A ONU contabilizou 2.593 mortos desde o início do conflito no leste da Ucrânia, em abril passado, até meados desta semana, de acordo com um relatório sobre violações dos direitos humanos, divulgado esta sexta-feira.

O documento indica que o aumento das hostilidades nas últimas seis semanas, com o recurso confirmado à artilharia pesada pelos separatistas pró-russos e pelas forças governamentais, em zonas fortemente povoadas, causou 36 mortos por dia.

Este número, relativo ao período entre 16 de julho e 17 de agosto, aponta para um aumento de 300% relativamente às 11 vítimas diárias que se registavam no mês anterior, explicou o diretor para as Américas, Europa e Ásia Central do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Gianni Magazzeni.

O balanço dos mortos não inclui as 298 vítimas do avião da Malaysian Airlines, derrubado a 17 de julho, numa ação que Kiev atribuiu aos separatistas pró-russos e que é negada pelos rebeldes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No relatório, a ONU apresenta provas de numerosas “violações dos direitos humanos, perpetradas, principalmente” por grupos de rebeldes, que mantêm o controlo sobre uma grande parte das regiões de Donetsk e Lugansk.

Em ações não relacionadas com os combates, os rebeldes “cometem assassínios, sequestros, tortura física e psicológica”, entre outras violações reportadas. A ONU considera que os separatistas mantêm 468 pessoas em cativeiro.

A ONU responsabiliza as forças governamentais ucranianas por “algumas vítimas e danos causados” em bombardeamentos indiscriminados contra zonas populacionais.

O relatório indica que as forças armadas ucranianas perpetraram violações, no esforço militar para recuperarem o controlo de áreas que tinham caído nas mãos dos rebeldes. Os rebeldes não tiveram problemas em colocar em perigo a vida de civis, durante a realização de operações militares e na instalação de equipamento bélico em zonas residenciais, acrescenta.

O relatório denuncia que os separatistas pró-russos impediram civis de abandonarem Lugansk e Donetsk, enquanto o governo reforçava o bloqueio em redor de ambas as cidades.

Apesar disso, metade da população de cada uma das localidades fugiu, permanecendo em Donetsk entre 200.000 a 500.000 pessoas e cerca de 250.000 em Lugansk. A ONU sublinha que as milícias pró-russas recebem um fornecimento constante de armas sofisticadas e munições. Estas armas “permitem derrubar equipamento aeronáutico militar ucraniano, como helicópteros, aviões de combate e de transporte”, refere o documento.