Foi o único presidente dos Estados Unidos da América a apresentar a demissão do cargo. Eleito em 1968, Richard Nixon dirigiu-se ao país a 8 de agosto de 1974, há 40 anos, para informar que iria abandonar a Casa Branca na sequência do escândalo político que ficou conhecido por Watergate.

A 18 de junho de 1972, a primeira página do Washington Post noticiava o assalto do dia anterior à sede do Comité Nacional do Partido Democrata, no Complexo Watergate, em Washington DC. Cinco pessoas foram detidas quando tentavam instalar aparelhos de escuta e aceder a documentos confidenciais. Bob Woodward e Carl Bernsten, dois jornalistas do Post, investigaram durante meses a existência de ligações entre a Casa Branca e o assalto do edifício Watergate.

Ao longo da investigação, receberam informações de uma fonte denominada Garganta Funda, que revelou que o presidente, pertencente ao Partido Republicano, sabia das operações ilegais que estavam em curso para tentar prejudicar a oposição. Foram também apreendidas diversas cassetes que provavam que Nixon estava envolvido nas operações.

nixon-resignation-letter-xl

Carta de demissão de Richard Nixon. Créditos: Arquivo Nacional dos EUA

Depois da demissão, foi substituído pelo vice-presidente, Gerald Ford, que assinou uma amnistia e retirou a Nixon as devidas responsabilidades legais perante qualquer crime que tivesse cometido. A revista Time fez um apanhado de todas as edições em que Richard Nixon esteve na capa. Foram 55.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR