790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PCP

PGR

Esquerda admite, Chega é contra PGR no Parlamento

BE mostrou-se favorável a uma ida da PGR ao parlamento, enquanto o Livre e PAN querem discutir a questão em assembleia de líderes. PCP não inviabilizará um requerimento e Chega crítica "imprudência".
Fora do Baralho

Marcelo “patético” e o “diácono remédios” da roupa

Presidente da República passou das marcas quando falou de Montenegro, Costa e as ex-colónias. E sacrificou o filho para salvar a pele. Também há calções demasiado curtos e discursos do 25 de abril
Tira-Teimas

FC Porto. Renovação de Conceição faz sentido?

Manuel Pizarro considera que Pinto da Costa "prestou mais um serviço ao clube" e resolveu o assunto. Nuno Encarnação não entende a pressa e acredita que deviam esperar pelos resultados das eleições.
25 de Abril

Eanes sabia que a descolonização seria trágica 

António Ramalho Eanes afirma não ter dúvidas de que "o PCP, talvez acossado pela extrema-esquerda, preparava-se efetivamente para estabelecer em Portugal um regime totalitário".
Noticiário

22h. Partidos destacam adesão ao desfile

Os líderes de PS, BE, PCP e IL enalteceram hoje a participação cívica massiva no desfile da Avenida da Liberdade. E ainda, João Lourenço saudou o derrube “da ditadura salazarista".
Noticiário

9h. 25 de abril. Parada com mais de 1000 militares

Cerimónia militar arranca pelas 9h40 na Praça do Comércio com a presença do Presidente da República. Também neste jornal, Jerónimo de Sousa mostra-se preocupado com a situação atual dos jovens
25 de Abril

PCP quer que jovens "tomem nas mãos Abril"

Considerando que é nos valores conquistados há 50 anos que estão as respostas para os seus problemas, o secretário-geral do PCP apelou aos jovens que "tomem nas mãos Abril".
Noticiário

20h. Descida do IRS discutida sem ser votada

A proposta do Governo para a descida do IRS vai ser discutida sem ter sido votada. Ainda, as reações do Parlamento à discussão da descida do IRS.
Política

Jogo de nervos na AR. Descida do IRS em suspenso

Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer quando for votada a redução do IRS proposta pelo Governo. Há um consenso generalizado para seja discutida na especialidade, mas todos desconfiam de todos.
Serviço Nacional de Saúde

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS

O PS disse que é preciso "esclarecer o país das razões desta saída", assim como o Livre, que diz ser preciso o executivo clarificar as suas políticas. Os restantes partidos estão contra a direção.
PCP

Comissão de Transparência: PCP não elege deputado 

Comissão Parlamentar de Transparência: PCP e CDS-PP não elegem nenhum deputado; IL, BE e Livre elegem um deputado cada um.
ANA

Sem voto do PS, inquérito à ANA fica pelo caminho

Enquanto ministro, Pedro Nuno Santos descreveu a venda da ANA como "um péssimo negócio" para o Estado, mas o PS não vai apoiar a comissão de inquérito proposta pelo PCP que não deve ser aprovada.
Noticiário

16h. "Redução de impostos é um risco orçamental"

A UTAO prevê que as principais medidas de política orçamental vão ter um impacto direto no saldo de menos 10 mil milhões de euros. E ainda, revelada a lista de árbitros para o Europeu.
ANA

PCP: comissão de inquérito à ANA não pode chumbar 

O secretário-geral do Partido Comunista declara que a comissão de inquérito à ANA é do interesse de todos os partidos que dizem lutar pela transparência e contra a corrupção.
PCP

O 25 de Novembro "não foi o que alguns gostariam"

"Há alguns — não que seja a proposta do Governo — que querem comemorar o 25 de Novembro por aquilo que gostariam que tivesse sido, (...) o fim do regime democrático e (...) do PCP", disse Raimundo.
Noticiário

13h. BE e PS reunidos na sede socialista

Bloco de Esquerda e PS continuam reunidos na sede socialista a pedido de Mariana Mortágua. Ainda, A taxa de cobertura vacinal em Portugal ronda os 95%.
Noticiário

12h. PS quer reduzir IRS nos escalões mais baixos

PS apresentou projeto-lei de redução do IRS direcionado aos escalões mais baixos. Ainda, PCP quer uma Comissão de Inquérito à Privatização da ANA Aeroportos.
Fora do Baralho

Sebastião Bugalho? Pelo mediatismo vale tudo

A AD entrou na porta giratória da política e comentário e de lá saiu Sebastião Bugalho. A escolha comprova a falência dos partidos? Marta Temido e a oportunidade de "higienizar a imagem" na Europa.
Eleições Europeias

PCP ataca "submissão" à política do euro

João Oliveira diz que PCP não defende saída da UE e recusa que posições do partido conduzam a isolamento. "É exatamente o contrário: defendemos o alargamento a outros povos e a outros Estados."
Noticiário

8h. CDU. Portugal deve preparar saída do Euro

João Oliveira afirma que o futuro da moeda única é incerto. Na atualidade internacional, as eleições no País Basco podem ditar o parlamento mais nacionalista de sempre.
União Europeia

