O Porto é a décima melhor cidade do mundo, numa lista elaborada pelo site Matador que alinha as 48 melhores “segundas cidades” a nível global. Num ranking que é liderado por Yokohama, no Japão, a Invicta fica à frente de centros urbanos como Cracóvia, na Polónia, Quito, no Equador, Milão, em Itália, e São Petersburgo, na Rússia.

O site considera que as cidades de maior dimensão conseguem sempre atrair mais atenção e, enquanto os turistas se deslocam, em multidões, para estes locais, é preciso mudar a agenda e, em alternativa, visitar as “segundas cidades”. Motivo? Estas cidades podem proporcionar uma estada mais “autêntica” e, até, uma experiência cultural mais “significativa”, o que prova que ser a segunda em dimensão não é o mesmo que ser a segunda em importância.

No texto que explica a eleição do Porto, o site refere que a cidade é o berço do vinho que ostenta o seu nome. E acrescenta que a cidade do Norte de Portugal faz parte de uma elite constituída por cinco centros urbanos da Península Ibérica, num grupo que inclui, também, Madrid, Valência, Lisboa e Barcelona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR