França vai ser o primeiro país europeu a implementar pacotes de tabaco “neutros”: todos iguais e sem publicidade, anunciou, nesta quinta-feira, o Governo francês, conta o jornal Le Monde.

Todos os pacotes vão ser obrigados a “ter a mesma forma, o mesmo tamanho, a mesma cor e a mesma tipografia”, para eliminar a possibilidade da publicidade atrair os mais jovens, explicou Marisol Touraine, ministra da Saúde em França. Esta medida resulta de uma série de estudos científicos que demonstraram, segundo o Comité Nacional para o Tabagismo (CNPT) francês, que retirar o aspeto atrativo aos maços de tabaco faz com que os jovens sejam menos tentados para começar a fumar.

Já há algum tempo que a Organização Mundial de Saúde (OMS), pede uma “luta ativa” contra a publicidade “exótica” das empresas tabaqueiras.

Portugal, Espanha, Roménia, Bulgária, Itália, Eslováquia, Polónia, Grécia e República Checa, estão em desacordo com esta medida, conta o El País.

Na Austrália, onde esta medida foi aplicada em dezembro de 2012, desde 2010 até ao final de 2013, o consumo baixou de 15,1% para 12,8%. Esta norma agora implementada segue as instruções da OMS que, em julho deste ano, pediu a todos os países do mundo que proibissem a publicidade nos maços de tabaco de forma a reduzir o consumo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR