Bloco de Esquerda

Incêndios

BE contra escolha de Costa. Especialistas elogiam

Bloquistas criticam escolha de Tiago Oliveira, que trabalha há vários anos com a Navigator (ex-Portucel), para unidade de missão dos incêndios. Já especialistas e técnicos do sector aplaudem a opção.
Incêndios

BE: Medidas "no sentido certo", mas é preciso mais

O líder parlamentar do BE considerou hoje terem sido dados passos no caminho certo, no âmbito da prevenção e do combate a incêndios, mas afirmou haver mais a fazer, inclusive no SIRESP.
Incêndios

Bloco. Estado deve assumir controlo do SIRESP

113
Bloco de Esquerda considerou que o Governo "dá um passo na direção certa" ao tomar posição acionista no SIRESP, mas defende que é preciso "assumir o controlo" do sistema.
Eleições Legislativas

Sondagem. PS continua tendência de queda

3.200
Os incêndios retiraram popularidade a António Costa: se as eleições fossem hoje, o PS ganharia as legislativas, mas sem maioria absoluta. À esquerda houve ligeiras quedas, à direita pequenos ganhos.
Caixa Geral de Depósitos

Acordo de Governo e CGD deixa dúvidas ao BE e CDS

BE e CDS-PP estão com dúvidas relativamente a um acordo entre o Governo e a anterior administração do banco quanto à entrega de declarações ao Tribunal Constitucional.
Orçamento do Estado

Especial/ Bastidores. Guerras, muletas e noites em claro

A guerra à esquerda. As negociações. Os combates no Conselho de Ministros. As noites mal dormidas. No Ministério das Finanças até foram vistas esteiras para quem precisava de descansar.
Orçamento do Estado

Parte do custo do alívio no IRS passa para 2019

128
Alterar escalões e aumentar mínimo de existência terá custos de 380 milhões de euros, mas o Governo conta que o impacto no próximo ano seja pouco acima dos 200 milhões. O resto fica para 2019.
Orçamento do Estado

Descongelamento de carreiras fechado até 2019

A coordenadora do Bloco de Esquerda lembrou que uma das premissas dos acordos de viabilização do Governo passa pelo descongelamento de carreiras, que o executivo "empurrou" até agora.
IRS

Mexida nos escalões do IRS deve custar 400 milhões

299
Próximo orçamento vai trazer dois novos escalões de IRS, um novo mínimo de existência de 632 euros mensais e o alívio será à volta de 400 milhões. Mínimo de existência nos recibos verdes cai.
Autárquicas 2017

Medina reuniu-se com BE e PCP para tentar acordo

744
Já começaram as negociações para um acordo em Lisboa. O socialista Fernando Medina teve uma reunião "exploratória" com o BE e também com o PCP. As conversas vão seguir nas próximas semanas.
Catalunha

Catalunha. Deputado do BE responsabiliza Rajoy

631
O deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro criticou o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, considerando-o "responsável pelo Estado espanhol já ter perdido a Catalunha.
Política

BE reúne Mesa Nacional a 14 de outubro

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo do partido entre convenções, reúne-se em 14 de outubro, para debater a proposta de Orçamento do Estado para 2018 e as recentes eleições autárquicas.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa. Bloco desafia Medina para acordo

368
A coordenadora do BE reconheceu o resultado "modesto" nas autárquicas, jurou lealdade ao Governo e desafiou Fernando Medina a mostrar disponibilidade para conversar sobre eventual coligação em Lisboa.
Autárquicas 2017

PCP e BE avaliam acordo em Lisboa. PS aguarda

188
O PCP só falará depois da reunião o Comité Central e o Bloco de Esquerda depois da Comissão Política. Depois de perder maioria, Medina aguarda pelas conversas com a esquerda para definir um plano.
Autárquicas 2017

Veja as frases dos 7 vencedores da noite eleitoral

António Costa, Assunção Cristas, Rui Moreira, Fernando Medina e Ricardo Robles acabaram a noite do lado dos vencedores. Ao lado de Isaltino. E, surpresa, de Inês de Medeiros
Autárquicas 2017

Especial/ Lisboa à beira de uma "geringonça"

462
O PS ficou a um mandato da maioria na Câmara. O CDS ultrapassou o PSD, mas juntos têm mais lugares do que tiveram coligados. A CDU manteve e o BE conquistou um lugar. A noite e as contas em Lisboa.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: e agora, Passos?

Pedro Passos Coelho admitiu não se recandidatar à liderança. Miguel Pinheiro e Vítor Matos comentam os possíveis efeitos do resultado eleitoral na cúpula do PSD
Autárquicas 2017

Vídeo em direto/ Caça ao voto: Cristas em alta e descalabro do PSD

O mau resultado do PSD, a vitória de Cristas e o polémico discurso de Rui Moreira na hora da vitória no Porto. Comentário em direto do diretor, Miguel Pinheiro, e do editor de Política, Vítor Matos
Catalunha

Ventos de Espanha

636
Para quem queria saber como é que podia ser o Bloco de Esquerda realmente arvorado no poder, basta olhar para o que está a acontecer na Catalunha
Autárquicas 2017

Especial/ Arruadas. O que fica quando a caravana passa

Depois da arruada passar há quem fique enervado, quem fique a sorrir ou quem fique a chorar por não ter emprego. Mas a julgar pelos eleitores não é na rua que se ganham votos.
Autárquicas 2017

Os melhores momentos dos 14 Carpool Autárquicas

Sustos, polémicas, gargalhadas e outras peripécias das entrevistas do Observador aos candidatos enquanto viajavam pelos seus concelhos. Um best of com as tiradas de Isaltino, Leal Coelho e companhia
Catarina Martins

"Secretário de Estado teve declarações infelizes"

A líder bloquista mostrou o seu desagrado em relação às declarações de Manuel Delgado, que disse ser "um tormento" governar numa altura de tantos protestos e manifestações.
Autárquicas 2017

"As maiorias absolutas têm sido um problema"

Líder do Bloco de Esquerda quer fazer mossa nas maiorias absolutas de PS e CDU, para conseguir convergências em temas como habitação e transportes. E ainda espera conquistar duas câmaras.
Função Pública

Precários. BE quer critérios até ao fim da semana

O BE pediu que até ao final desta semana seja cumprida a medida do orçamento em vigor de criação de um novo regime para os recibos verdes e fixação de critérios para vincular precários.
Bloco de Esquerda

BE quer "coragem" para baixar a conta da luz

A coordenadora do BE, Catarina Martins, exigiu ao Governo "coragem" para cortar nas rendas excessivas da energia e assim permitir que já em 2018 a conta da luz baixe, pela primeira vez, em Portugal.
Bloco de Esquerda

BE avisa que maiorias absolutas são "trágicas"

402
A coordenadora do BE, Catarina Martins, afirmou que "as maiorias absolutas são "trágicas" e "uma má ideia", lembrando o que foram as do PS, e garantiu que foi o seu fim que trouxe estabilidade.
Assalto em Tancos

Passos Coelho acusa Governo de "autoritarismo"

102
O líder do PSD manifestou-se sobre a notícia do relatório secreto sobre Tancos: "Não sei se o senhor PR está a par do que se passa".
Bloco de Esquerda

Finanças e Trabalho: as pastas que Catarina quer

2.150
Catarina Martins assume que as pastas das Finanças e do Trabalho são as que gostaria de liderar se integrasse num futuro governo. São também essas as áreas prioritárias nas negociações do OE2018.
Autárquicas 2017

BE vs CDU: troika, a raposa e as uvas em três atos

Começou com uma crítica às autarquias por Catarina Martins, incluiu o recurso a uma fábula por parte de Jerónimo de Sousa e acabou (até ver) com um discurso conciliador da coordenadora do Bloco.
Vistos Gold

Bloco quer o fim dos Vistos Gold

452
Catarina Martins insistiu no fim dos Vistos Gold. A líder do Bloco diz que, além de provocar a especulação imobiliária, serve ainda "para lavar dinheiro de esquemas de corrupção".
Parlamento

Parlamento debate identidade de género

O parlamento vai discutir uma proposta do Governo e projetos de lei do BE e do PAN. O objetivo é que deixe de ser necessário um relatório médico para a mudança de nome no registo civil.
Execução Orçamental

Catarina Martins contraria António Costa

157
A coordenadora do Bloco de Esquerda contrariou hoje o primeiro-ministro, garantindo que podia ter sido feito mais no que se refere à execução orçamental de 2016.
Agências de Rating

Partidos reagem à alteração do rating

1.455
Passos diz que a subida do ranking de Portugal pela S&P é fruto das políticas do seu Governo. Bloco acusa-o de ter perdido a narrativa e PCP reforça a necessidade de país se libertar das agências.
Enfermeiros

BE chama ministro da Saúde ao parlamento

O BE vai chamar o ministro da Saúde ao parlamento com caráter de urgência para prestar esclarecimentos sobre as reivindicações dos enfermeiros e "medidas concretas" para lhes corresponder.
Bloco de Esquerda

Fraude na PT. Bloco pede que "não se perca tempo" 

161
A coordenadora do BE apelou para que "não se perca tempo" e os partidos aprovem na quarta-feira a iniciativa legislativa do partido para travar a "destruição da PT".
Orçamento do Estado

Bloco quer aplicar taxa de rotatividade a empresas

A líder do Bloco de Esquerda defendeu a aplicação da taxa de rotatividade a algumas empresas, de maneira a incluir no OE as exigências face às pensões. Catarina Martins diz que o BE "fez as contas".
Autárquicas 2017

Best of. “O autocarro é um suplício, um inferno”

Ricardo Robles, candidato do Bloco em Lisboa, diz que o serviço da Carris está péssimo e que “não há pontes com o que o PS fez em Lisboa”. Aconselha-nos a não atropelar os eleitores. Foi quase...
Autárquicas 2017

Especial/ "Há favorecimento de grupos económicos em Lisboa"

160
Ricardo Robles, candidato do Bloco de Esquerda à câmara de Lisboa, acusa Fernando Medina e o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, de favorecerem grupos como o antigo BES e os Mello.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Lei com apoios às vítimas só em outubro

167
O PCP quer que a lei com medidas urgentes de apoio às vítimas de incêndios de Pedrógão Grande seja votada rapidamente, mas só deve ser aprovado depois das autárquicas, em outubro.
Bloco de Esquerda

Enfermeiros. BE diz que resposta do Governo tarda

Catarina Martins diz que o Governo tarda a dar respostas aos enfermeiros. Para a líder do Bloco, o ministro da Saúde tem sido "desajustado" nas declarações e criticou a falta de orçamento na saúde.
Orçamento do Estado

BE quer desdobramento de dois escalões de IRS

161
O Bloco de Esquerda quer um desdobramento dos dois escalões atuais do IRS que abrangem rendimentos entre 7.000 e 40.000 euros brutos anuais, disse Catarina Martins.
Sondagens

Sondagem. PS perde terreno para o PSD

992
O PSD sobe 0,6% no barómetro SIC/Expresso de setembro, em sentido contrário ao PS, que perde meio ponto. Mesmo assim, os partidos à esquerda recolhem 56% das intenções de voto.
Bloco de Esquerda

Bloco. enfermeiros estão a lutar pela qualidade do

Catarina Martins considerou que os enfermeiros que pretendem ver reconhecida a sua especialização estão a lutar pela qualidade do Serviço Nacional de Saúde e não contra o Governo.
PS

A fórmula do poder perpétuo

739
O PS percebeu que a geringonça, nascida de modo circunstancial em 2015, tem enorme potencial estrutural: enquanto funcionar, eternizará o PS no poder. E, portanto, é para repetir em 2019 e para sempre
Orçamento do Estado

BE acusa partidos da direita de "vazio completo"

Catarina Martins acusou a direita de "vazio completo" de ideias para o Orçamento, após o presidente do PSD afirmar que o Governo e os partidos da maioria vivem "o dia-a-dia" sem "uma estratégia".
PCP

A gaveta

951
É aqui que está o logro em que a geração de Cavaco Silva caiu: a ideologia não fica na gaveta. Muda é de gaveta. O controlo ideológico das nossas vidas é a gaveta que agora está no centro da questão.
Economia

A geringonça contra a economia

622
O PCP e o BE não desejam o enriquecimento do país. Para as esquerdas radicais a fórmula é simples. Perdem votos com o enriquecimento e ganham com o empobrecimento.
Bloco de Esquerda

Bloco. Condições de vida "valem mais" que rating

161
Catarina Martins afirma que as condições de vida das populações são o que "mede verdadeiramente" a situação económica do país, apesar das "boas notícias" da agência Moody's.
Autárquicas 2017

Teixeira Lopes:"Moreira teve faltas éticas graves"

Best of do candidato do BE ao Porto: Moreira, "pessoa com muita soberba", teve faltas éticas graves; Pizarro "nem soube unir o PS"; promete suspeitar de falsos alojamentos locais; não sabe o 11 do FCP
Orçamento do Estado

Revisão do IRS vai beneficiar 1º escalão

641
As negociações para a revisão dos escalões do IRS ainda está em curso, mas Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, já deixou a garantia: medida também vai beneficiar o escalão mais baixo.
Bloco de Esquerda

Bloco critica "demora gigantesca" do SEF

228
A coordenadora do BE criticou a "demora gigantesca" do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na resposta aos processos de regularização de imigrantes.
PT

BE exige a Costa lei mais "dura" para a PT/Altice

1.036
A coordenadora do Bloco invocou relatório da autoridade do trabalho , que denunciou "condições humilhantes" nas empresas PT/Altice, para exigir ao Governo lei "mais dura, mais eficaz, mais rápida".
PS

Galamba quer "geringonça" mesmo com maioria do PS

592
Intervindo como orador na rentrée do Bloco, João Galamba chegou a admitir que não queria que o PS alcançasse a maioria absoluta. Mais tarde, corrigiu: mesmo com maioria, "geringonça" é para reeditar.
Bloco de Esquerda

Marisa Matias acusa Passos de discurso racista

1.449
A bloquista acusou o líder social-democrata de estar a trazer para o debate político o "discurso de extrema-direita", ensaiando uma política "racista e xenófoba", que revela falta de vergonha.
PT

ACT deteta "condições humilhantes" na PT

844
Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) deu por provado vários casos de assédio e violações laborais na PT/Meo, denunciando mesmo a existência de "condições humilhantes" na empresa.
Maioria de Esquerda

Homenagem a um adversário político

É bom que as pessoas descomprometidas com o sistema percebam a diferença entre a inteireza da intervenção política de Carlos Brito e o oportunismo da "afirmação política" de uma secretaria de Estado.
Bloco de Esquerda

Arranca o Fórum Socialismo, a rentrée do Bloco

O Fórum Socialismo 2017, a rentrée política do BE, arranca em Lisboa, promovendo até domingo mais de 50 debates sobre temas que vão desde a Venezuela ao eucaliptal, não esquecendo as autárquicas.
Bloco de Esquerda

Fórum Socialismo. A rentrée do Bloco em Lisboa

O Fórum Socialismo 2017, a rentrée política do Bloco de Esquerda, arranca esta sexta-feira, em Lisboa, promovendo até domingo mais de 50 debates sobre temas que vão desde a Venezuela ao eucaliptal.
Pensões

Reformas antecipadas. PCP e BE querem (muito) mais

Governo aprovou novo regime de reformas antecipadas, mas BE e PCP querem mais. PCP quer contribuintes com 40 anos de descontos a reformar-se sem penalizações, BE quer grandes empresas a contribuir.
Orçamento do Estado

BE quer crescimento "a favor de quem trabalha"

173
A coordenadora do BE defendeu que o próximo Orçamento do Estado será o momento para "colocar o crescimento da economia a favor de quem trabalha".
Incêndios

Governo rejeita projetos de prevenção de incêndios

182
Várias candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais foram rejeitadas por falta de verbas. Bloco de Esquerda já questionou Ministério da Agricultura: "É lamentável".
Bloco de Esquerda

Incêndios. BE defende conjugação de esforços

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que é necessário conjugar os esforços de todos para evitar tragédias a nível de incêndios e apelou a que a população tenha comportamentos cautelosos.
Bloco de Esquerda

Secretas. Bloco aberto a pedido de fiscalização

BE manifestou disponibilidade para pedir a fiscalização sucessiva da constitucionalidade da lei que permite às 'secretas' o acesso a dados de comunicações.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site