771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PCP

E o vencedor é...

O PS vai atirar-se para o chão. É penalty?

BE e PCP pedem cartão vermelho à direita, mas deviam "meter o dedo na ferida" e analisar resultados. Augusto Santos Silva diz que Montenegro vai fingir penaltis, mas não será esse o caminho do PS?
Noticiário

17h.PCP acusa PS de alimentar forças reacionárias

Durante o comício do PCP, Paulo Raimundo culpabiliza o Partido Socialista pela viragem do país à direita nas últimas legislativas. E ainda, Cáritas aproxima-se do limite de capacidade de ajuda.
Noticiário

00h. PCP avisa que direita vai retomar a Troika

Paulo Raimundo pede que ninguém se deixe iludir por uma eventual entrada em pezinhos de lã de um Governo PSD/CDS e sublinha que a direita quer retomar os tempos da Troika.
Legislativas 2024

PCP: direita quer "retomar projeto da troika"

Raimundo assegurou que o PCP vai "enfrentar desde o primeiro minuto" um eventual Governo do PSD/CDS. "Só se pode esperar mais injustiça e mais desigualdade", disse.
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Tira-Teimas

BE e PS. "Diálogo não é para decidir voto no OE"

Convergência à esquerda proposta pelo Bloco sem feridas para "sarar". Sobre moção de rejeição do PCP à direita, "é provável" que BE vote a favor. Pelo PS, é "escusado" alimentar essa questão.
Legislativas 2024

PCP promete oposição, Marcelo "fará o que entenda"

Comunistas avisam que Presidente tomará decisões que entender quando forem conhecidos votos da emigração. E prometem combater direita, que acusam de ter projeto de "retrocesso".
Tira-Teimas

PS e PSD. Há condições para garantir estabilidade?

Capoulas Santos defende que PS deve dar estabilidade a executivo mas avisa que não se pode garantir a viabilização de um orçamento desconhecido. Emídio Sousa (PSD) pede responsabilidade à oposição.
E o vencedor é...

Montenegro em silêncio, a esquerda ainda em choque

O silêncio inteligente de Montenegro "a arrumar a casa", Marcelo a lançar a confusão e a provável união à esquerda. A IL dá um passo para não se tornar irrelevante, não se vai juntar ao Governo da AD.
A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Legislativas 2024

Esquerda quer dialogar, mas entre desconfianças

A frente de esquerda está a ser tentada, por iniciativa do Bloco de Esquerda, mas por agora tudo o que há é disponibilidade para conversar e muito cálculo político.
Noticiário

23h. BE quer conhecer texto PCP para "posição"

Mariana Mortágua remete uma posição para quando conhecer o texto. Líder do BE deixa garantia de que à partida não se pode contar com Bloco de Esquerda para viabilizar um governo de direita.
Noticiário

22h. PCP quer que PR ouça partidos duas vezes

Isto depois de apurados os resultados dos círculos da emigração. Paulo Raimundo antecipa que amanhã vai dizer a Marcelo Rebelo de Sousa que o PCP vai ser oposição.
Tira-Teimas

Debate AD vs IL: Livre quer "ensaboar" cenários. 

Resposta de Alexandre Poço à hipótese de Rui Tavares, que diz que Marcelo ainda pode indigitar Pedro Nuno Santos como primeiro-ministro: "Parece que [Rui Tavares] está a atuar sozinho num pátio. 
Noticiário

18h.IL critica moção de rejeição proposta por PCP

Iniciativa Liberal considera precipitada a moção de rejeição que o PCP pretende apresentar a um programa de governo da direita. Acrescentam que se traduz numa tentativa de prova de vida.
Comentário

"PCP vai sempre resistir a uma frente de esquerda"

Mariana Lima Cunha analisa a estratégia dos partidos da esquerda no pós-eleições. Objetivo é fazer AD escolher entre o Chega e medidas de PS, BE, CDU, Livre e PAN. Ainda, a posição dos comunistas.
Legislativas 2024

PCP apresenta moção de rejeição e reúne-se com BE

Comunistas querem dar sinal de que combatem a direita e de que não será por eles que "projeto será implementado". E aceitam convite do BE para procurar "convergências" à esquerda.
Noticiário

12h. PCP vai apresentar moção de rejeição

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esclarece que vai participar na reunião proposta pelo BE. Ainda neste jornal, presidente da SONAE vê resultados eleitorais como "grito de mudança".
Tira-Teimas

PS e Livre. Oposição e derrota prematura de PNS

Francisco César sublinha que lugar do Partido Socialista é na liderança da oposição: "Lugar não pode ser deixado ao Chega". Já Paulo Muacho considera que declaração de derrota do PS foi prematura.
Tira-Teimas

AD terá postura dialogante, PS será oposição

Alexandre Poço (PSD) assegura que a AD vai ter uma postura construtiva. Quanto à viabilização dos Orçamentos do Estado, Carlos Pereira (PS) afirma que Pedro Nuno Santos foi razoável com a sua posição.
Noticiário

00h. PR começa a ouvir partidos esta terça-feira

Marcelo vai ouvir todos os líderes partidários na sequência do resultado das eleições legislativas. Será à vez, do menos votado para o mais votado, o primeiro é o PAN.
Legislativas 2024

PCP: menos 100 mil votos no Alentejo desde 1976

Em 1976, o PCP conseguia 126.265 votos no Alentejo. Nas eleições deste domingo, a CDU obteve um total de 24.945 votos na região conhecida por ser um antigo bastião comunista.
Tira-Teimas

Erros e Governo. AD e Chega em debate aceso

Diogo Pacheco de Amorim garante que Chega não vai ser "espectador". Hugo Soares, da AD, responde que partido de André Ventura não pode obrigar ninguém a levá-lo para o governo.
Legislativas 2024

PCP/Porto. Resultados ficaram aquém dos objetivos

PCP/Porto reconheceu que a eleição pela CDU de apenas um deputado, Alfredo Maia, ficou "aquém dos objetivos definidos" e diz ver "com preocupação" o resultado obtido pela Aliança Democrática.
Noticiário

14h. Bruxelas lembra que PRR é para cumprir

Eric Mamer reitera que o Plano de Recuperação e Resiliência tem de ser implementado até dezembro de 2026. Ainda neste jornal, comité central do PCP reúne-se amanhã para analisar resultados.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Estas eleições foram prematuras?

As eleições trouxeram aquilo que se previa. Uma confusão na composição do parlamento e uma grande dificuldade em formar governo. Ainda o crescimento gigantesco do Chega, o partido que todos combatiam.
Legislativas 2024

Na derrota, Raimundo vê outro lado: "CDU resiste"

A CDU não elegeu por Beja, o último bastião comunista. Apesar do "resultado negativo", Raimundo realça: "a CDU resiste" no Parlamento.
Tira-Teimas

PS e PSD: Puxões de orelhas da CNE e extremismos

Para José Matos Correia (PS) a queixa das siglas podia ser feita antes, mas não invalida a posição atual. Adalberto Campos Fernandes (P SD) deixa a nota que "quem vai apara o mar, avia-se em terra".
Fora do Baralho

Campanha de indecisos, boçalidades e fantasias

Balanço da campanha eleitoral das "incertezas": quem se destacou pela positiva e pela negativa, análise às sondagens e Marcelo a avisar que não aceita "golpes de Estado". 
Prometer é fácil

O que dizem os partidos sobre igualdade de género?

Igualdade no acesso ao emprego e salários. Impedir fundos nacionais e europeus a empresas com diferenças remuneratórias. Imposição de paridade nos titulares de órgãos de soberania. Eis as promessas.
Emissão Especial

Raimundo faz sopa e lava roupa quando vai a casa

O jornalista João Gama conversou com o secretário-geral do PCP na noite de 4 de março. Paulo Raimundo confessa que tem saudades de casa, mas a luta fala mais alto.
Direto à Campanha

Vem aí o sprint final para conquistar os indecisos

No último dia de campanha, fazemos uma ronda pelos repórteres que andam na estrada e acompanham de perto as caravanas dos candidatos. Bruno Costa analisa os destaques e as linhas de cada partido.
Tira-Teimas

PSD vs. PCP: dramatizar alianças, IVG e igualdade

Alexandre Poço (AD) e Paula Santos (CDU) debatem sondagens e acordos pós-eleitorais, matéria em que trocam acusações. De acordo quanto à IVG (fora da Constituição) e igualdade de género.
Prometer é fácil

O que prometem os partidos para a imigração?

Agilizar processos de legalização, autorizações de residência e reagrupamento familiar de imigrantes/refugiados. Programa de atração e integração e repor o SEF. Eis as promessas dos partidos.
Direto à Campanha

Chuva vai estragar a festa de PS e AD no Porto?

Pedro Nuno e Montenegro querem um banho de multidão no Porto, mas a chuva pode estragar os planos aos candidatos. Jerónimo de Sousa discursou e garantiu que é errado apontar para uma "morte" da CDU.
Legislativas 2024

Jerónimo contra "construtores de cenários" 

Jerónimo junta-se à campanha para "trocar as voltas" a quem está a distribuir "vencedores antecipados" para 10 de março. Raimundo pediu força durante todo o dia para "obrigar" o PS a aceitar soluções.
Prometer é fácil

O que promete o PS e a direita para a mobilidade?

PS quer Plano Ferroviário Nacional. AD quer novo modelo de transporte ferroviário de passageiros. IL quer capitais de distrito a menos de 2h de Lisboa/Porto. Chega quer terceira travessia sobre o Tejo
Tira-Teimas

BE vs IL: "Direita quer resolver tudo com cheques"

BE discorda da proposta dos cheques-creche da Iniciativa Liberal, que responde que é preciso dar "liberdade de escolha" para resolver a falta de vagas. Partidos juntam-se contra o voto útil.
Noticiário

14h. IL põe linha vermelha a negociações com a AD

Rui Rocha traça o "cheque creche" como linha vermelha para futuras negociações com a AD, diz que não vai abdicar desta medida. Ainda, Paulo Raimundo desafia PS a acompanhar PCP num "choque salarial".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Depois do dia 10, quem é que vai brincar com quem?

Para já, é hora de recreio. A partir de dia 10, vamos ver quem alinha com quem em "futuras brincadeiras". É essa a grande decisão que os líderes vão ter que tomar depois de conhecerem os resultados.
Direto à Campanha

A força da rua e o comício com percalços

Pedro Nuno na rua a mostrar "a viragem face às sondagens" e Montenegro em êxtase com mais duas figuras de destaque: Rui Rio e Marques Mendes. De Espanha, chega um "reforço de peso" para Ventura.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos