A primeira neta do ex-Presidente norte-americano Bill Clinton e da eventual futura candidata à presidência Hillary Clinton nasceu esta sexta-feira – é uma menina, Charlotte Clinton Mezvinsky. O anúncio foi feito durante a madrugada pela própria recém-mamã, Chelsea Clinton, a única filha do casal que os norte-americanos viram crescer durante a estadia dos Clinton na Casa Branca, de 1993 a 2001.

Chelsea, de 34 anos, casou-se com Marc Mezvinsky em 2010 e anunciou a gravidez em abril deste ano. Mas este não é um qualquer anúncio do nascimento do filho de mais uma celebridade. A gravidez de Chelsea começou logo a ser vista como um ponto político favorável para o caso de, como já chegou a admitir, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton se querer candidatar pelos democratas às presidenciais de 2016.

Já em 2008, Hillary Clinton tinha-se candidatado à Casa Branca, mas foi derrotada por Barack Obama. Agora, tem tentado empurrar como pode qualquer anúncio oficial de candidatura, tendo chegado mesmo a dizer que só iria tomar decisões políticas depois do nascimento da neta. Mas muitos vêm o seu avanço como bastante provável. Se se confirmar, será uma decisão difícil para a agora avó, que estará em campanha intensiva durante os primeiros anos de vida da pequena Charlotte.

Chelsea Clinton, que foi residente da Casa Branca em 1993, com apenas 13 anos, tem sido frequentemente incitada a seguir as pisadas políticas dos pais, mas tem-se dedicado mais exclusivamente ao trabalho de filantropia. Formada em algumas das mais conceituadas universidades, como Standford, Columbia e Oxford, é ela que dirige a Fundação Clinton ao lado dos pais. O marido, Marc Mezvinsky, trabalha como banqueiro de investimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR