Um livro infantil… para adultos. Primeiro veio o best-seller internacional “Vai dormir, f*da-se” — cuja ideia gira em torno de pais que não conseguem que os filhos adormeçam quando vão para a cama, sendo que o título é repetido em todos os versos –, que vendeu mais de 1,5 milhões de cópias em todo o mundo. Agora, o aclamado autor, Adam Mansbach, promete abordar outra grande frustração parental: conseguir que os filhos comam algo que se assemelhe a uma refeição. “You Have to F*cking Eat” (desconhece-se, por enquanto, o título em português) é a tão aguardada sequela que vai tratar com humor a problemática em questão. Um livro para pais, é certo, pelo que é recomendável mantê-lo a uma distância de segurança dos filhos.

“Profano, amoroso e profundamente catártico, ‘You Have to F*cking Eat’ quebra o código de silêncio na educação das crianças, dando a mães e pais (…) a muito necessária oportunidade para se rirem do problema universal”, lê-se na descrição da obra disponibilizada na Amazon.

Adam Mansbach coloca, então, a questão que passa pela cabeça da maioria dos pais: “Porque não comes, f*da-se?”. Ao site Mashable, o autor explicou melhor o conceito do livro: “Porque é uma coisa tão fundamental — uma das grandes alegrias da vida, na verdade — que há uma frustração especial pelo facto de não conseguirmos que o nosso filho coma. Tentar que o filho ponha os sapatos parece um feito louco, mas não é a mesma coisa do que vê-lo rejeitar o conceito básico de sustento. Parece-me ser uma experiência universal”.

eatttt

Akashic Books

À volta da sequela estarão grandes expetativas, dado o sucesso do primeiro livro publicado em 2011 (chegou a liderar o top de vendas do jornal New York Times e foi traduzido para mais de 30 línguas). Apesar de Ricardo Cortés tê-lo ilustrado, os desenhos pertencem agora a Owen Brozman, cujos trabalhos aparecem nas páginas de títulos internacionais como National Geographic e Time Out New York. Além das 32 páginas de história, existe também uma versão áudio narrada pelo ator Samuel L. Jackson (em português, é possível ouvir a interpretação do humorista Nuno Markl).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lá fora, o novo livro invade as prateleiras das livrarias no dia 12 de novembro, mas ainda não se conhece uma data de lançamento em Portugal. A obra “Vai dormir, f*da-se” chegou a solo nacional com a chancela da Arte Plural Edições, do grupo BertrandCírculo, que ao Observador garantiu estar a “considerar a publicação do mesmo” (“You Have to F*cking Eat”).

A ideia para o primeiro livro veio da experiência pessoal de Adam Mansbach enquanto pai. O escritor e também professor universitário tinha dificuldades em adormecer a pequena Vivien, de dois anos. Brincou com o assunto na rede social Facebook, quando comentou “Vai dormir, f*da-se”, e a reação positiva dos amigos foi o suficiente para fazê-lo avançar com o projeto. A crítica foi unânime e elogiou a interpretação honesta do autor nas questões de parentalidade.

Mas o currículo literário de Adam Mansbach vai além da literatura dita “infantil”, sendo responsável por livros como Rage Is Back, Angry Black White Boy, The Dead Run e The End of the Jews, vencedor do California Book Award. O norte-americano escreveu, inclusive, para publicações como New Yorker, New York Times e Esquire.

 

https://www.youtube.com/watch?v=QLPyuFVKGak