As principais bolsas europeias seguiam esta sexta-feira negativas, com os investidores a temerem uma nova subida da tensão internacional, depois da queda, na Ucrânia, de um avião da companhia aérea Malaysia Airlines, com 295 pessoas a bordo.

Cerca das 8h30 em Lisboa, o Eurostoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a cair 0,38% para 3.145,83 pontos.

Frankfurt, Madrid e Londres seguiam a perder 0,70%, 0,60% e 0,54%, respetivamente. Milão e Paris, por sua vez, recuavam 0,25% e 0,20%. Lisboa seguia a acompanhar a tendência das principais praças europeias, deslizando 0,87% para 6.195,68 pontos.

Na quinta-feira, um Boeing 777 da Malaysia Airlines, que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur com 295 pessoas a bordo, desapareceu dos radares da Ucrânia a uma altitude de 10.000 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aparelho perdeu a comunicação com terra na região oriental de Donetsk, perto da cidade de Shaktarsk, e palco de combates entre forças governamentais ucranianas e rebeldes federalistas pró-russos. Segundo responsáveis dos serviços secretos norte-americanos, o avião foi abatido por um míssil terra-ar de origem ainda desconhecida. Durante o dia de hoje os investidores deverão acompanhar ainda a audição do governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, no Parlamento.

Carlos Costa é ouvido pelos deputados sobre a exposição do Banco Espírito Santo (BES) ao Grupo Espírito Santo (GES), entidade que atravessa uma série de dificuldades financeiras. Entre outras matérias, o responsável vai ser questionado sobre as aplicações financeiras emitidas por várias entidades do GES e sobre as quais pairam os fantasmas’ do incumprimento.

Nas últimas semanas, foram sendo tornados públicos vários problemas em empresas da área não financeira do GES, que têm levantado receios de contágio ao BES, cuja gestão acabou de mudar de mãos. O novo presidente executivo do BES, Vítor Bento, que substituiu o líder histórico Ricardo Salgado, disse na segunda-feira, dia em que entrou em funções, que a prioridade no banco é “reconquistar a confiança dos mercados” e pôr fim à especulação.

O Banco de Portugal já veio várias vezes a público garantir a solidez financeira do BES, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, também já tranquilizou os depositantes do banco.

Tanto o euro como o barril de petróleo Brent iniciaram a sessão em alta nos seus respetivos mercados, com a moeda única europeia a trocar-se no mercado de divisas de Frankfurt a 1,3524 dólares, enquanto o crude de referência na Europa cotava no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres a 108,28 dólares, mais 0,36% face ao fecho de quinta-feira.