PCP

Novo Acordo Ortográfico

Parlamento discute saída do Acordo Ortográfico

219
O Parlamento discute na tarde desta quarta-feira uma petição e uma proposta do PCP relativa à saída de Portugal do Acordo Ortográfico.
PCP

PCP acusa PS, PSD e CDS de atacar trabalhadores

226
Jerónimo de Sousa criticou o empenho crescente numa retoma "formal ou informal" num bloco central no PSD, CDS e PS, alertando estar em causa um ataque ao seu partido e aos direitos dos trabalhadores.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria. 137 mulheres abortaram no privado

O presidente da administração do CHLN está a ser ouvido no parlamento sobre o encerramento da consulta de interrupção voluntária da gravidez. Durante esse período 137 mulheres abortaram no privado.
Governo

BE e PCP querem reverter reforma de Nuno Crato

6.578
Bloquistas e comunistas concordam: nota de Educação Física deve contar para a média de acesso ao ensino superior. Os dois partidos pressionam assim o Governo a reverter uma das reformas de Nuno Crato.
União Europeia

PCP quer contribuições proporcionais para a UE

O PCP defende que os Estados devem fazer contribuições diretas e proporcionais para reforçar o orçamento da UE. João Ferreira afirma que esse reforço não pode ser feito com "outras novas receitas".
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho: BE e PCP "rosnam mas não mordem"

1.483
O líder do PSD defendeu que o BE e o PCP "rosnam mas não mordem" ao Governo de António Costa. Pedro Passos Coelho deu o exemplo da posição dos dois partidos quanto à crise grega.
PCP

Jerónimo surpreendido por UGT querer greve

O secretário-geral do PCP ficou "surpreendido" com a "disponibilidade revolucionária" da UGT em participar em greves se não houver aumentos na Função Pública. Jerónimo acha que é desnecessário.
Entrevista

Especial/ Bloco Central? "Não devemos dormir descansados"

144
Em entrevista, João Oliveira diz ter dúvidas sobre a tentação do PS de se aliar ao PSD. O comunista exige clarificação ao PS e alterações à Lei Laboral, criticando o Bloco por se contentar com pouco.
Trabalho

Trabalho. A última grande batalha da "geringonça"

O adiamento constante, pelo Governo, de alguns pontos centrais para a esquerda na área do trabalho chegou ao limite: PCP e BE não querem esperar mais tempo.
PCP

PCP força debate de urgência sobre Lei Laboral

O PCP vai agendar com urgência um debate sobre a lei laboral, aumentando a pressão sobre o Governo. Os comunistas criticaram PS e BE por apresentarem projetos da eutanásia durante as suas jornadas.
PCP

PCP ainda está a "refletir" sobre eutanásia

O líder parlamentar do PCP esteve no Hospital de Portalegre, onde defendeu mais investimento na Saúde. Sobre a questão da eutanásia, João Oliveira garantiu que o partido está ainda a "refletir".
PCP

Tejo. PCP exige mais fiscalização e investimento

125
"Já vieram tarde!", gritava um pescador que abalroava o barco dos deputados do PCP em visita ao Tejo, onde três fábricas fazem descargas. "Não há peixe. Tudo morto", dizia dono de restaurante.
PCP

PCP. Reforma laboral não se faz com "promessas"

O líder do PCP aproveitou o arranque das jornadas parlamentares do PCP, em Portalegre, para pressionar Costa a dar passos decisivos na reforma da lei laboral. Basta de promessas, disse Jerónimo.
PCP

PCP defende construção de pequenas barragens

333
Líder parlamentar do PCP defendeu linhas de apoio direto aos agricultores para a construção de pequenas barragens, considerando as medidas do Governo contra a seca "muito aquém das necessidades".
Parlamento

PCP e BE querem repor pagamento de horas extra

Os partidos lembram que a revisão de 2012 do Código reduziu para metade o pagamento do trabalho extraordinário e em dia de descanso ou feriado e defendem a reposição dos montantes e regras.
Jerónimo De Sousa

"Há contradições que podem tornar-se insanáveis"

Entre alertas sobre o que falta cumprir e as causas pelas quais se continuará a bater, o líder do PCP deixa um aviso: "não se pode estar bem com Deus e com diabo ao mesmo tempo".
Salários

Jerónimo nega contactos com Governo sobre aumentos

Jerónimo de Sousa negou a existência de quaisquer contactos com o Governo sobre aumentos salariais na função pública. Contudo, o secretário-geral do PCP considera que é uma "batalha importantíssima".
PCP

Jerónimo. valorização do trabalho exige ação 

O secretário-geral do PCP afirmou que o PS deve avançar "sem ambiguidade" rumo a uma maior "valorização do trabalho e dos trabalhadores"
Poluição

BE critica atraso do Governo no caso de poluição

O Bloco de Esquerda criticou a resposta tardia do Governo ao caso de poluição em Abrantes. O partido também atirou sobre o PS, PSD, PCP e CDS por "cederem ao lóbi das celuloses".
PSD

Marques Mendes. Eleição de Rio preocupa BE e PCP

193
No seu espaço habitual de comentário na SIC, Marques Mendes diz os partidos mais à esquerda ficaram sem Passos Coelhos para criticarem e diz que Hugo Soares deve sair da bancada parlamentar do PSD.
PCP

PCP alerta para retoma do bloco central

O PCP alertou hoje para uma "retoma formal ou informal" do Bloco Central e fala de uma "onda de populismo" acerca da lei do financiamento dos partidos na qual inclui o Presidente da República.
PCP

PCP defende relação de Portugal com Angola

O secretário-geral do PCP defendeu que Angola e Portugal devem manter "uma relação benéfica para as duas partes" que pode ser reforçada, procurando o "respeito pela soberania do povo angolano".
Jorge Sampaio

Jorge Sampaio: PCP e BE têm de se decidir

443
Em entrevista à revista do Expresso, o ex-Presidente da República elogiou Costa, PCP e BE. Também disse que é hora de os partidos decidirem se querem ficar no poder ou se voltam à 'wilderness'.
Política

PSD, CDS, PCP contra projeto de cobrança de dívida

PSD, CDS-PP e PCP manifestaram-se contra o projeto do PS sobre cobrança extrajudicial de créditos vencidos por entenderem que legaliza a procuradoria ilícita.
PCP

PCP reúne Comité Central este fim de semana

O Comité Central do PCP, órgão dirigente alargado entre congressos, reúne-se pela primeira vez em 2018 este fim de semana para analisar a situação política portuguesa.
Empresas

Açores. PCP teme "deslocalização total" da Cofaco

O líder do PCP/Açores teme que o encerramento da fábrica da Cofaco na ilha do Pico, a par do encerramento no Faial, em 2010, indicie uma "deslocalização total" da conserveira da região.
Incêndios

PCP. Falhas na rede fixa são "um escândalo"

101
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou "uma situação inaceitável e um escândalo" que, três meses após os incêndios de outubro, ainda haja pessoas sem comunicações fixas.
Financiamento dos Partidos

Glutões, comilões e outros …“ões”!

388
E se os partidos não tivessem qualquer isenção fiscal? E se o valor da subvenção pelo voto deixasse de estar dependente do IAS e fosse reduzida? O país perde se partidos receberem menos apoio público?
Política De Saúde

PCP não apoia uso terapêutico de canábis

A deputada comunista Carla Cruz afirmou esta quinta-feira que este projeto quer "de forma encapotada, abrir caminho à utilização da 'cannabis' para fins recreativos".
Fact Check

Especial/ Fact Check. "Mistificações" segundo o PCP

No Parlamento, António Filipe (PCP) disse que a lei do financiamento foi discutida com transparência, que nunca houve dúvida sobre constitucionalidade e que não tinha efeitos retroativos. Terá razão?
CTT

CTT. Protestos de PS, BE e PCP em Santarém

119
O PS, o BE e o PCP estão a pedir esclarecimentos ao Governo sobre o fecho das lojas dos CTT em Abrantes e Alpiarça, no distrito de Santarém. A empresa fechou 22 lojas em todo o país.
Alojamento Local

Novas regras em debate no Parlamento

245
Cinco propostas relativas ao alojamento local vão esta sexta-feira a discussão no Parlamento. A definição de quotas por parte das câmaras é uma das alterações que está em cima da mesa.
CTT

CTT. PCP/Aveiro apela à luta contra fecho de lojas

O PCP considera inaceitável o fecho de três lojas dos CTT no distrito de Aveiro. O partido apelou à luta das populações contra a decisão, que apelida de "injusta e lesiva" do interesse público.
Financiamento dos Partidos

PCP e Verdes querem enfrentar Marcelo

5.083
PCP e Verdes defendem que o Parlamento confirme a nova lei, forçando Marcelo a promulgá-la. Comunistas acusam PR de ceder ao populismo, queixando-se de uma "insidiosa campanha anti-democrática".
Financiamento dos Partidos

Especial/ As confusões deles sobre a lei que Marcelo vetou

964
Omissões, erros, enganos. Veja como os políticos dos vários partidos tentaram defender a nova lei do financiamento dos partidos, que Marcelo acaba de vetar - e como os factos os contradizem.
Financiamento dos Partidos

Partidos. Uns falidos, outros com milhões

1.162
PS e CDS estão tecnicamente falidos. PCP tem receitas de milhões de euros. BE é o que tem um passivo menor. PSD tem vindo a perder dinheiro. Assim vão as contas dos partidos.
Alojamento Local

Autorização prévia do condomínio volta ao debate

103
Quatro projetos com novas regras para o alojamento local serão discutidos no Parlamento na sexta-feira, mas sem votação. PS mantém proposta criticada de exigir autorização prévia do condomínio.
Presidente Marcelo

As reações dos partidos à mensagem do Presidente

O PSD subscreveu o apelo do Presidente da República para a “reinvenção do país”. Já o PCP afirmou que “tem muita confiança” nos trabalhadores e “na sua capacidade de lutar e transformar”.
Financiamento dos Partidos

PCP. "Campanha antidemocrática assente na mentira"

1.285
Comunistas dizem, sobre a polémica da lei do financiamento dos partidos, que está em curso uma "campanha antidemocrática assente na mentira, na manipulação e na má fé".
Governo

Especial/ Ano novo. As 7 pedras no sapatinho da "geringonça"

PS, BE e PCP vão fazer em 2018 o último OE da legislatura. Não há muito que sobre do acordo inicial, mas temas quentes não faltam. Governo admite divergência nas leis laborais mas há "boa fé negocial"
Financiamento dos Partidos

Subvenção. Partidos com aumento após dez anos

525
Valor das subvenções pagas aos partidos com assento parlamentar estava congelado desde 2008. Aumento dos indexantes de apoios sociais permitirá pagar mais 1,5 milhões de euros em 2018.
Financiamento dos Partidos

O negócio escondido dos partidos em 7 passos

2.054
Em 16 minutos, os deputados arrumaram o debate sobre o financiamento partidário, cheios de autoelogios, e sem referirem os dois pontos polémicos. Veja o que disseram - e os 7 passos do negócio secreto
Financiamento dos Partidos

PCP demarca-se de lei sobre financiamento

4.269
Os comunistas garantem que só aprovaram as alterações ao financiamento para melhorar uma lei com que nunca concordaram. E mantêm posição: os partidos devem ter liberdade para angariar fundos.
PCP

PCP acusa Costa de cair em "contradições"

PCP apontou "contradições" à mensagem de Natal do primeiro-ministro, considerando que "só sobrarão promessas" se o Governo continuar "amarrado às metas do défice".
Catalunha

PCP. Eleições na Catalunha são derrota para Rajoy

581
Os comunistas acreditam que os resultados eleitorais são uma derrota para o Governo "reacionário" do PP e pedem para que seja encontrada uma "solução política respeite os direitos democráticos".
PCP

CTT. Jerónimo defende "intervenção pública"

192
O secretário-geral do PCP defendeu, em Lisboa, "uma intervenção pública" nos CTT, numa medida que não tem de ser necessariamente uma nacionalização.
CTT

PS não descarta nacionalização dos CTT. As reações

223
PS não rejeita hipótese dos CTT serem renacionalizados, como pedem PCP e BE. Ministro vai ser ouvido no Parlamento, assim como administração e trabalhadores. PSD e CDS querem cumprimento do contrato.
PCP

PCP diz que agências de 'rating' não são rigorosas

459
O secretário-geral do PCP diz que as agências de notação financeira "não são rigorosas" e que se o país está a crescer é graças ao povo, que optou por uma política diferente da do PSD/CDS-PP.
PCP

Compromisso é com o povo e não com Governo PS

349
Secretário-geral do PCP aviso que "primeiro e principal compromisso" do partido é com o povo português "e não com o Governo PS". E diz que os comunistas não morrem com "profecias"
Autoeuropa

Por que razão o PCP quer fechar a Autoeuropa?

6.250
Numa coisa, o PCP está certo: o PCP ou a Autoeuropa, um deles tem de morrer. Se o governo também percebe isso, que está a fazer ao lado dos comunistas?
Rendas

PCP quer Programa de Renda a Custos Acessíveis

Os vereadores vão apresentar uma proposta para criar um Programa Municipal de Renda a Custos Acessíveis em Lisboa. O PCP propõe que um TO possa custar até 300 euros mensais.
Maioria de Esquerda

PCP. PS está "refém de imposições externas"

292
Jerónimo de Sousa defendeu hoje para Portugal uma política "patriótica e de esquerda" que não seja "refém das imposições externas", como a atualmente assumida pelo "Governo minoritário PS".
Mário Centeno

Da direita à esquerda "não há bela sem senão"

121
O PS e o Governo festejaram, os partidos à esquerda desvalorizaram a força de Centeno e a oposição aplaudiu. PSD e CDS acreditam agora mais que o Governo é cumpridor.
Belmiro de Azevedo

O mundo do PCP e o mundo de Belmiro de Azevedo

2.154
Belmiro de Azevedo foi, enquanto empresário, um dos agentes da democratização social e económica de Portugal. Como poderiam os comunistas perdoar-lhe?
Belmiro de Azevedo

O problema do PCP com Belmiro de Azevedo

796
Belmiro era uma demonstração de que o capitalismo funciona quando há engenho e arte, e isso o PCP não tolera. Mas há pior, muito pior
PSD

PSD: Governo tem obrigação de "chegar ao fim"

O líder parlamentar do PSD afirma que a obrigação do Governo é "chegar ao final da legislatura". Hugo Soares garante que esta tem sido uma solução governativa com "custos fortíssimos para o país".
CDS-PP

CDS: país está melhor "apesar do Governo"

201
O porta-voz do CDS-PP considera que o país está melhor "apesar do Governo", que falhou em áreas essenciais. João Almeida defende que a maioria de esquerda falhou na autoridade do próprio Estado.
Infarmed

Infarmed. PCP critica decisão "atabalhoada"

177
António Filipe criticou decisão de alterar sede do Infarmed de Lisboa para o Porto, considerando a decisão "atabalhoada". Para o deputado, obrigar trabalhadores a mudar de cidade seria "inaceitável".
Orçamento do Estado

As derrotas do PS e o que já passou na votação

303
PSD e CDS juntam-se a BE para aprovar controlo mensal das cativações e todos unidos contra PS por residência universitária em Rio Maior. Aumento das pensões passa e houve abstenção curiosa do CDS.
Administração Pública

PCP: tempo de trabalho tem de ser contado

O secretário-geral do PCP afirmou que o tempo de trabalho de todos profissionais da administração pública tem de ser contado, acrescentando que vai apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento.
Professores

A cedência aos professores tem um preço muito alto

591
Foi assim que chegámos à primeira bancarrota, e à segunda, e à terceira. Mas é assim que António Costa tem pago a factura do apoio do Bloco e do PCP. Os portugueses pagarão o preço deste clientelismo.
Madeira

Hospital do Funchal avança se PSD e CDS quiserem

Edgar Silva afirmou que o futuro do novo hospital depende da aprovação do Orçamento de Estado 2018 por parte da direita.
União Europeia

PCP critica Governo e PSD e CDS

214
O PCP criticou o Governo do PS por querer "associar Portugal" à cooperação reforçada na segurança e defesa europeias, pelos riscos à independência nacional, e atacou a hipocrisia do PSD e do CDS.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site