PCP

Incêndios

PCP esperava mais "quantificação orçamental"

O PCP defendeu hoje que, apesar de o Governo ter aprovado medidas positivas sobre incêndios, há "omissões diversas e ausência de quantificação orçamental ou de meios" para as concretizar.
Incêndios

PCP contra privatização do Pinhal de Leiria

210
O PCP de Leiria manifestou-se contra qualquer tentativa de privatização ou municipalização do Pinhal de Leiria e sugeriu a criação de uma comissão de acompanhamento da gestão daquela mata nacional.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: "Governo ficou mal na fotografia"

2.203
Na primeira entrevista após as eleições autárquicas, que a Antena 1 passa amanhã, o líder do PCP não poupa críticas ao governo. E explica os pontos em que não está alinhado com António Costa.
Assembleia Da República

PCP vai votar contra a moção de censura do CDS

805
O Parlamento vai discutir a moção de censura ao Governo socialista na terça-feira. Comunistas vão votar contra e seguram o Executivo de António Costa. Está desfeito o "equívoco" de que falava Marcelo.
PCP

PCP. Moção de censura não tem a ver com incêndios

737
Secretário-geral do PCP acusou o CDS-PP de apresentar uma moção de censura ao Governo por motivos que nada têm a ver com os incêndios. O partido votará com base nesta análise.
Incêndios

PCP dá a entender que vota contra moção de censura

178
O PCP voltou a defender a "adoção de medidas e políticas de fundo" relacionadas com a florestas. O partido recusa aquilo que diz serem "manobras parlamentares" com "objetivos políticos ".
Incêndios

PCP vai ser ouvido por Marcelo depois do CDS

Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir o PCP na quarta-feira, logo depois da reunião já agendada com o CDS para falar sobre os incêndios de domingo.
Orçamento do Estado

Especial/ Bastidores. Guerras, muletas e noites em claro

A guerra à esquerda. As negociações. Os combates no Conselho de Ministros. As noites mal dormidas. No Ministério das Finanças até foram vistas esteiras para quem precisava de descansar.
Orçamento do Estado

Costa reuniu-se com Jerónimo após autárquicas

O primeiro-ministro chamou o líder comunista na semana depois das eleições autárquicas para uma reunião informal onde se falou sobretudo de Orçamento do Estado. A reunião aconteceu a 5 de outubro.
Incêndios

Incêndios. PCP ataca Governo por atraso na lei

O PCP ataca o Governo e "alguns partidos políticos" por terem remetido "para segundo plano" uma lei de apoio imediato apoio imediato às vítimas dos incêndios, privilegiando a reforma de floresta.
Orçamento do Estado

Parte do custo do alívio no IRS passa para 2019

128
Alterar escalões e aumentar mínimo de existência terá custos de 380 milhões de euros, mas o Governo conta que o impacto no próximo ano seja pouco acima dos 200 milhões. O resto fica para 2019.
Enfermeiros

PCP promete medidas urgentes para enfermeiros

100
A deputada comunista Carla Cruz garantiu que o PCP vai exigir ao ministro da Saúde "medidas urgentes" para resolver problemas de enfermeiros e outros profissionais do Serviço Nacional de Saúde.
Autárquicas 2017

PCP não vai "alimentar arranjos artificiais"

151
O secretário geral do PCP afirmou que não vai contribuir para "replicar" soluções para as autarquias como as do Governo e acusou a comunicação social de "criar falsos conflitos" entre o PCP, PS e BE.
Autárquicas 2017

PCP: a culpa é sempre dos outros

2.680
A derrota autárquica do PCP tem outras explicações, nomeadamente o facto de os autarcas eleitos por este partido não serem todos “santinhos” e não estarem livres da acusação de corrupção ou compadrio.
Jerónimo De Sousa

PCP não se deixará "condicionar por pressões"

254
Secretário-geral do PCP garantiu que o partido não se deixará "condicionar por pressões". O caminho a seguir é o da consolidação das medidas tomadas que levaram ao crescimento económico do país.
Jerónimo De Sousa

"Hostilização" do PCP provocou resultado eleitoral

555
"Não se pode omitir o quadro de hostilização que acompanhou a intervenção do PCP e da CDU ao longo dos últimos meses e a sua negativa influência na afirmação do nosso trabalho", afirmou.
Novo Banco

PCP chama Centeno ao Parlamento

119
Comunistas querem que o ministro das Finanças explique o acordo-quadro com o Fundo de Resolução e em que termos o Governo vai disponibilizar recursos financeiros na operação de venda do Novo Banco
PCP

Jerónimo acena com mais contestação nas ruas

562
Num balanço provisório da reunião do comité central, o secretário-geral do PCP sublinha que “sem a luta dos trabalhadores” a reposição de rendimentos dificilmente era materializada”.
Autárquicas 2017

PCP e BE avaliam acordo em Lisboa. PS aguarda

188
O PCP só falará depois da reunião o Comité Central e o Bloco de Esquerda depois da Comissão Política. Depois de perder maioria, Medina aguarda pelas conversas com a esquerda para definir um plano.
Autárquicas 2017

Confusão em Almada, mas PS ganha por 313. E agora?

1.928
MAI nega recontagem mas presidente cessante fala em problemas em duas mesas de voto que levaram a retificação das contas. Nada feito. Almada é mesmo do PS, e por mais 100 votos do que se pensava.
PCP

El País: Derrota do PCP dificulta a vida de Costa

260
O resultado eleitoral visto pela vizinha Espanha. "O socialismo português arrasou nas eleições autárquicas", escreve o El País, mas a noite não trouxe só boas notícias para António Costa.
Morte

Dirigente do PCP Aurélio Santos morreu aos 88 anos

O dirigente do PCP Aurélio Santos morreu no sábado, aos 88 anos, estando as cerimónias fúnebres agendadas para segunda-feira, informou o Partido Comunista Português, em comunicado.
PCP

OE 2018. PCP resiste por mais 10 euros nas pensões

O líder comunista insistiu num novo aumento de 10 euros em todas as pensões para 2018 para recompensar as rugas de "vidas de trabalho e luta" nas caras de reformados.
Autárquicas 2017

Jerónimo de Sousa não liga às "bocarras" de Passos

O secretário-geral do PCP recusou alimentar polémicas sobre as afirmações da véspera do líder social-democrata, mas também outras vindas do espetro da esquerda.
Trabalho

Jerónimo de Sousa pede maior proteção às mulheres

O secretário-geral do PCP defendeu mais poderes para a Autoridade para as Condições do Trabalho, a fim de um mais firme combate à precariedade, dando especial atenção às mulheres.
Trabalho

PCP quer repor indemnizações por despedimento

Jerónimo de Sousa anunciou que o partido vai apresentar no parlamento um projeto-lei para a reposição dos valores das indemnizações devidas aos trabalhadores vítimas de despedimento sem justa causa.
Jerónimo De Sousa

"Bom começo" para descongelamento de carreiras

O líder do PCP desejou um "bom começo" no descongelamento das carreiras da função pública e do setor empresarial do Estado, "já em 2018", sem definir qualquer prazo-limite para o processo.
Défice

Jerónimo. Défice é razão para mais rendimentos

O secretário-geral comunista considerou os dados sobre o défice uma "evolução positiva" que confirma os benefícios da devolução de rendimentos e direitos aos portugueses.
Parlamento

Aprovadas propostas para fixação de preços do gás

Os projetos de lei do PCP e do PAN, que propõem preços máximos para o gás de garrafa e canalizado, foram aprovados na generalidade, com abstenção do PSD e do PS e votos contra do CDS-PP.
Autárquicas 2017

BE vs CDU: troika, a raposa e as uvas em três atos

Começou com uma crítica às autarquias por Catarina Martins, incluiu o recurso a uma fábula por parte de Jerónimo de Sousa e acabou (até ver) com um discurso conciliador da coordenadora do Bloco.
Agências de Rating

Partidos reagem à alteração do rating

1.455
Passos diz que a subida do ranking de Portugal pela S&P é fruto das políticas do seu Governo. Bloco acusa-o de ter perdido a narrativa e PCP reforça a necessidade de país se libertar das agências.
Enfermeiros

PCP chama ministro da Saúde ao parlamento

O PCP chamou o ministro da Saúde ao parlamento para dar explicações sobre a situação dos enfermeiros. O partido comunista quer que Adalberto Campos Fernandes preste esclarecimentos.
Subsídio de Desemprego

Jerónimo está confiante no fim do corte de 10%

Jerónimo de Sousa acredita que os desempregados não vão ser contemplados com o corte de 10% no subsídio no próximo Orçamento. O líder do PCP diz que "houve uma abertura" por parte do Governo.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Lei com apoios às vítimas só em outubro

167
O PCP quer que a lei com medidas urgentes de apoio às vítimas de incêndios de Pedrógão Grande seja votada rapidamente, mas só deve ser aprovado depois das autárquicas, em outubro.
PCP

PCP. "Erro" do ministro e greve "justa"

O líder do PCP falou sobre Tancos e acusou Azeredo Lopes de ter errado ao "não assumir" responsabilidades políticas. Em relação à greve dos enfermeiros, diz que é justa mas apela ao diálogo.
Orçamento do Estado

Jerónimo recusa dramas sobre o Orçamento de Estado

121
O secretário-geral do PCP afirmou que as conversações com o Governo sobre o Orçamento para 2018 estão "no bom sentido", salientando que os comunistas recusam dramatizações.
Administração Pública

PCP: descongelamento de carreiras é "essencial"

138
O secretário-geral do PCP avisou o Governo que o Orçamento do Estado para 2018 tem de efetivar a medida de todos os funcionários público terem adquirido o direito à progressão de carreira.
Coreia do Norte

PCP. Críticas à Coreia e à "provocação" dos EUA

498
O secretário-geral do PCP admitiu que existe "uma preocupação legítima" face ao comportamento da Coreia da Norte, mas responsabilizou também os Estados Unidos.
Orçamento do Estado

PCP não se "guia" por "conselhos" de Mendes

168
Luís Marques Mendes disse que "o PCP pondera abster-se neste orçamento" e os comunistas reagiram rejeitando "pressões" e "conselhos de terceiros".
PS

A fórmula do poder perpétuo

739
O PS percebeu que a geringonça, nascida de modo circunstancial em 2015, tem enorme potencial estrutural: enquanto funcionar, eternizará o PS no poder. E, portanto, é para repetir em 2019 e para sempre
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa acusa PS de ceder a Bruxelas

287
No encerramento da Festa do Avante, Jerónimo de Sousa criticou o PS por falar em "compatibilidade" entre desenvolvimento do país e as imposições da UE. Pediu mais votos à CDU para ter força negocial.
PCP

A gaveta

951
É aqui que está o logro em que a geração de Cavaco Silva caiu: a ideologia não fica na gaveta. Muda é de gaveta. O controlo ideológico das nossas vidas é a gaveta que agora está no centro da questão.
Economia

A geringonça contra a economia

622
O PCP e o BE não desejam o enriquecimento do país. Para as esquerdas radicais a fórmula é simples. Perdem votos com o enriquecimento e ganham com o empobrecimento.
PCP

Autoeuropa. Acusações da direita são "parvoíce"

261
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou ser "uma parvoíce" as acusações da direita de que o conflito na Autoeuropa resulta de uma partidarização.
PCP

Moody's. "Quem decide é o povo português", diz PCP

639
O líder do PCP não deu importância à melhoria da perspetiva da dívida portuguesa por parte da Moody's, considerando que não deve "credibilizar" as agências de rating.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo valoriza avanços no Orçamento do Estado

139
O secretário-geral do PCP valorizou os avanços no Orçamento do Estado para 2018, mas insistiu que é preciso ir mais longe porque os comunistas não se podem iludir ou deixar anestesiar.
Festa do Avante

Jerónimo de Sousa discursa na Festa do Avante

310
O secretário-geral do PCP discursa esta sexta-feira no Seixal, na festa que assinala a 'rentrée' política comunista' e dura até domingo, com mais de 200 espetáculos de música, teatro e cinema.
Festa do Avante

PCP continua com falta de pontaria

1.904
Lendo o programa da Festa do Avante! relativo ao centenário da Revolução Russa de 1917 quase se fica com a sensação de que se quis prestar homenagem às vítimas da censura comunista no campo da cultura
PS

Galamba quer "geringonça" mesmo com maioria do PS

592
Intervindo como orador na rentrée do Bloco, João Galamba chegou a admitir que não queria que o PS alcançasse a maioria absoluta. Mais tarde, corrigiu: mesmo com maioria, "geringonça" é para reeditar.
Maioria de Esquerda

Homenagem a um adversário político

É bom que as pessoas descomprometidas com o sistema percebam a diferença entre a inteireza da intervenção política de Carlos Brito e o oportunismo da "afirmação política" de uma secretaria de Estado.
Pensões

Reformas antecipadas. PCP e BE querem (muito) mais

Governo aprovou novo regime de reformas antecipadas, mas BE e PCP querem mais. PCP quer contribuintes com 40 anos de descontos a reformar-se sem penalizações, BE quer grandes empresas a contribuir.
PCP

Jerónimo diz que Costa é "homem de grande fezada"

281
O secretário-geral do PCP classificou hoje o primeiro-ministro como "um homem de grande fezada" por achar que o PSD pode fazer uma "reciclagem".
PCP

PCP quer fiscalizar da lei de acesso a metadados

112
O PCP anunciou que quer pedir a fiscalização sucessiva da constitucionalidade da lei que permite aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações.
PCP

Jerónimo. PSD devia ser mais construtivo

386
O líder do PCP considera que o PSD tem mantido uma posição de "negação permanente" e de críticas sem apresentar propostas alternativas.
PCP

O comunismo e o sarampo

4.028
O comunismo tem todas as características das doenças: tem sintomas específicos, provoca reacções alérgicas, costuma ser incurável, é geneticamente transmissível e terrivelmente mortal.
Carris

Carris. Veto prova "subserviência" do Governo

O CDS-PP afirmou que o veto do Presidente da República ao diploma que introduzia alterações à municipalização da Carris prova a "dependência e a subserviência" que o Governo e o PS têm ao PCP e ao BE.
Venezuela

PCP critica Governo por não reconhecer resultado

2.767
PCP insiste na defesa do resultado eleitoral da Venezuela e critica Governo por estar a prejudicar comunidade portuguesa. CDS sugere que Governo possa estar "condicionado" pela posição do PCP.
Venezuela

PCP, BE e Governo. Cada um vê a Venezuela que quer

788
BE fala em "ditadura de caudilho", Governo não reconhece Assembleia Constituinte mas não diz se é a favor de sanções. Só PCP aceita "ato democrático". Como é que a política portuguesa vê a Venezuela?
Fogo de Pedrógão Grande

Direita, PCP e BE acordam indemnização das vítimas

Marcelo recebe esta tarde Associação das Vítimas de Pedrógão, em Belém. No Parlamento, está pronto a ser aprovado projeto de lei do PSD, CDS, PCP e BE para ativar mecanismo de indemnização das vítimas
Férias

Autárquicas. Políticos com férias mais curtas

Em ano de eleições autárquicas, as férias dos principais líderes políticos vão ser mais curtas e quase todas passadas em Portugal. Em alguns casos, serão interrompidas por compromissos de agenda.
Caixa Geral de Depósitos

PCP quer explicações sobre aumentos das comissões

O PCP pediu explicações ao Ministério das Finanças sobre o que vai fazer o Governo para reverter a decisão da Caixa Geral de Depósitos de aumentar as comissões bancárias.
Altice

Sindicatos e esquerda pedem intervenção na PT/MEO

As centrais sindicais, o BE e o PCP apelaram para a intervenção política do executivo socialista para travar o processo de transferência de trabalhadores da PT/MEO dentro da Altice.
PCP

PCP relativiza divergências sobre floresta

O PCP desdramatizou esta quinta-feira efeitos das divergências com o Governo e o PS sobre o banco de terras, chumbado pelos comunistas, nas conversações para o Orçamento do Estado de 2018.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site