Depois de as operações de busca terem permanecido suspensas desde domingo devido à tempestade tropical que atingiu o centro do arquipélago japonês, provocando chuvas e deslizamentos de terras também junto ao vulcão, as equipas de resgate voltaram ao terreno e encontraram mais duas vítimas.

O vulcão entrou em erupção a 27 de setembro lançando cinzas e rochas.

Com a recolha de mais dois cadáveres, elevam-se a 53 o número de mortos no vulcão, a maioria dos quais vítimas de ferimentos de pedras lançadas pelo retomar das erupções.

O Ontake, o segundo maior vulcão do Japão tem uma altura de 3.067 metros, está localizado a cerca de 100 quilómetros da cidade de Nagoya e entrou em erupção quando centenas de montanhistas escalavam a suas encostas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelo menos 250 pessoas conseguiram abandonar a zona de perigo pelos seus meios ou foram retirados do local, tendo 69 ficado feridas com diversos graus de gravidade, a maioria por golpes, fraturas ou queimaduras.

Independentemente do número de vítimas que possam ainda estar na montanha do vulcão, a erupção do Ontake é a mais grave no Japão desde 1926 quando 144 pessoas perderam a vida e outras 210 ficaram feridas pela erupção de um vulcão no monte Tokachi, na ilha de Hokkaido, norte do país.