundo vai numa boa direção" para acabar com a epidemia em 2030. Declaração assinala Dia Mundial da Sida.
António Guterres

Guterres. Cimeira UE/África não resolve relações

António Guterres admitiu que "não tem ilusões" sobre a cimeira UE/África. O secretário-geral das Nações Unidas garante que o evento não resolve quaisquer problemas de relação entre os dois blocos.
António Guterres

Guterres: "Futuro está nas mãos das crianças"

718
O secretário-geral da ONU disse num discurso para celebrar o Dia Mundial da Criança que é nas mãos destas que está o futuro do mundo e a comunidade global não pode continuar a falhar com as crianças.
António Guterres

"Falam bem de mim, mas só porque saí de Portugal"

2.362
Numa entrevista dada ao Financial Times, o atual Secretário Geral das Nações Unidas falou sobre a sua saída de Portugal, Donald Trump, Coreia do Norte e Irão.
Nações Unidas

"Temos de privilegiar defesa dos direitos humanos"

O secretário-geral da ONU defende que a estratégia anti-terrorismo tem de respeitar os direitos humanos. António Guterres falou na importância da cooperação internacional e de uma maior prevenção.
Nações Unidas

Guterres quer que rohingyas voltem à Birmânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou a líder de facto da Birmânia, Aung San Suu Kyi, a permitir o regresso ao país de centenas de milhares de rohingyas que fugiram do país.
Nações Unidas

Guterres. "Impunidade nos ataques a jornalistas"

O secretário-geral da ONU denunciou a "impunidade" existente nos ataques a jornalistas. Entre 2006 e 2016, foram assassinados 930 jornalistas.
Web Summit

Web Summit: Guterres e dois robots entre oradores

108
A conferência de tecnologia e inovação decorre pelo segundo ano consecutivo em Lisboa e na lista de oradores constam inúmeras personalidades de relevo e ainda os robots Einstein e Sophia.
Nações Unidas

Guterres condena ataque no Mali

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou na quinta-feira o ataque no Mali em que morreram três 'capacetes azuis' e outros dois ficaram feridos, todos naturais do Chade.
António Guterres

Guterres enaltece trabalho dos capacetes azuis

António Guterres enalteceu o trabalho dos milhares de capacetes azuis mobilizados para a República Centro-Africana, uma das missões mais perigosas da ONU e que conta com 160 portugueses.
Nações Unidas

Guterres visita República Centro-Africana

António Guterres começa esta terça-feira a sua primeira visita a uma missão de manutenção da paz da ONU, na República Centro-Africana. Portugal está presente naquele país com 160 militares.
Nações Unidas

Trump elogia "trabalho espetacular" de Guterres

197
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmando que este tem feito um trabalho "realmente espetacular" na organização.
António Guterres

Guterres reúne-se na sexta-feira com Trump

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reúne-se na sexta-feira com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, anunciou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.
Política

O dia em que Jorge Coelho pediu a demissão

1.579
Há 16 anos, a família tentou dissuadi-lo. Até Guterres tentou dizer que a culpa de Entre-os-RIos não era do ministro. Hoje, António Costa diz que demitir a ministra seria uma "infantilidade.
Guiné-Bissau

Guiné. Partidos pedem intervenção à ONU

Um grupo de partidos da Guiné-Bissau pediu, através de uma carta endereçada à ONU, a intervenção da comunidade internacional na aplicação dos acordos de Bissau e Conacri.
Nações Unidas

Guterres condena atentado terrorista na Somália

121
O Secretário-geral das Nações Unidas condenou o atentado terrorista na capital da Somália, Mogadíscio, que provocou pelo menos 231 mortos. Guterres pediu união contra o terrorismo no país.
Myanmar

Reunião na ONU para abordar crise dos rohingyas

França e Reino Unido são os países organizadores e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai estar presente. Mais de 500 mil rohingyas, metade da população, já fugiram para o Bangladesh.
Iémen

ONU inclui coligação saudita em "lista negra"

Há um ano, as Nações Unidas decidiram não incluir a coligação saudita no Iémen nesta lista. Agora, surge junto de outras partes do conflito iemenita, bem como grupos armados e terroristas.
Web Summit

António Guterres confirmado no Web Summit

António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas, é a última confirmação na lista de oradores do Web Summit, evento que se realiza em Lisboa entre 6 e 9 de novembro.
António Guterres

Guterres pede inquérito a violência nos Camarões

António Guterres pediu às autoridades dos Camarões para investigar os atos de violência deste domingo, que resultaram na morte de 17 pessoas. O secretário-geral da ONU disse estar preocupado.
Arabia Saudita

Trump elogia decisão que autoriza sauditas a guiar

O Presidente norte-americano considerou a medida "um avanço positivo para a promoção dos direitos das mulheres na Arábia Saudita". António Guterres também se mostrou satisfeito com a decisão.
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Fome

ONU. Evitar a fome custa 1,5 mil milhões de euros

António Guterres diz que a ONU precisa de 1,5 mil milhões de euros para evitar fome em quatro países. O secretário-geral da ONU reconhece que "o financiamento não tem acompanhado as necessidades".
Coreia do Norte

"Kim Jong-un é muito mais perigoso que o pai"

358
Um analista e assessor do ministério da unificação sul-coreano garante que o líder da Coreia do Norte é "muito mais perigoso" que o pai e que é bem capaz de usar uma arma nuclear.
Nações Unidas

Guterres e Trump: o que os une e separa

António Guterres e Donald Trump foram os protagonistas dos dois discursos mais aguardados nas Nações Unidas. Um mais conciliador, outro mais confrontativo. Onde diferem as suas posições?
Nações Unidas

Guterres: "O mundo tem medo de uma guerra nuclear"

110
António Guterres conduziu esta terça-feira a sua primeira Assembleia-Geral das Nações Unidas. Falou da tensão norte-coreana e da crise em Myanmar, sem esquecer o terrorismo e as alterações climáticas.
Nações Unidas

Michel Temer e Donald Trump no debate da ONU

Cumprindo a tradição, Michel Temer é o primeiro a falar. Donald Trump tem discurso marcado, António Costa vai falar sobre o ambiente e Guterres apresenta o relatório anual da ONU.
Nações Unidas

Guterres quer mais "ambição" no Acordo de Paris

"As emissões estão a descer, mas não é o suficiente. A temperatura ainda está a aumentar. Vemos as consequências disso todos os dias", disse o secretário-geral das Nações Unidas.
Myanmar

Rohingya. A "última oportunidade" de Suu Kyi

119
António Guterres disse este domingo que se Suu Kyi não falar contra a perseguição dos rohingya no discurso que vai fazer ao país na próxima terça-feira, será tarde -- e "horrível" -- demais.
António Guterres

Guterres condena disparo de míssil norte-coreano

O secretário-geral da ONU o último tiro de míssil da Coreia do Norte, que sobrevoou o Japão e caiu no Pacífico. António Guterres vai discutir a questão com todas as partes.
Nações Unidas

Costa vai discursar na Assembleia da ONU

António Costa vai discursar na quarta-feira na Assembleia Geral da ONU. Nessa mesma manhã vai também reunir com o secretário-geral da organização, António Guterres.
Coreia do Norte

Coreia. Guterres insiste em "solução política"

António Guterres diz que a solução a ter com a Coreia do Norte tem de ser "política". O secretário-geral das Nações Unidas teme que uma ação militar cause uma "devastação" que dure gerações.
Nações Unidas

Guterres: "O mundo enfrenta graves ameaças"

O secretário-geral das Nações Unidas abriu a sessão plenária com um curto discurso onde se referiu às "graves ameaças" que o mundo enfrenta. E prometeu lutar pela igualdade de género dentro da ONU.
António Guterres

Guterres. Guerra teria "consequências espantosas"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse esta terça-feira que as consequeências de uma guerra com a Coreia do Norte seriam "demasiado espantosas".
Nações Unidas

Guterres critica os que "exploram o medo"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou as recentes manifestações supremacistas nos Estados Unidos e os políticos "que exploram o medo para ganhar votos".
António Guterres

Guterres apela ao combate ao racismo e xenofobia

172
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, instou na terça-feira ao combate ao racismo e à xenofobia na sequência dos incidentes ocorridos no fim de semana em Charlottesville.
Coreia do Norte

Guterres preocupado com "retórica de confrontação"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está preocupado com "o aumento da retórica de confrontação" em torno da Coreia do Norte e apela à redução do clima de tensão.
António Guterres

Venezuela. Guterres alerta para escalada de tensão

143
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que "os acontecimentos recentes" na Venezuela podem causar "uma escalada de tensão" e dificultar uma solução para a crise que o país vive.
António Guterres

Guterres pede esforços de todos os venezuelanos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu esta segunda-feira que "todos os venezuelanos" se esforcem para controlar a crise no país.
António Guterres

ONU condena atentados no Afeganistão e Paquistão

NO secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou os atentados ocorridos na capital afegã, Cabul, e em Lahore, no Paquistão, e manifestou o seu apoio aos governos dos dois países.
António Guterres

Guterres lamenta morte de Liu Xiaobo

António Guterres lamentou a morte do ativista chinês Liu Xiaobo, prémio Nobel da paz, que morreu vitima de cancro no hospital, sob custódia, depois de quase nove anos numa prisão na China.
Diplomacia

ONU apoia reforma na Ucrânia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, manifestou o seu apoio à reforma que está a ser realizada pelo Governo da Ucrânia e assegurou que o conflito neste país não foi esquecido.
Nações Unidas

Coreia. Guterres critica "escalada perigosa"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou vivamente o disparo pela Coreia do Norte de um míssil balístico. O Conselho de Segurança deverá reunir de urgência sobre a questão coreana.
António Guterres

ONU preocupada com situação na Guiné-Bissau

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou que a ONU acompanha "com grande preocupação" a crise na Guiné-Bissau, país que na sexta-feira suspendeu a atividade da RTP e da RDP.
António Guterres

Guterres pede sucesso nas negociações com Chipre

O secretário-geral da ONU, António Guterres, dirigiu uma mensagem aos participantes nas negociações sobre Chipre, que recomeçam quarta-feira, referindo-se uma ocasião única para a reunificação.
China

China. 15 mortos e 100 desaparecidos em derrocada

Equipas de resgate encontraram 15 cadáveres sob toneladas de escombros e rochas na sequência de um deslizamento de terras no sábado, no sudoeste da China. Há mais de 100 pessoas desaparecidas.
António Guterres

Guterres apela aos países que mantenham acordo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu que a luta contra o aquecimento global não pode parar, apelando a todos os países que se "mantenham envolvidos" no Acordo de Paris.
António Guterres

Profissionais de saúde atacados em 20 países

Ataques a hospitais, médicos, ambulâncias, feridos e doentes ocorreram em pelo menos 20 países afetados por conflitos no ano passado, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Parlamento Europeu

Guterres em Estrasburgo quer pacto para emigração

350
Secretário-geral das Nações Unidas precisa de novos parceiros. Mas isso não impediu António Guterres de fazer duras críticas à Europa pela demora na resposta à crise dos refugiados.
Parlamento Europeu

Guterres admite "dificuldades" na liderança da ONU - como aconteceu

144
O secretário-geral das Nações Unidas cumpre a sua primeira visita ao Parlamento Europeu desde que assumiu funções, em janeiro. Guterres discursou perante os eurodeputados reunidos em plenário.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site