João Oliveira critica relação da UE com radicais

Cabeça de lista da CDU às eleições de 9 de junho acusa autoridades europeias de tolerarem "forças reacionárias e antidemocráticas" apenas porque "nem uns nem outros contestam o capitalismo".
PCP

PCP acusa Governo de já estar a "desfazer ilusões"

Secretário-geral comunista acusa Governo de estar a romper com promessas eleitorais e diz que Aliança Democrática apenas trará resposta "inspirada nos anos da Troika".
Serviço Nacional de Saúde

PCP lança medidas para inverter degradação do SNS

O líder do PCP diz que "a AD não tem como objetivo melhorar o funcionamento do SNS, mas continuar a desvalorizá-lo, tal como fez o Governo do PS", de modo a valorizar o negócio da saúde.
Fora do Baralho

O (des)culpado Costa, Marcelo patrioteiro e Passos

Operação Influencer quase a chegar ao absurdo? Benefício da dúvida para a acusação? Presidente mais valia estar calado e respeitar separação de poderes. E ainda cartas para Passos Coelho e Livre.
Tira-Teimas

AD vs. Livre: IRS é 1º sinal ou só toque fiscal?

Jorge Pinto diz que o Livre não é contra o alívio fiscal sobre o trabalho, mas critica o novo Governo por "beneficar os mais ricos". Alexandre Poço diz que é apenas a primeira medida fiscal do PSD.
Justiça

Influencer. PCP quer clarificação e celeridade

PCP exige que processo, qu admite ser "questão sensível", "se conclua com celeridade para salvaguarda dos direitos e dos princípios que a Constituição consagra".
Tira-Teimas

"Separação de poderes tem mesmo de ser respeitada"

Operação Influencer. ​Paulo Núncio (CDS) defende que todos os agentes políticos devem guiar-se pelo mesmo princípio. António Mendonça Mendes (PS) sublinha a necessidade de haver escrutínio.
Morte

Morreu advogado e historiador Rui Nepomuceno

Morreu aos 87 anos, esta quinta-feira, no Funchal Rui Nepomuceno, historiador e advogado militante do PCP e agraciado em 2009 por Cavaco Silva com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Tira-Teimas

PS vs PSD. "Operação Influencer" fragiliza MP?

Luís Filipe Menezes (PSD) admite que Ministério Público fica "fragilizado" na "Operação Influencer". Adalberto Campos Fernandes (PS) defende mais explicações das instituições democráticas. 
Novo Governo

Governo: alívio no IRS será superior a 300 milhões

Perante a ausência de Miranda Sarmento, Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, defendeu honra do Governo e sugeriu que alívio fiscal no IRS será superior ao valor inicialmente avançado.
CGTP

CGTP perspetiva "afirmação dos trabalhadores"

Líder sindical, Tiago Oliveira, projeta "dois grande momentos de afirmação dos trabalhadores" no 25 de Abril e 1.º de Maio na defesa da valorização dos salários e combate à precaridade
Noticiário

12h. Sócrates pede nova impugnação de juizes

Em declarações aos jornalistas, o antigo primeiro-ministro não poupou críticas às decisões da justiça. Ainda neste jornal, PCP não comenta declarações de Pedro Nuno Santos sobre a polémica do IRS.
Tira-Teimas

IL vs Livre. Polémica da adjunta era "evitável"

Mário Amorim Lopes da IL fala num processo conhecido por isso podiam ter evitado esta exposição. Paulo Muacho do Livre diz que é necessário garantir que todos estão acima de qualquer suspeita.
Programa de Estabilidade

PCP anuncia projeto de resolução para rejeitar PE

Para obrigar a "votação da perspetiva em que se baseia o programa de estabilidade apresentado pelo Governo", o PCP anunciou que irá propor a rejeição das medidas que "que só agravarão os problemas".
Noticiário

12h. Governo. PCP anuncia projeto de resolução

PCP apresenta projeto de resolução para propor rejeição do Programa de Estabilidade. Ainda neste jornal, Governo da Dinamarca compara incêndio no edifício da antiga Bolsa de Valores à Notre Dame.
Noticiário

22h. Programa de Estabilidade gera discórdia

Programa de Estabilidade apresentado pelo Governo gera discórdia entre partidos da AR. Ainda, André Villas-Boas reforça ataque a Pinto da Costa nas eleições do FC Porto.
PCP

PCP condena ataque do Irão a Israel

Líder comunista condena a "escalada" de violência que, sublinha, "começou de forma mais expressiva com o bombardeamento de Israel ao consulado do Irão, em Damasco".
Fora do Baralho

Vida extra de Montenegro, Passos e donas de casa

Governo passa no 1º teste, mas tem exercício difícil para convencer PS ou Chega e fazer contas bater certo. Copas e espadas para Passos Coelho e uma colher de paus para um estatuto só para domésticas.
Tira-Teimas

IL e PS aprovam descida do IRS que Governo quer?

Rodrigo Saraiva, da IL, mostra-se aberto a essa possibilidade. Pelo PS, João Torres é mais vago na resposta. E ainda há dúvidas sobre a dimensão da descida do imposto.
Noticiário

13h. Moções de rejeição de PCP e BE chumbadas

Pedro Nuno Santos anuncia medidas que o PS vai levar ao Parlamento. Ainda neste jornal, foram chumbadas as moções de rejeição do PCP e do Bloco de Esquerda.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora