PCP

Autoeuropa

Por que razão o PCP quer fechar a Autoeuropa?

5.299
Numa coisa, o PCP está certo: o PCP ou a Autoeuropa, um deles tem de morrer. Se o governo também percebe isso, que está a fazer ao lado dos comunistas?
Rendas

PCP quer Programa de Renda a Custos Acessíveis

Os vereadores vão apresentar uma proposta para criar um Programa Municipal de Renda a Custos Acessíveis em Lisboa. O PCP propõe que um TO possa custar até 300 euros mensais.
Maioria de Esquerda

PCP. PS está "refém de imposições externas"

292
Jerónimo de Sousa defendeu hoje para Portugal uma política "patriótica e de esquerda" que não seja "refém das imposições externas", como a atualmente assumida pelo "Governo minoritário PS".
Mário Centeno

Da direita à esquerda "não há bela sem senão"

121
O PS e o Governo festejaram, os partidos à esquerda desvalorizaram a força de Centeno e a oposição aplaudiu. PSD e CDS acreditam agora mais que o Governo é cumpridor.
Belmiro de Azevedo

O mundo do PCP e o mundo de Belmiro de Azevedo

2.154
Belmiro de Azevedo foi, enquanto empresário, um dos agentes da democratização social e económica de Portugal. Como poderiam os comunistas perdoar-lhe?
Belmiro de Azevedo

O problema do PCP com Belmiro de Azevedo

796
Belmiro era uma demonstração de que o capitalismo funciona quando há engenho e arte, e isso o PCP não tolera. Mas há pior, muito pior
PSD

PSD: Governo tem obrigação de "chegar ao fim"

O líder parlamentar do PSD afirma que a obrigação do Governo é "chegar ao final da legislatura". Hugo Soares garante que esta tem sido uma solução governativa com "custos fortíssimos para o país".
CDS-PP

CDS: país está melhor "apesar do Governo"

201
O porta-voz do CDS-PP considera que o país está melhor "apesar do Governo", que falhou em áreas essenciais. João Almeida defende que a maioria de esquerda falhou na autoridade do próprio Estado.
Infarmed

Infarmed. PCP critica decisão "atabalhoada"

177
António Filipe criticou decisão de alterar sede do Infarmed de Lisboa para o Porto, considerando a decisão "atabalhoada". Para o deputado, obrigar trabalhadores a mudar de cidade seria "inaceitável".
Orçamento do Estado

As derrotas do PS e o que já passou na votação

303
PSD e CDS juntam-se a BE para aprovar controlo mensal das cativações e todos unidos contra PS por residência universitária em Rio Maior. Aumento das pensões passa e houve abstenção curiosa do CDS.
Administração Pública

PCP: tempo de trabalho tem de ser contado

O secretário-geral do PCP afirmou que o tempo de trabalho de todos profissionais da administração pública tem de ser contado, acrescentando que vai apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento.
Professores

A cedência aos professores tem um preço muito alto

591
Foi assim que chegámos à primeira bancarrota, e à segunda, e à terceira. Mas é assim que António Costa tem pago a factura do apoio do Bloco e do PCP. Os portugueses pagarão o preço deste clientelismo.
Madeira

Hospital do Funchal avança se PSD e CDS quiserem

Edgar Silva afirmou que o futuro do novo hospital depende da aprovação do Orçamento de Estado 2018 por parte da direita.
União Europeia

PCP critica Governo e PSD e CDS

214
O PCP criticou o Governo do PS por querer "associar Portugal" à cooperação reforçada na segurança e defesa europeias, pelos riscos à independência nacional, e atacou a hipocrisia do PSD e do CDS.
Saúde Pública

Votar o futuro da Saúde da nação

282
Resta-nos a nós, cidadãos, esperar que quando esta medida de Saúde Pública [taxa do sal] for votada, os deputados não se esqueçam de acautelar a vontade da sociedade.
Professores

PCP quer alargar contagem de tempo "para todos" 

364
O Partido Comunista Português anunciou hoje que pretende ver a reposição salarial deve ir além dos professores, abrangendo mais sectores do Estado.
Orçamento do Estado

Incêndios. PCP quer medidas que custam 785 milhões

PCP propôs um pacote de 44 medidas para prevenir os fogos florestais, que terão um impacto de 785 milhões já em 2018. O PS, por sua vez, propôs dotação de 186 milhões. PCP confia no aumento da derrama
Entrevista

Especial/ Geringonça? "Dificilmente a história se repete"

751
Líder parlamentar do PCP deixa avisos à execução orçamental. "Não é adequado" deixar os professores sem resposta e chumbará o imposto batata frita. Também diz que apoio ao PS não se repetirá.
PCP

PCP condena sanções impostas à Venezuela

1.214
O PCP condenou a imposição de sanções à Venezuela por parte da União Europeia. Jerónimo de Sousa falou em hipocrisia, pressão e ingerência.
Web Summit

#thisisportugal

2.437
Sendo um cidadão atento, fui a correr descobrir o que é a Web Summit. Pouco depois, regressei a correr ainda mais. De medo. Só alguns dos oradores indígenas bastariam para assustar um herói de guerra.
IRC

PCP reclamou aumento de IRC para algumas empresas

O líder do PCP reclamou esta quinta-feira "um avanço" no compromisso do Governo em aceitar, no Orçamento do Estado de 2018, o aumento do IRC para empresas com lucros superiores a 35 milhões de euros.
PS

Deputado do PS "celebra" revolução bolchevique

2.600
Numa publicação no Facebook no dia dos 100 anos da revolução bolchevique, deputado do PS, Tiago Barbosa Ribeiro, pede que se "celebre" a "mãe" de todas as revoluções, equiparada à revolução francesa.
PCP

O mundo está pior sem URSS

3.818
O secretário-geral do PCP admitiu, na terça-feira, que o mundo está pior sem o socialismo e sem a União Soviética, após a queda do URSS, em 1991, e defende que "o socialismo é preciso".
PCP

Jerónimo defende socialismo e revolução russa

108
O líder comunista reclamou para o PCP o papel do partido que "faz acontecer" em Portugal para "derrotar e travar a brutal ofensiva" do PSD/CDS, "mantendo no horizonte o objetivo do socialismo".
PCP

Hoje não é o dia das mentiras

3.184
O líder do PCP deve desconhecer a velha anedota soviética: Qual a diferença entre o capitalismo e o socialismo? O capitalismo é a exploração do homem pelo homem; o socialismo é exactamente o contrário
Jerónimo De Sousa

Direitos laborais. Líder do PCP fala em avanços 

108
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, diz que o país está a viver um "tempo de avanços" no que respeita aos direitos dos trabalhadores, mas alertou para a estratégia das multinacionais.
Orçamento do Estado

Derrama, cativações, lesados: o que falta saber

O Parlamento aprovou o Orçamento na generalidade, mas ainda com muito por esclarecer. O aumento da derrama, o fim do corte no subsídio de desemprego, entre outros, ainda são dúvida para a reta final.
PCP

"É o PCP que puxa pelo Bloco de Esquerda e PS"

1.078
Num artigo de opinião, o deputado comunista Miguel Tiago critica os tiques burgueses e a volatilidade dos bloquistas e defende que é o PCP que influencia a atuação política de Bloco de Esquerda e PS.
Câmara Municipal Lisboa

PCP não quis ser "mero executor" da política do PS

270
Em reação ao acordo entre PS e Bloco, João Ferreira explica que o PCP ficou de fora do acordo de governação para Lisboa porque tal seria transformar o partido em "mero executor" da política de Medina.
Parlamento

Francisco Louçã puxa PCP para a "geringonça"

519
Louçã considera que Bloco de Esquerda e PCP são indispensáveis para a continuidade da política de reposição de direitos e rendimentos e que "instigar" um contra o outro seria um "tiro no pé".
Revolução

O PCP comemora, o Mundo civilizado lamenta

732
Enquanto o PCP celebra a viagem de Iuri Gagarin à volta da Terra como um fruto da Revolução de Outubro, os cubanos e os norte-coreanos continuam à procura de liberdade.
Orçamento do Estado

PCP vai votar a favor do Orçamento do Estado

223
O PCP vai votar a favor do Orçamento do Estado para 2018 na generalidade, mas exigiu a quantificação das medidas de resposta aos incêndios e deixou claro que não vai aceitar reversão de direitos.
Catalunha

PCP critica repressão de Madrid

1.916
Num comunicado, os comunistas consideram "profundamente criticáveis as atitudes do Governo espanhol, na base da intolerância, do autoritarismo, da coação e da repressão".
PCP

Comité Central do PCP reúne-se hoje

O Comité Central do PCP reúne-se pela quarta vez em 2017 para "analisar a situação política e social" e as "tarefas" a desenvolver, quatro dias depois de ter votado contra a moção de censura.
Orçamento do Estado

PCP: corte no subsídio de desemprego vai acabar

143
Jerónimo de Sousa garante que há "disponibilidade do Governo" para acabar com medida no próximo Orçamento, no debate no Parlamento. E diz que Governo "subestimou perigos reais" nos incêndios.
Governo

Sobre a estratégia e a táctica marxistas

164
Todos têm dito que a geringonça tem funcionado. Mas de pouco serve que uma coisa funcione quando não se sabe bem para quê nem a que preço.
Incêndios

PCP esperava mais "quantificação orçamental"

O PCP defendeu hoje que, apesar de o Governo ter aprovado medidas positivas sobre incêndios, há "omissões diversas e ausência de quantificação orçamental ou de meios" para as concretizar.
Incêndios

PCP contra privatização do Pinhal de Leiria

247
O PCP de Leiria manifestou-se contra qualquer tentativa de privatização ou municipalização do Pinhal de Leiria e sugeriu a criação de uma comissão de acompanhamento da gestão daquela mata nacional.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: "Governo ficou mal na fotografia"

2.238
Na primeira entrevista após as eleições autárquicas, que a Antena 1 passa amanhã, o líder do PCP não poupa críticas ao governo. E explica os pontos em que não está alinhado com António Costa.
Assembleia Da República

PCP vai votar contra a moção de censura do CDS

805
O Parlamento vai discutir a moção de censura ao Governo socialista na terça-feira. Comunistas vão votar contra e seguram o Executivo de António Costa. Está desfeito o "equívoco" de que falava Marcelo.
PCP

PCP. Moção de censura não tem a ver com incêndios

737
Secretário-geral do PCP acusou o CDS-PP de apresentar uma moção de censura ao Governo por motivos que nada têm a ver com os incêndios. O partido votará com base nesta análise.
Incêndios

PCP dá a entender que vota contra moção de censura

178
O PCP voltou a defender a "adoção de medidas e políticas de fundo" relacionadas com a florestas. O partido recusa aquilo que diz serem "manobras parlamentares" com "objetivos políticos ".
Incêndios

PCP vai ser ouvido por Marcelo depois do CDS

Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir o PCP na quarta-feira, logo depois da reunião já agendada com o CDS para falar sobre os incêndios de domingo.
Orçamento do Estado

Especial/ Bastidores. Guerras, muletas e noites em claro

A guerra à esquerda. As negociações. Os combates no Conselho de Ministros. As noites mal dormidas. No Ministério das Finanças até foram vistas esteiras para quem precisava de descansar.
Orçamento do Estado

Costa reuniu-se com Jerónimo após autárquicas

O primeiro-ministro chamou o líder comunista na semana depois das eleições autárquicas para uma reunião informal onde se falou sobretudo de Orçamento do Estado. A reunião aconteceu a 5 de outubro.
Incêndios

Incêndios. PCP ataca Governo por atraso na lei

O PCP ataca o Governo e "alguns partidos políticos" por terem remetido "para segundo plano" uma lei de apoio imediato apoio imediato às vítimas dos incêndios, privilegiando a reforma de floresta.
Orçamento do Estado

Parte do custo do alívio no IRS passa para 2019

128
Alterar escalões e aumentar mínimo de existência terá custos de 380 milhões de euros, mas o Governo conta que o impacto no próximo ano seja pouco acima dos 200 milhões. O resto fica para 2019.
Enfermeiros

PCP promete medidas urgentes para enfermeiros

100
A deputada comunista Carla Cruz garantiu que o PCP vai exigir ao ministro da Saúde "medidas urgentes" para resolver problemas de enfermeiros e outros profissionais do Serviço Nacional de Saúde.
Autárquicas 2017

PCP não vai "alimentar arranjos artificiais"

151
O secretário geral do PCP afirmou que não vai contribuir para "replicar" soluções para as autarquias como as do Governo e acusou a comunicação social de "criar falsos conflitos" entre o PCP, PS e BE.
Autárquicas 2017

PCP: a culpa é sempre dos outros

2.680
A derrota autárquica do PCP tem outras explicações, nomeadamente o facto de os autarcas eleitos por este partido não serem todos “santinhos” e não estarem livres da acusação de corrupção ou compadrio.
Jerónimo De Sousa

PCP não se deixará "condicionar por pressões"

254
Secretário-geral do PCP garantiu que o partido não se deixará "condicionar por pressões". O caminho a seguir é o da consolidação das medidas tomadas que levaram ao crescimento económico do país.
Jerónimo De Sousa

"Hostilização" do PCP provocou resultado eleitoral

555
"Não se pode omitir o quadro de hostilização que acompanhou a intervenção do PCP e da CDU ao longo dos últimos meses e a sua negativa influência na afirmação do nosso trabalho", afirmou.
Novo Banco

PCP chama Centeno ao Parlamento

119
Comunistas querem que o ministro das Finanças explique o acordo-quadro com o Fundo de Resolução e em que termos o Governo vai disponibilizar recursos financeiros na operação de venda do Novo Banco
PCP

Jerónimo acena com mais contestação nas ruas

562
Num balanço provisório da reunião do comité central, o secretário-geral do PCP sublinha que “sem a luta dos trabalhadores” a reposição de rendimentos dificilmente era materializada”.
Autárquicas 2017

PCP e BE avaliam acordo em Lisboa. PS aguarda

188
O PCP só falará depois da reunião o Comité Central e o Bloco de Esquerda depois da Comissão Política. Depois de perder maioria, Medina aguarda pelas conversas com a esquerda para definir um plano.
Autárquicas 2017

Confusão em Almada, mas PS ganha por 313. E agora?

1.928
MAI nega recontagem mas presidente cessante fala em problemas em duas mesas de voto que levaram a retificação das contas. Nada feito. Almada é mesmo do PS, e por mais 100 votos do que se pensava.
PCP

El País: Derrota do PCP dificulta a vida de Costa

260
O resultado eleitoral visto pela vizinha Espanha. "O socialismo português arrasou nas eleições autárquicas", escreve o El País, mas a noite não trouxe só boas notícias para António Costa.
Morte

Dirigente do PCP Aurélio Santos morreu aos 88 anos

O dirigente do PCP Aurélio Santos morreu no sábado, aos 88 anos, estando as cerimónias fúnebres agendadas para segunda-feira, informou o Partido Comunista Português, em comunicado.
PCP

OE 2018. PCP resiste por mais 10 euros nas pensões

O líder comunista insistiu num novo aumento de 10 euros em todas as pensões para 2018 para recompensar as rugas de "vidas de trabalho e luta" nas caras de reformados.
Autárquicas 2017

Jerónimo de Sousa não liga às "bocarras" de Passos

O secretário-geral do PCP recusou alimentar polémicas sobre as afirmações da véspera do líder social-democrata, mas também outras vindas do espetro da esquerda.
Trabalho

Jerónimo de Sousa pede maior proteção às mulheres

O secretário-geral do PCP defendeu mais poderes para a Autoridade para as Condições do Trabalho, a fim de um mais firme combate à precariedade, dando especial atenção às mulheres.
Trabalho

PCP quer repor indemnizações por despedimento

Jerónimo de Sousa anunciou que o partido vai apresentar no parlamento um projeto-lei para a reposição dos valores das indemnizações devidas aos trabalhadores vítimas de despedimento sem justa causa.
Jerónimo De Sousa

"Bom começo" para descongelamento de carreiras

O líder do PCP desejou um "bom começo" no descongelamento das carreiras da função pública e do setor empresarial do Estado, "já em 2018", sem definir qualquer prazo-limite para o processo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site