Final de agosto significa, para muitos, fim das férias que, por sua vez, significa regressar ao trabalho. Pausa para respirar. O suspiro e a expressão desagradada que manifestou quando se deparou com esta realidade pode ser um sinal de um princípio de “depressão pós-férias” ou “stress pós-férias”. Mas ainda há solução para a combater.

Em termos simples, manifesta-se através da pouca motivação para se levantar, para se arranjar ou até para escolher a roupa para ir trabalhar. O dever chama, depois de um período de lazer sem obrigações e horários. Quando se torna mais sério, há sintomas físicos que passam pelas dores musculares (incluindo dor de cabeça), cansaço, insónias e problemas gastrointestinais. Entre os sinais emocionais estão a angústia, ansiedade, culpa e raiva.

Se está a reconhecer algum destes sinais, fique tranquilo/a. “Não se trata de uma verdadeira depressão”, explica Telmo Baptista, psicoterapeuta e presidente da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, ao Jornal de Notícias. Trata-se de “reação adaptativa, por vezes difícil, ao trabalho”. Independentemente do grau de intensidade dos sintomas, o melhor mesmo é não os sentir. Por isso, há alguns conselhos a seguir para uma transição saudável das férias para um regresso apaixonado ao local de trabalho.

Faça refeições de verão. Se houve algum prato que experimentou durante as férias de que ficou fã, tente confecioná-lo em casa para recordar o sabor das férias. Em setembro, o tempo ainda está quente, portanto pode cozinhar saladas e pratos frescos que lhe lembrem a alimentação de verão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Partilhe histórias das férias. Com os amigos, com a família ou até com os colegas de trabalho, partilhe momentos bons e divertidos que lhe aconteceram no período de descanso, para ganhar motivação para enfrentar a rotina laboral. Guardar boas memórias e falar delas vai dar-lhe energia para querer ingressar num ano de trabalho em grande. Porque, depois dos dias de labuta, há mais férias e mais momentos para viver.

Reúna amigos e família. As noites de verão ainda convidam a uma bebida numa esplanada ou a um passeio depois de jantar. Mantenha as rotinas que lhe lembram os tempos de descanso o máximo de tempo que conseguir, para que se habitue mais progressivamente ao trabalho que o espera.

Programe o primeiro dia de trabalho. Lembra-se do entusiasmo que sentia na noite antes do primeiro dia de aulas? É essa energia que deve recuperar. Não é a mesma coisa, é verdade, mas a motivação com que chega ao local de trabalho no regresso é parte importante da energia que o vai guiar pelos próximos dias. Programe detalhadamente os primeiros dias: as reuniões, as horas, os assuntos a tratar e com quem. Assim, sentir-se-á mais útil e com mais vontade de arregaçar as mangas, perante os desafios que o/a esperam.

Mas há ainda um aspeto importante a registar. Ana Maria Rossi, especialista na ISMA-BR (associação brasileira integrante da International Stress Management Association) explica que a depressão pós-férias pode ter origem na insatisfação anterior no trabalho. “Não acontece de forma súbita, é resultado de um sofrimento que já era percebido antes e que se manifesta com mais intensidade após o período de descanso”, caracteriza, referindo que a insatisfação profissional pode estar na falta de possibilidade de promoção ou no ambiente hostil no trabalho. Portanto, o foco do problema pode não estar nas férias mas, sim, no próprio trabalho. Já agora, vale a pena pensar nisto.