O dirigente socialista Eurico Brilhante Dias afirmou esta segunda-feira que as eleições primárias para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro irão realizar-se “o mais rápido possível”, mas sem se comprometer com um calendário para concluir esse processo.

Eurico Brilhante Dias falava aos jornalistas no final de uma reunião do Secretariado Nacional do PS, depois de interrogado sobre em quanto tempo a direção dos socialistas tenciona operacionalizar o processo de realização primárias, que serão abertas a simpatizantes do partido. “As primárias devem realizar-se o mais rápido possível em função de procedimentos que neste momento desconheço”, disse, após ser questionado se essa eleição poderá acontecer ainda antes de agosto.

“Setembro, outubro, julho, novembro, o secretário-geral já foi claro sobre isso. Será em função dos procedimentos que estiverem em cima da mesa. Mas será o mais rapidamente possível”, insistiu Eurico Brilhante Dias.

Questionado se António José Seguro se demite caso, eventualmente, seja derrotado em eleições primárias para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro, o membro da direção frisou que “o secretário-geral é um órgão unipessoal”. De acordo com Eurico Brilhante Dias, uma decisão de eventual demissão em caso de derrota em eleições primárias “não é da direção nacional do PS, mas sempre do órgão unipessoal”.

“Naturalmente, qualquer ator político, em função do resultado das eleições primárias – que serão momento de grande celebração democrática no país -, saberá tirar as ilações, tanto quem ganha como quem perde”, observou.

Neste ponto, o membro do Secretariado Nacional do PS frisou que, na sequência das eleições primárias, abertas a simpatizantes, “não haverá qualquer bicefalia na liderança” deste partido, havendo um candidato a primeiro-ministro e um outro dirigente do partido no cargo de secretário-geral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR