O ex-ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, confia que o Presidente da República convoque eleições legislativas antecipadas para o início de 2015.

No programa Falar Claro, na Rádio Renascença, o social-democrata lembrou que Cavaco Silva “é bastante constante e coerente” e um defensor de um acordo de regime que não é necessariamente um Bloco Central, mas um entendimento entre “quatro ou cinco questões”. “Se tem alguma coerência, eu, no lugar dele, tentaria que as eleições acontecessem cedo o suficiente para que o resultado dessas eleições pudesse ditar as alterações necessárias a tornar possível um entendimento entre os dois grandes partidos”, sustentou, considerando que, com novos protagonistas, esse acordo de regime será mais fácil. No programa, o socialista Vera Jardim sugeriu maio para o mês das eleições, mas Sarmento considera tarde demais.

A disponibilidade que mostrou, no ano passado, para eleições antecipadas após a saída da troika mostra que o Presidente da República não está interessado em que as presidenciais sejam “apenas um extra das legislativas”. “Por razões de saúde do sistema, é evidente que vai tentar afastar umas da outras”, sublinha.

Morais Sarmento mostrou-se ainda convicto que António Costa vai ganhar as eleições primárias no PS mas por pouca margem e que a pressão para legislativas antecipadas vai aumentar no final do ano. Mais: acha que Costa poderá apresentar uma moção de censura ao Governo no Parlamento depois da apresentação do Orçamento do Estado e que essa será “a aliança de esquerda”.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR