Tal como os adultos têm dificuldade em adaptar-se à rotina depois das férias, também as crianças e os adolescentes podem ter problemas em recuperar o ritmo habitual de horários, alimentação e atividades quando do regresso aos livros. Com o período escolar prestes a começar, o ABC antecipa-se e apresenta um conjunto de dicas para motivar os mais novos para o momento em que, de mochila às costas, voltam a entrar pela sala de aula dentro. A publicação espanhola falou com Paloma Mussons, da Escola Secundária Oak House, e da conversa retirou seis conselhos que prometem ajudar pais e filhos.

1. Mudança de horários
Na última quinzena de férias é boa ideia incorporar, de forma gradual, horários mais próximos daqueles que vão ser praticados assim que as aulas começarem. Esta é uma forma de ajudar as crianças a enfrentar com menos preguiça o ato de acordar e deitar mais cedo.

2. Leitura e revisão
Também na quinzena já referida é preferível restabelecer o hábito de leitura. É importante que a criança o faça num base diária, por um determinado período de tempo, sozinha ou acompanhada. “É, sem dúvida, a atividade ideal que liga o ócio à aprendizagem”, escreve o ABC. Outra dica para retomar hábitos passa por sugerir aos mais novos que façam um resumo das férias ou, então, escrevam um diário de viagem de maneira a rever técnicas de escrita e normas de ortografia.

3. Compra de material
Se envolver os filhos na compra do material necessário para a época escolar, bem como uniformes e livros, está a fazer com que eles participem no processo e, consequentemente, fiquem mais consciencializados de que faltam poucos dias para voltar a estudar. É preciso evitar deixar tudo para a última hora, já que isto pode produzir ansiedade e preocupação, escreve o jornal. Atividades como forrar livros ou verificar o material em falta podem ser bastante motivadoras e até divertidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4. Reunião com os amigos
Poderá ser uma boa ideia proporcionar um reencontro entre o seu filho e os amigos dele. A brincadeira vai ajudar a quebrar o gelo entre os mais pequenos depois do período de intervalo.

5. Primeiros dias
Sim, as aulas já começaram, mas isso não é motivo para retirar por completo o divertimento da vida dos filhos. Após o início das aulas é recomendado que as crianças ainda tenham a oportunidade de, nos primeiros dias, ir à piscina ou à praia. Uma tarde dividida entre tarefas e atividades de verão pode ser uma (boa) solução. A mudança tem de ser progressiva até que a rotina entre novamente em vigor.

6. Atitude positiva
Evite dar importância às queixas em torno do regresso às aulas. A síndrome pós-férias, como diz o ABC, não é uma doença e, por norma, leva dois dias a uma semana a passar. Enfrentar a situação de forma positiva é o melhor remédio.