A PSP e a GNR vão partilhar as oficinas de manutenção dos carros com o objetivo de acabar com a duplicação destes serviços, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, avançando que algumas podem encerrar.

“A ideia é que tenhamos um conjunto de oficinas distribuídas pelo território nacional partilhadas entre as duas forças de segurança e nos sítios onde não se justificar faz-se o encerramento e, através de concursos públicos, pode solicitar-se a prestação desses serviços a entidades externas”, disse aos jornalistas Miguel Macedo, após uma cerimónia de entrega de viaturas à PSP.

O ministro adiantou que a PSP e a GNR estão a fazer um estudo sobre a racionalização do conjunto de oficinas pertencentes às duas forças de segurança, devendo “dentro de pouco tempo” serem conhecidos os resultados desse trabalho.

“Uma e outra força de segurança vão poder usar as estruturas oficinais que atualmente existem, que são muitas, não vai haver duplicações, encerrar algumas, concentrar meios e com isto fazemos uma manutenção de um dispositivo auto que tem um número muito elevado, que são mais de 10 mil veículos entre duas forças de segurança”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Miguel Macedo sublinhou que o objetivo é fazer uma poupança, que estima que “possa ter bastante significado” ao nível do investimento para a manutenção da capacidade das oficinas e em termos de pessoal.

O ministro da Administração Interna participou hoje, na Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP, em Belas, à entrega de 35 carros, 24 motos, quatro reboques e uma viatura de mercadorias, meios que vão ser utilizados sobretudo na investigação criminal, trânsito e intervenção rápida para a criminalidade violenta e grave.

Segundo a PSP, duas das novas motas vão ser utilizadas pelas equipas de prevenção e reação imediata (EPRI) que vão começar a atuar, durante o verão, no Comando Metropolitano de Lisboa,

As EPRI, policiamento motorizado que tem como objetivo o combate à criminalidade violenta e grave, existem desde 2009 em Setúbal.

As viaturas hoje entregues fazem parte de um investimento iniciado em 2013 nas duas forças de segurança, orçado em cerca de 14 milhões de euros, e que o ministro pretende que esteja concluído no final do ano.

Miguel Macedo adiantou que, em breve, a PSP vai receber mais viaturas para o programa Escola Segura e para os comandos distritais.

Na cerimónia, o diretor nacional da PSP, superintendente Luís Farinha disse que as novas viaturas vai permitir “aligeirar as necessidades operacionais” nas áreas do trânsito, investigação criminal e intervenção rápida.

Segundo o diretor nacional da PSP, os 64 novos meios representa um investimento de 1,2 milhões de euros.